A versão furgão Combo aparecia na linha 2013 com espaço para 3,3 m³; o
compartimento de carga em plástico e fibra de vidro era aplicado à caçamba
Os demais proprietários não se dizem tão satisfeitos. Wendell Almeida Silva, de São Paulo, SP, também proprietário de uma Sport 2012, relata: “Os pontos positivos são o custo-benefício e o fato de o carro ser completo, comparado com similares, a um custo inferior, mas o acabamento possui muitas partes plásticas, que fazem ruído e apresentam riscos facilmente. O motor é muito esperto rodando com álcool, mas com gasolina é lerdo. O carro só deslancha após 3.000 rpm. Se ligar o ar-condicionado, parece 1.0. É um carro bom, mas que poderia ter melhor qualidade em acabamento, montagem e motor devido ao seu preço”.
“O custo-benefício é bom, mas o acabamento faz ruído e com gasolina o carro só deslancha após 3.000 rpm”, opina um dos proprietários
Vitor Meizikas Filho, de São Paulo, SP, tem uma Sport 2011 e não recomenda a picape: “O único ponto positivo é a estabilidade. O motor é muito fraco e tem consumo muito alto para a proposta e cilindrada. Devido à fraqueza do motor é necessário pisar até o fundo no acelerador, principalmente com o ar-condicionado ligado. O acabamento é medíocre, os plásticos internos vibram e geram barulho excessivo. A ‘nova’ Montana não tem nada a ver com a Montana anterior, que tinha seus vícios, porém muitas qualidades. Ao contrario da ‘nova’, que oferece muito pouca qualidade ao consumidor”.
Entre os defeitos apresentados, na Montana LS 2012 de Henrique Schlickmann, de São Ludgero, SC, acendeu-se o alerta de problemas nos freios ABS (“Era apenas um fio do sensor arrebentado, o que, segundo o mecânico, é muito comum de acontecer”, explica”) e o motor sofre detonação: “Fica ‘grilando’ na aceleração. Segundo o mecânico e outros proprietários, é comum ao carro”. Outras observações foram feitas quanto à qualidade dos materiais de acabamento, baixa eficiência dos freios, infiltração de água nas lanternas, faróis principais e de neblina, rangidos na tampa da caçamba e alto ruído do motor.
Rodas de 16 pol e novo volante com comandos eram novidades na Montana Sport
para 2014; a picape ainda não acompanhava a reestilização feita no Agile
Vale a pena ficar atento a duas convocações efetuadas pela General Motors. Em agosto de 2011 as picapes foram chamadas por um problema na fixação das suspensões dianteiras e traseiras: um erro no processo de estampagem teria provocado a redução de suas espessuras, o que poderia levar ao surgimento de microtrincas e à soltura parcial do braço de controle, com risco de acidente. Em dezembro de 2012, outro chamado envolveu os veículos produzidos entre setembro e novembro daquele ano para avaliar e, se necessário, substituir os tubos de alimentação de combustível.
Se seu foco for uma picape pequena com baixo custo de manutenção e alguns itens de conveniência a mais que a média por um preço justo, a Montana pode ser sua pedida. Como em todo utilitário, deve-se atentar para eventuais sinais de uso em trabalho pesado, como riscos na caçamba ou em seu protetor e suspensões em avançado estágio de desgaste.
Veja opiniões dos donos | Opine sobre seu carro |
Custos de manutenção
Concessionária |
Mercado paralelo |
|
Disco de freio (par) | R$ 355 | R$ 85 |
Pastilhas de freio dianteiras (par) | R$ 270 | R$ 35 |
Amortecedores (jogo de 4) | R$ 1.030 | R$ 1.020 |
Pneus (Goodyear Excellence Aquamax, 185/60 R 15, cada) | R$ 390 | |
Para-lama dianteiro (cada) | R$ 375 | R$ 180 |
Para-choque dianteiro | R$ 495 | R$ 300 |
Farol (cada) | R$ 555 | R$ 220 |
Mão de obra (hora) | ND | – |
Preços médios para Montana LS 1,4 2011 obtidos pelo Sistema Audatex (concessionária) e lojas de autopeças, em pesquisa em janeiro de 2014; não envolvem instalação e pintura quando cabível; ND = não disponível |
Cotações de seguro
Custo médio |
Franquia média |
|
|
||
Alto risco | R$ 9.430 | R$ 2.520 |
Médio risco | R$ 2.690 | R$ 2.315 |
Baixo risco | R$ 1.330 | R$ 2.140 |
Custos médios obtidos em pesquisa da Depto Corretora de Seguros em jan/14; conheça os perfis |
Compare as versões
Versão
Faixa de preço
Anos-modelo
Montana LS 1,4 Econoflex
R$ 27.915 a R$ 31.335
2011 a 2014
Montana LS Combo 1,4 Econoflex
R$ 36.215 a R$ 37.515
2013 e 2014
Montana Sport 1,4 Econoflex
R$ 31.530 a R$ 36.625
2011 a 2014
Preços fornecidos pela FIPE e válidos para jan/14
Comb. | Potência | Torque | Vel. máx. | 0 a 100 km/h | Cons. cidade | Cons. rodovia |
gas. | 97 cv | 13,2 m.kgf | 168 km/h | 12,3 s | 12,2 km/l | 16 km/l |
álc. | 102 cv | 13,5 m.kgf | 170 km/h | 12,1 s | 8,6 km/l | 11,5 km/l |
Dados do fabricante |