Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Divirta-se Fora de estrada

Chevrolet S10 chega ao milhão em 25 anos: veja histórico

06/07/2020
in Fora de estrada, Notícias

 

A Chevrolet S10 alcança um milhão de unidades produzidas no Brasil, no mesmo ano em que completa 25 anos de fabricação local. A primeira picape média nacional teve 750 mil unidades vendidas no País e 250 mil exportadas, todas elas feitas em São José dos Campos (SP). Lançada em 2012 na atual geração, a S10 é oferecida em três opções de carroceria (cabine dupla, cabine simples e chassi com cabine), cinco níveis de acabamento (LS, Advantage, LT, LTZ e High Country), duas opções de motores (2,5-litros flexível e 2,8 turbodiesel), de transmissão (manual e automática, ambas de seis marchas) e de tração (4×2 e 4×4). Ao todo são 12 configurações.

 

 

Derivada do segundo modelo norte-americano (o primeiro surgiu em 1982), a S10 brasileira chegou em março de 1995 (acima) com desenho frontal próprio e motor de 2,2 litros a gasolina com 106 cv, apenas com cabine simples e transmissão manual. Os freios ABS estavam disponíveis só para as rodas traseiras. O motor turbodiesel de 2,5 litros e 95 cv aparecia no mesmo ano.

 


Auto Livraria

 

 

Em 1996 vinha a versão de cabine estendida, com 37 cm a mais de entre-eixos e dois bancos traseiros escamoteáveis. Grande salto de desempenho ocorria em 1997 com o motor Vortec V6 de 4,3 litros e 180 cv. No mesmo ano eram apresentadas a S10 de cabine dupla com quatro portas, primazia do modelo fabricado no Brasil que depois chegou aos EUA, e a versão de luxo Executive, com bancos de couro e ajustes elétricos para o do motorista. Tração 4×4 com reduzida vinha em 1998.

 

 

Ao lado de uma alteração de estilo na linha 1999 (acima), a Chevrolet passou a oferecer bolsa inflável para o motorista e freios ABS nas quatro rodas. No ano seguinte era adotado motor turbodiesel de 2,8 litros, bem mais potente (132 cv), enquanto a Executive V6 ganhava opção de transmissão automática e controlador de velocidade.

 

 

A maior reestilização promovida naquela geração era mostrada para 2001 (acima), com linhas mais retas e imponentes que afetavam toda a carroceria. Painel e motor também mudavam, agora com 2,4 litros e 128 cv. Para a linha 2002 o V6 passava a 192 cv e, um ano depois, vinham rodas de alumínio de 16 pol e novos amortecedores. As versões mudavam de nome para Advantage (entrada), Colina (intermediária) e Tornado (luxo), mantendo a Executive, na S10 para 2005 e o motor 2,8 turbodiesel ganhava injeção eletrônica.

 

 

Após nova alteração visual, a picape adotava em 2007 o primeiro motor flexível da categoria, o 2,4 de até 147 cv. Mais mudanças estéticas apareciam em 2009 (acima). Em 2012 a S10 atingia a marca de 500 mil unidades produzidas no ano em que, afinal, mudava de geração. O novo modelo (abaixo) estava maior (5,35 metros de comprimento), com capacidade de carga superior (1,3 tonelada), carroceria e interior bem mais modernos e seletor giratório da tração 4×4 no console. Oferecia itens como ar-condicionado automático e controle eletrônico de estabilidade e tração.

 

 

O motor 2,8 turbodiesel de nova geração, com turbo de geometria variável, tinha 180 cv e a transmissão automática passava a ter seis marchas. No ano seguinte esse motor ganhava 20 cv e surgia a central de áudio My Link com toca-DVDs e navegador integrado. O motor 2,4 de projeto antigo começava a sair de cena em 2014 com a chegada do novo Ecotec, de 2,5 litros e até 206 cv, e a suspensão era recalibrada.

 


Auto Livraria

 

 

O lançamento da versão High Country, em 2015, trouxe mais equipamentos, rodas 18 e estrutura “santoantônio” integrada à caçamba. No ano seguinte a S10 recebia uma remodelação frontal (acima) e opções como alerta de colisão e de saída involuntária de faixa, acionamento do motor por controle remoto, assistência On Star e central compatível com Android Auto e Apple Car Play. Depois da versão 2,5 automática, em 2017, a GM lançava a série limitada 100 Years, comemorativa ao centenário de picapes Chevrolet no mundo. Em 2018 aparecia a edição Midnight e, um ano depois, a versão de topo recebia bolsas infláveis laterais e de cortina.

Texto da equipe – Fotos: divulgação

 

Tags: 4x4ChevroletnotíciaspicapeS10S10 ExecutiveS10 High CountryS10 LTZ

Related Posts

Vídeo: Vectra B, o médio da GM que fez grande sucesso
Auto Livraria

Vídeo: Vectra B, o médio da GM que fez grande sucesso

20/06/2025
Dakota e Ram: quadros decorativos com as picapes da Dodge
Auto Livraria - Chrysler, Dodge e Jeep

Dakota e Ram: quadros decorativos com as picapes da Dodge

11/06/2025
Silverado e Grand Blazer: catálogos com os utilitários da Chevrolet
Auto Livraria - Chevrolet

Silverado e Grand Blazer: catálogos com os utilitários da Chevrolet

05/06/2025
Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup
Auto Livraria - Willys-Overland

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup

02/06/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

22/05/2025

Novidades da Auto Livraria

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

24/06/2025
Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

Quadros com propagandas e matérias da linha, incluindo versões 16V, Turbo e Stile - a partir de R$ 69

23/06/2025

Quadros decorativos

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

Quadros com propagandas e matérias da linha, incluindo versões 16V, Turbo e Stile - a partir de R$ 69

23/06/2025
Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

24/06/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp