A Ferrari completou 70 anos neste domingo: foi em 12 de março de 1947 que Enzo Ferrari (abaixo) ligou o 125 S, primeiro carro com seu sobrenome. O esportivo com motor V12 de apenas 1,5 litro e 118 cv então acelerou pela Via Abetone Inferiore, em Maranello, ainda sem carroceria: só dois meses depois apareceria com ela em sua primeira corrida, no circuito de Piacenza.
Confira alguns marcos da história da marca.
• 1947 – Fundação e construção do 125 S (acima).
• 1949 – O 166 Inter (acima) é o primeiro Ferrari para uso em rua.
• 1950 – Estreia na Fórmula 1.
• 1958 – Mike Hawthorn é campeão de F-1 com um Ferrari 246 F1.
• 1962 – Surge o 250 GTO (acima), vencedor do Campeonato Internacional para Construtores de Grã-Turismo nesse ano, em 1963 e 1964.
• 1964 – John Surtees é campeão de F-1 com o 158 F1.
• 1967 – Dois Ferraris 330 P4 e um 412P obtêm os três primeiros lugares na 24 Horas de Daytona, nos EUA.
• 1968 – Apresentação do 365 GTB4 “Daytona” (acima), um dos carros mais velozes de seu tempo. Surge também o Dino 206 GT, sem o emblema Ferrari: é seu primeiro modelo de rua com motor central-traseiro.
• 1969 – A Fiat adquire ações da Ferrari.
• 1972 – Inauguração do circuito de Fiorano, perto da fábrica, para testes dos carros de rua e de corrida.
• 1973 – O Berlinetta Boxer (acima) adota posição central-traseira para o motor de 12 cilindros opostos.
• 1975 – Niki Lauda é campeão da F-1 com o 312 T.
• 1984 – Lançamento do supercarro Testarossa, de 12 cilindros, e do 288 GTO.
• 1987 – O supercarro F40 (acima), com motor V8 de 478 cv, comemora 40 anos da marca.
• 1988 – Morre Enzo Ferrari, em 14 de agosto, aos 90 anos.
• 1995 – O F50 (acima à esquerda) anuncia os 50 anos com motor V12 de 520 cv.
• 1996 – Com o 550 Maranello (à direita), os modelos grã-turismo de 12 cilindros voltam ao motor dianteiro.
• 2002 – O comendador é homenageado com o Ferrari Enzo (acima), novo supercarro com motor V12 central de 660 cv.
• 2004 – Ao conquistar pela sexta vez o título de construtores e pela quinta o de pilotos na F-1, de forma consecutiva, a Ferrari firma um recorde.
• 2013 – O La Ferrari (acima à esquerda), de 963 cv, é o primeiro carro híbrido de rua da marca.
• 2017 -Surgem o 812 Superfast (à direita) de 800 cv, e o conversível La Ferrari Aperta para comemorar os 70 anos da empresa.
Texto da equipe – Fotos: divulgação