Pneus especiais e rodas escuras estavam entre os diferenciais da edição
especial Attack 2012, oferecida sobre as versões SE e LE, esta só 4×4
Por fim, em novembro de 2012, a Nissan lançava a série especial 10 Anos, comemorativa do início da fabricação da picape no Brasil. As duas versões, SV e SL Attack, receberam novo para-choque dianteiro, faróis de neblina e grade frontal. Na SV vinham rodas de 16 pol, novo volante, novo painel e bancos de couro; a SL trazia rodas de 18 pol e controle eletrônico de estabilidade, além do motor de 190 cv (disponível para a SV 4×4).
“Robusta, bonita e confortável”
A robustez, o estilo e a relação custo-benefício da Frontier são os pontos de destaque entre seus proprietários, como indicou a participação dos leitores do Best Cars no Teste do Leitor.
“O motor, o câmbio automático com cinco marchas, a estabilidade (que é muito melhor que a da Hilux), o espaço interno, o consumo (média de 12 km/l andando até 100 km/h) e o acabamento são impecáveis. Recomendo a todos que queiram comprar uma picape robusta, bonita e muito confortável. É excelente em todos os aspectos. Apresenta um excelente custo-benefício. O valor do seguro é baixo, levando em consideração o preço do veículo e o preço das peças, que são muito menores que os da Mitsubishi”, relata Rogério Matreus de Moraes, de Presidente Prudente, SP, dono de uma Frontier SEL automática 2008.
Todas as versões ganhavam potência no modelo 2013, que chegava a 190 cv no
caso da LE (nas fotos a Attack); bolsas infláveis e ABS vinham também na XE
“O desenho do carro é realmente muito bonito. O motor eletrônico é ótimo e o consumo não é fantástico, mas aceitável para um veiculo com seu porte. Recomendo, a nova Frontier é magnífica. O valor dela não é alto depois que você sai para dar uma volta”, convida Lucas do Prado Palmiro, de São Paulo, SP, dono de uma SEL manual 2008.
“A nova Frontier é magnífica. O valor dela não é alto depois que você sai para dar uma volta”, convida Lucas do Prado Palmiro, dono de uma versão SEL 2008
Márcio Veiga, de Florianópolis, SC, tem uma Frontier XE manual 4×4 2010 e também destaca os pontos positivos: “Achei o melhor custo-benefício. Das que fiz o teste, achei a mais silenciosa, a sexta marcha ajuda muito. O espaço na caçamba também é bom. A tampa traseira aberta aguenta uma moto Suzuki Bandit 1200N sem qualquer problema, mas quando carrego a moto adapto a placa na tampa aberta. É confortável e espaçosa. Meu irmão já foi do Rio Grande do Sul até o norte do Mato Grosso do Sul (Coxim, 1.600 km) em um dia. Anda bem e é relativamente econômica (faz 10 km/l, andando bem)”.
Apesar dessas qualidades, há aqueles que não estão tão satisfeitos assim. Lauro Cézzar, de Cuiabá, MT, tem pontos negativos a destacar: “Ficou a desejar um melhor acabamento, pois ficou cheia de plásticos que, com o tempo, ficam com folgas. A Nissan não aprende a cativar os clientes, praticando preços absurdos para as peças de reposição, deixando a manutenção muito cara”. Ele tem uma Frontier SE manual 2009. “Painel muito rústico, falta de itens básicos como protetor de caçamba e rádio, acabamento em plásticos do interior risca muito fácil (são frágeis, apesar de duros) e câmbio com relações muito curtas, exigindo muitas trocas de marcha”, relata Vanderly Castro, que roda por Maringá, PR, a bordo de uma XE 4×2 manual 2010.
A série especial 10 Anos comemorava o aniversário da fabricação brasileira;
no caso da SL Attack, vinha com controle de estabilidade e rodas de 18 pol
O já citado Márcio Veiga também tem pontos negativos a destacar: “Os pneus originais de fábrica não aguentam estrada de chão. Com 30.000 km já acabei com dois pneus. O detalhe é que rodo em estrada de chão, quando muito uma vez por mês, sem carga e sem correr muito nessa estrada. Também inexplicável é uma picape não vir com protetor de cárter. As peças são MUITO caras. Um dos para-lamas custou R$ 1.800 somente a peça”.
Entre os defeitos apresentados estão o desprendimento de parte dos plásticos do acabamento interno, presença de fumaça preta (indicação de má regulagem do motor) mesmo em veículos com baixa quilometragem e a facilidade com que o filtro de combustível fica saturado de resíduos, o que prejudica o funcionamento do motor e, em alguns casos, o faz parar. Deve-se fazer uma sangria no sistema de alimentação, o que consta nos procedimentos de manutenção de rotina. Houve também uma convocação para substituir o motor de partida.
O índice de satisfação dos donos de Frontier está bem inserido na categoria. Com 63,6% de donos muito satisfeitos no Teste do Leitor, ela fica bem atrás dos 83% da Toyota Hilux, mas muito acima dos 38,5% da Mitsubishi L200 Triton. Já a rede de concessionárias Nissan merece a mesma aprovação de apenas 45,5% dos donos, ante 69% da avaliação da rede Toyota e lamentáveis 15,4% das autorizadas Mitsubishi. Os Guias de Compra de Chevrolet S10 e Ford Ranger foram publicados há mais de sete anos, o que impede uma comparação adequada.
A Frontier tem suas qualidades, mas ainda não foi com as melhorias no motor, feitas em 2012, que a picape se consolidou no mercado. No acumulado do ano, a Nissan ficou em quinto lugar no ranking de vendas da Fenabrave de picapes médias. A primeira colocada foi a S10. Atrás da Frontier vieram apenas a Ranger (ainda da geração antiga) e a Ssangyong Actyon Sports.
Veja opiniões de proprietários | Opine sobre seu carro |
Custos de manutenção
Concessionária | Mercado paralelo | |
Disco de freio (par) | R$ 760 | R$ 320 |
Pastilhas de freio dianteiras (par) | R$ 460 | R$ 65 |
Amortecedores (jogo de 4) | R$ 1.000 | R$ 1.165 |
Pneus (Bridgestone Dueller H/T 840, 255/70 R 16, cada) | R$ 635 | |
Para-lama dianteiro (cada) | R$ 1.300 | R$ 230 |
Para-choque dianteiro | R$ 800 | R$ 650 |
Farol (cada) | R$ 530 | R$ 290 |
Mão de obra (hora) | R$ 210 | – |
Preços médios para Frontier SE 4×4 2011 obtidos pelo Sistema Audatex (concessionária) e lojas de autopeças, em pesquisa em fev/13; não envolvem instalação e pintura quando cabível |
Cotações de seguro
Custo médio | Franquia média | |
|
||
Perfil de alto risco | R$ 23.210 | R$ 4.935 |
Perfil de médio risco | R$ 6.275 | R$ 4.935 |
Perfil de baixo risco | R$ 3.240 | R$ 4.935 |
Custos médios obtidos em pesquisa da Depto Corretora de Seguros em fev/13; conheça os perfis |
Satisfação dos proprietários
Com o carro | Com as concessionárias | |
Muito satisfeitos | 63,6% | 45,5% |
Parcialmente satisfeitos | 36,4% | 54,5% |
Insatisfeitos | 0% | 0% |
Não utilizam | – | 0% |
Estatística obtida no Teste do Leitor com 11 proprietários até fev/13 |
Compare as versões
Versão | Faixa de preço | Anos-modelo disponíveis |
Frontier SEL 4×4 (importada) | R$ 60.060 | 2007 |
Frontier XE 4×2 | R$ 64.915 a R$ 79.955 | 2009 a 2013 |
Frontier SE/SE Strike 4×2 | R$ 67.030 a R$ 83.820 | 2009 e 2012 |
Frontier SV Attack 4×2 | R$ 85.555 | 2013 |
Frontier SE Attack 4×2 | R$ 79.225 a R$ 85.745 | 2012 e 2013 |
Frontier XE 4×4 | R$ 67.180 a R$ 87.200 | 2009 a 2013 |
Frontier SE/SE Strike 4×4 | R$ 74.670 a R$ 89.330 | 2009 e 2012 |
Frontier SV Attack 4×4 | R$ 94.600 | 2013 |
Frontier SE Attack 4×4 | R$ 89.890 a R$ 94.710 | 2012 e 2013 |
Frontier LE 4×4 manual | R$ 75.605 a R$ 102.165 | 2009 a 2013 |
Frontier LE 4×4 automática | R$ 79.570 a R$ 108.160 | 2009 a 2013 |
Frontier LE Attack 4×4 automática | R$ 102.135 a R$ 109.005 | 2012 e 2013 |
Frontier SL 4×4 automática | R$ 110.310 | 2013 |
Preços fornecidos pela FIPE e válidos para fev/13 | ||
Versão | Combustível | Potência | Torque |
Motor 2,5, tração 4×2 (até 2012) | Diesel | 144 cv | 36,3 m.kgf |
Motor 2,5, tração 4×2 (desde 2013) | Diesel | 163 cv | 41,1 m.kgf |
Motor 2,5, tração 4×4 (até 2012) | Diesel | 172 cv | 41,1 m.kgf |
Motor 2,5, tração 4×4 (desde 2013) | Diesel | 190 cv | 45,8 m.kgf |
Dados do fabricante; desempenho e consumo não disponíveis |