Alternativa da Honda ao Toyota tem boa aprovação pelos donos, que pedem mais equipamentos
Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação
Pense em sedã médio e um nome surge facilmente: Toyota Corolla, o líder de vendas da categoria por larga margem. Mas nem só de Corolla se faz esse segmento, e seu arquirrival nos quatro cantos do mundo é forte alternativa também no Brasil: o Honda Civic. Para quem está de olho em um Civic da atual geração — a quinta fabricada aqui e a décima no mundo —, novo ou usado, e quer saber mais sobre suas qualidades, defeitos e assistência técnica, o Best Cars analisou as opiniões de proprietários do Teste do Leitor para mais um Guia de Compra.
O atual Civic foi lançado como modelo 2017 em quatro versões: Sport (única com opção entre caixa manual e a automática de variação contínua, CVT), EX, EXL e Touring, em ordem ascendente de preço. Apenas a Touring usava motor turbo de 1,5 litro e 173 cv a gasolina. Nas outras o motor era o aspirado e flexível de 2,0 litros com 150 cv (gasolina) ou 155 cv (álcool). Em 2018 a linha crescia com o cupê esportivo Si, no qual o motor 1,5 turbo alcançava 208 cv, mas a versão ainda não teve opiniões no site e por isso está de fora do Guia. Na linha 2020 a Honda atualizava o visual do Civic e acrescentava equipamentos de série. Surgia a versão mais simples LX, abaixo da Sport, e não havia mais opção manual. Novos acréscimos de conteúdo vinham para 2021.
O Civic EXL era o mais equipado entre os que usavam motor aspirado de 2,0 litros; a aparência das fotos vigorou do modelo 2017 ao 2019
Perguntados sobre os maiores atributos do Civic, 62% dos proprietários apontaram a estabilidade. Dois itens aparecem em segundo lugar com 57% de citações cada: consumo de combustível (tanto com motor de 2,0 litros quanto com o 1,5 turbo) e estilo. Depois temos desempenho (também para ambos os motores, mais citado entre donos do 1,5 turbo) com 43%, conforto da suspensão com 38% e três quesitos empatados com 33% cada: conforto ao dirigir/posição de dirigir, espaço interno e porta-malas. Vale citar ainda 29% de citação ao acabamento e 24% ao nível de ruído.
“O carro tem uma dirigibilidade impecável (uma delícia em estradas), além de todo o conforto. O motor responde rapidamente. Consumo exemplar, 10 km/l na cidade e 15 km/l nas rodovias com ar ligado. O silêncio a bordo é nível germânico. O acabamento é ótimo, textura onde precisa, couro de excelente qualidade,e bancos superconfortáveis. Espaço a bordo e porta-malas excelentes. Faróis (baixo, alto e de neblina) em leds, lindo demais”, elogia Rafael Junqueira, dono de Civic Touring 2020 em Sorocaba, SP.
Faróis de leds distinguiam o Civic Touring, dotado de motor turbo de 173 cv e equipamentos adicionais; a central de áudio era a mesma do EXL
Mario Franco, de Florianópolis, SC, tem um Civic EXL 2017 e acrescenta: “Estilo muito agradável. O que mais se destaca é a dirigibilidade. Direção direta, comportamento neutro nas curvas, vetorização de torque. Absorção de impactos e trabalho da suspensão praticamente iguais aos do Focus, até então referência em acerto. Motor girador, muito confiável. Ótimo isolamento, interior muito silencioso. Excelente porta-malas. Economia de combustível, o CVT produz milagres”.
No fim das contas, o Civic obteve índice de satisfação bem situado na categoria: 81% dos proprietários estão muito satisfeitos, marca melhor que as de Cruze, Corolla anterior, Focus e Sentra
No que o Civic tem deixado a desejar? Para 67% dos proprietários ele deveria oferecer mais itens de conveniência, com citações a chave presencial, controlador de distância à frente, monitor de pressão de pneus e retrovisor interno fotocrômico, entre outros (alguns itens podem ser exclusivos de uma ou outra versão ou já ter sido adotados em ano-modelo posterior). Outros pontos negativos são mais raros: 24% apontam a operação da central de áudio e três itens aparecem empatados com 10% (desempenho do motor de 2,0 litros, tempo de resposta da transmissão CVT e visibilidade).
Leves alterações visuais chegavam ao Civic 2020; o EXL (em cima) estava mais equipado e surgia a versão mais simples LX (embaixo)
“Acho a suspensão muito dura comparando com o Ford Focus. Poucos equipamentos de série. Instalei central multimídia e sensor de estacionamento. Também poderia ter porta-óculos, retrovisores eletrocrômicos, computador de bordo acionado por botões no volante, comandos de voz e sensor de pressão dos pneus”, comenta João Simonetti, de Taubaté, SP, sobre o Civic EX 2017. Mesmo donos de Touring pedem mais equipamentos, caso de Thiago Peres, de São Paulo, SP, sobre seu Civic 2017: “Faltam alguns itens presentes em carros na mesma faixa, como piloto automático adaptativo, comutador automático do farol alto, sistema de som premium, sensor de veículo no ponto cego, assistente de estacionamento, saída de ar-condicionado traseira, bancos em tonalidade clara”.
O Civic tem sido um carro de poucos problemas, conforme a boa tradição da marca no mercado. A reclamação mais frequente foi de ruídos internos (31%) seguidos por defeitos na bateria (13%). De resto, apenas 6% (uma unidade) tiveram problemas como câmera lateral Lane Watch, central de áudio, compressor do ar-condicionado e sensor de direção.
Felipe Leonardo Koller, de Florianópolis, SC, aponta sobre o Civic Touring 2017: “Painel com parte mal encaixada vibrava muito. Na porta do motorista começou a estragar o revestimento. Outro barulho chato é no puxador da porta. A câmera Lane Watch parou de funcionar e ocasionalmente funciona”. Mario Franco, citado acima, adiciona: “Troca em garantia de bateria com 1,5 ano e central multimídia com 3 anos”.
Opção de interior cinza claro era novidade em 2020; um ano depois, o EXL ganhava faróis de leds e a central de áudio era modificada
No fim das contas, o Civic obteve índice de satisfação bem situado na categoria: 81% dos proprietários estão muito satisfeitos com o carro, marca melhor que as de Chevrolet Cruze (76%), Toyota Corolla anterior (73%), Ford Focus (69% incluindo hatch e sedã) e Nissan Sentra (62%). Apenas o Volkswagen Jetta anterior (83%) ficou pouco acima.
No que se refere à rede de concessionárias da Honda, a marca do Civic (57%) supera as de Sentra (48%), Focus (27%) e Jetta (26%), mas perde para as de Cruze (81%) e Corolla anterior (59%). Os índices foram obtidos para cada Guia de Compra e podem não corresponder ao cenário atual.
Mais AvaliaçõesTeste do Leitor
Satisfação com o carro
Muito satisfeitos | 81% |
Parcialmente satisfeitos | 14% |
Insatisfeitos | 5% |
Pesquisa com 21 donos |
Satisfação com a rede de concessionárias
Muito satisfeitos | 57% |
Parcialmente satisfeitos | 38% |
Insatisfeitos | 5% |
Não usam | 0 |
Pesquisa com 21 donos |
Ficha técnica
EXL | Touring | |
Motor | ||
Posição | transversal | transversal |
Cilindros | 4 em linha | 4 em linha |
Comando de válvulas | no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo e levantamento | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 81 x 96,9 mm | 73 x 89,5 mm |
Cilindrada | 1.997 cm³ | 1.498 cm³ |
Taxa de compressão | 11:1 | 10,6:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar |
Potência máxima | 150/155 cv a 6.300 rpm* | 173 cv a 5.500 rpm |
Torque máximo | 19,3 m.kgf a 4.700 rpm/19,5 m.kgf a 4.800 rpm* | 22,4 m.kgf de 1.700 a 5.500 rpm |
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | automática de variação contínua, simulação de 7 marchas | |
Tração | dianteira | dianteira |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado |
Traseiros | a disco | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim | sim |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica | elétrica |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | independente, multibraço, mola helicoidal | |
Rodas | ||
Dimensões | 7 x 17 pol | 7 x 17 pol |
Pneus | 215/50 R 17 | 215/50 R 17 |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,637 m | 4,637 m |
Largura | 1,798 m | 1,798 m |
Altura | 1,433 m | 1,433 m |
Entre-eixos | 2,70 m | 2,70 m |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 56 l | 56 l |
Compartimento de bagagem | 519 l | 519 l |
Peso em ordem de marcha | 1.291 kg | 1.326 kg |
Desempenho e consumo | ||
Consumo em cidade | 10,5/7,2 km/l* | 11,8 km/l |
Consumo em rodovia | 13,0/8,9 km/l* | 14,4 km/l |
Dados do fabricante; desempenho não disponível; consumo conforme padrões do Inmetro; *gasolina/álcool |