Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Guia de Compra

Econômico, Nissan Kicks incomoda donos pelo acabamento

09/10/2020
in Guia de Compra

Proprietários apontam várias qualidades e raros defeitos, mas índice de satisfação é apenas regular

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

Primeiro utilitário esporte compacto da Nissan no mercado brasileiro, o Kicks já tem quatro anos entre nós, incluído o período de importação do México antes que fosse fabricado em Resende, RJ. Sua boa presença no mercado de carros usados leva à pergunta: vale a pena comprar um? O que esperar em termos de qualidades, pontos negativos e defeitos? As respostas estão neste Guia de Compra, baseado nas opiniões de proprietários publicadas no Teste do Leitor.

O Kicks mexicano chegou por aqui em 2016 na versão SL, à qual se somou logo depois a SV Limited, ambas com motor flexível de 1,6 litro, 16 válvulas e 114 cv e transmissão automática de variação contínua (CVT). Com a produção brasileira, no ano seguinte, a linha passou a ter as opções S (com caixa manual), SV e SL (ambas com CVT), mantendo o único motor.

A edição limitada UEFA Champions League, alusiva ao campeonato de futebol, foi oferecida em três séries entre 2019 e 2020. Outra opção temporária era a Special Edition, em 2019, um S com teto preto e outros acessórios. A linha 2020 ganhava mais equipamentos de série.

Mais barato dos Kicks, o S é o único a ter caixa manual e não foi importado do México; o motor de 114 cv é o mesmo em todos

Questionados sobre os destaques do Kicks, os donos foram quase unânimes em citar o consumo de combustível, apontado por 94% deles. Estilo veio em segundo lugar com 41%, seguido por espaço e conforto (empatados com 29%) e três outros itens com 24% cada: central de áudio, compartimento de bagagem e itens de conveniência. Elogios a caixa CVT, estabilidade, posição de dirigir e relação custo-benefício aparecem, cada item, em 18% dos relatos.

Angelita Nicoletti, de Rio do Sul, SC, comenta de seu Kicks SV Limited CVT 2017: “Muito econômico e o motor 1.6 é cumpridor. Excelente espaço interno e muito bom para viagens longas. O SV Limited mexicano tem mais itens de conveniência do que os SV nacionais. Zero recall, zero defeito, zero ida a concessionárias extra revisões. Tudo sólido e inteiro, sem barulhos ou grilos. É meu primeiro Nissan e uma excelente compra”.

Ronaldo César Daros, de Chapecó, SC, tem um SV CVT 2019 e acrescenta: “Muito confortável para andar. Os bancos são sensacionais e o espaço interno é bom. Destaque para a economia, chegando a fazer 18 km/l na estrada. O motor dá conta do recado. O câmbio é muito competente e se ajusta muito bem. Excelente estabilidade. Baixo custo de manutenção”.

Versões SV e SL (esta superior) parecem-se por fora e por dentro, mas a SL oferecia mais opções de cores para teto e interior

Entre os donos que escreveram ao Teste do Leitor, o acabamento é o quesito mais criticado com 41% de menções. Seguem-se cinco itens com igual frequência de 18%: bolsas infláveis apenas frontais (de acordo com a versão), falta de controlador de velocidade (adotado na linha 2020), itens de série, tanque de combustível de pequena capacidade e uma sensação de fragilidade em buracos e outros terrenos irregulares.

Uma qualidade do Kicks na pesquisa foi a baixa incidência de defeitos: apenas um item, os ruídos internos, alcançou maior percentual entre os donos

Edison Pacheco, de Santo André, SP, comenta de seu Kicks SL CVT 2017: “O acabamento externo deixou muito a desejar. Ruídos na porta traseira, cabos aparentes no encaixe do cinto e soldas mal feitas revelam pouco capricho no projeto. Banco estava com uma leve folga”. O já citado Ronaldo César Daros adiciona: “A suspensão transmite fragilidade em vias esburacadas. É possível sentir os buracos da via na coluna de direção. O acabamento é sofrível”.

Uma qualidade do Kicks na pesquisa foi a baixa incidência de defeitos. Apenas um item alcançou maior percentual: ruídos internos, apontados por 35% dos donos. Os demais problemas (como travamento da interface ao Android Auto, rangido da embreagem, sensor de combustível e infiltração de água em lanterna) ficaram restritos a uma unidade, ou 6%, e muitos dos leitores registraram simplesmente zero defeito em seus carros.

As edições Special Edition (branco) e UEFA Champions League (vermelho e azul) trouxeram detalhes próprios em 2019 e 2020

“Barulhos internos e na tampa do porta-malas irritantes e insolúveis nas revisões. Sensor de combustível e estrutura do banco substituídos em garantia”, aponta Marcelo G.C., dono de Kicks S CVT 2018 no Rio de Janeiro, RJ. “A tampa do porta-malas nunca fecha direito, o conjunto da traseira faz muito barulho e você não acha de onde vem”, concorda o leitor Alberto, de Blumenau, SC, sobre a versão S 2018.

O índice de satisfação com o Kicks é mediano entre os utilitários esporte que já estiveram no Guia de Compra: com 59% de donos muito satisfeitos, ficou bem próximo do Honda HR-V, do Ford Ecosport até 2017 (ambos com 58%) e do Renault Duster anterior (56%), mas perdeu para os Jeeps Renegade (90%) e Compass (74%).

A aprovação às concessionárias Nissan é que surpreendeu. Foi até mais alta que a do carro, com 65% de clientes muito satisfeitos, e deixou para trás os concorrentes: a Jeep obteve 63% no Renegade e 60% no Compass, a Ford 58% no EcoSport, a Honda 42% no HR-V e a Renault apenas 30% no Duster antigo (índices obtidos para cada Guia de Compra, que podem não refletir a situação atual de cada modelo).

Mais Avaliações

Teste do Leitor

  • Leia as opiniões de donos do Kicks
  • Envie opinião sobre seu carro

Satisfação com o carro

Muito satisfeitos 59%
Parcialmente satisfeitos 35%
Insatisfeitos 6%
Pesquisa com 17 donos

Satisfação com a rede de concessionárias

Muito satisfeitos 65%
Parcialmente satisfeitos 23%
Insatisfeitos 12%
Não usam 0
Pesquisa com 17 donos

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 78 x 83,6 mm
Cilindrada 1.598 cm³
Taxa de compressão 10,7:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 114 cv a 5.600 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 15,5 m.kgf a 4.000 rpm
Transmissão
Tipo de caixa automática de variação contínua
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 17 pol
Pneus 205/55 R 17 V
Dimensões
Comprimento 4,295 m
Largura 1,76 m
Altura 1,59 m
Entre-eixos 2,61 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 41 l
Compartimento de bagagem 432 l
Peso em ordem de marcha 1.132 kg
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máxima 175 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,0 s
Consumo em cidade 11,4/8,1 km/l
Consumo em rodovia 13,7/9,6 km/l
Dados do fabricante para versão SV; consumo conforme padrões do Inmetro
Tags: avaliaçãoguia de compraKicksKicks SKicks SLKicks SVNissanutilitário esporte

Related Posts

Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4
Auto Livraria - Land Rover

Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4

17/03/2025
Jeep: quadros com Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee
Auto Livraria - Chrysler, Dodge e Jeep

Jeep: quadros com Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee

05/02/2025
Mitsubishi Pajero: quadros decorativos dos valentes 4×4
Auto Livraria - Mitsubishi

Mitsubishi Pajero: quadros decorativos dos valentes 4×4

24/12/2024
Blazer e S10: quadros decorativos dos utilitários Chevrolet
Auto Livraria - Chevrolet

Blazer e S10: quadros decorativos dos utilitários Chevrolet

04/02/2025
Pajero: catálogos com Full e Sport 2002 da Mitsubishi
Auto Livraria - Mitsubishi

Pajero: catálogos com Full e Sport 2002 da Mitsubishi

05/11/2024

Novidades da Auto Livraria

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape
Auto Livraria - Ford

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape

Auto Esporte e Quatro Rodas com testes e comparativos em vários anos - a partir de R$ 19

13/05/2025

Quadros decorativos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto
Auto Livraria - motos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto

Quadros decorativos com propagandas e matérias de época da linha de 125 a 350 cm3 - a partir de R$...

12/05/2025
Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90

Quadros com propagandas e matérias dos utilitários, incluindo modelos transformados - a partir de R$ 49

07/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994

Edições de 1990 a 1994 com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de...

06/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp