A Fiat acaba de apresentar a Toro 2022, que marca sua primeira reestilização desde o lançamento em 2016 e após mais de 300 mil unidades produzidas. Além do visual, foram adotados o motor turbo flexível que estreou no Jeep Compass e melhorias internas. Os preços começam em R$ 119.590 com o novo motor e transmissão automática (o antigo permanece disponível na versão Endurance). Confira todos os preços mais adiante.
O destaque na parte externa é a frente bem mais imponente, em que a grade (com desenhos distintos conforme a versão) se estende para cima até encontrar o capô em algumas versões, como a Ultra. O logotipo da Fiat, agora por extenso, ocupa bem mais espaço na grade. O capô recebe um sulco no centro e o para-choque é todo novo, mantendo a disposição de faróis e luzes diurnas já característica do modelo. A traseira segue inalterada.
No interior da Toro 2022 chama atenção a tela vertical de 10,1 polegadas da central de áudio, opção de topo entre três, sendo as outras de 7 e 8,4 pol. Ela conta com interface sem fio para Android Auto e Apple Car Play, roteamento de internet (wi-fi), entradas USB-A e USB-C e duas conexões Bluetooth. O quadro de instrumentos passa a ser digital de 7 pol, com o conta-giros no centro e quatro padrões visuais conforme o modo de condução escolhido (Minimal, Pulse, Precision, Sport e 4×4 se disponível), e são novos vários materiais de acabamento.
Por meio do aplicativo Fiat Connect Me, o motorista pode acionar funções a distância pelo celular como localização do carro, partida remota do motor e alertas de utilização (se o carro superou um limite de velocidade ou saiu de um perímetro definido, entre outros). O comando pode ser feito por voz pelo assistente Alexa. Há ainda carregador de celular por indução (sem fio), atualizações remotas do sistema sem ir a uma concessionária e o pacote ADAS, formado por alerta de mudança de faixa, comutação automática dos faróis e frenagem autônoma de emergência.
A mecânica da Toro 2022 tem como destaque o motor T270 turbo flexível de 1,35 litro, o mesmo do Compass, derivado da unidade aspirada de modelos como Argo e Cronos. Com potência de 180 cv com gasolina ou 185 cv com álcool, sempre com torque de 27,5 m.kgf, ele supera por larga margem o aspirado de 1,75 litro, que fornece 135 cv/18,8 m.kgf com gasolina e 139 cv/19,3 m.kgf com álcool. A transmissão automática continua com seis marchas e a tração é apenas dianteira. Como antes, o motor turbodiesel de 2,0 litros, com 170 cv e 35,7 m.kgf, usa caixa automática de nove marchas e tração integral sob demanda.
No restante a parte técnica foi mantida, mas há novos recursos: bloqueio eletrônico de diferencial nas versões 4×2, que ajuda a aumentar a tração em pisos de baixa aderência; freios ABS com modo Off-Road, que permite ligeiro travamento das rodas em certos tipos de terrenos; e modo Low da tração 4×4 que inibe o controle de tração.
Confira os preços e equipamentos de cada versão da Toro 2022:
• Toro Endurance 1,75 Flex aut. (R$ 114.590) e 1,35 Turbo Flex aut. (R$ 119.590) – Alarme, ar-condicionado, bloqueio eletrônico de diferencial, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, central de áudio com tela de 7 polegadas, comandos de áudio no volante, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, direção com assistência elétrica, lanternas traseiras de leds, luzes diurnas de leds, monitor de pressão dos pneus, quadro de instrumentos digital, revestimento de caçamba, rodas de alumínio de 16 pol, sensores de estacionamento traseiros, tomadas USB tipos A e C.
• Toro Endurance 2,0 Turbodiesel aut. 4×4 (R$ 153 mil) – Como a Endurance Turbo Flex, mais controle eletrônico de descida, protetor de cárter, tração integral sob demanda.
• Toro Freedom 1,35 Turbo Flex aut. (R$ 131.890) – Como a Endurance Turbo Flex, mais ar-condicionado automático de duas zonas, barras longitudinais no teto, câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 8,4 pol, cobertura marítima de caçamba, comandos de trocas de marcha no volante, faróis de leds, faróis de neblina, para-sóis com iluminação, rodas de alumínio de 17 pol, volante de couro.
• Toro Freedom 2,0 Turbodiesel aut. 4×4 (R$ 164.390) – Como a Freedom Turbo Flex, mais controle eletrônico de descida, protetor de cárter, tração integral sob demanda.
• Toro Volcano 1,35 Turbo Flex aut. (R$ 145 mil) – Como a Freedom Turbo Flex, mais banco do motorista com ajuste elétrico, bancos de couro, bolsas infláveis de joelhos do motorista, carregador de celular por indução (sem fio), central de áudio com conectividade TBM e navegador, chave presencial para acesso e partida, retrovisores com luz de cortesia, rodas de alumínio de 18 pol, sensores de estacionamento dianteiros.
• Toro Volcano 2,0 Turbodiesel aut. 4×4 (R$ 177.690) – Como a Volcano Turbo Flex, mais controle eletrônico de descida, protetor de cárter, tração integral sob demanda.
• Toro Ranch 2,0 Turbodiesel aut. 4×4 (R$ 185.490) – Como a Volcano Turbodiesel, mais bancos de couro marrom, central de áudio com tela de 10,1 pol, estribos e estrutura de caçamba cromados, grade frontal diferenciada, pacote ADAS (alerta de mudança de faixa, comutação automática dos faróis, frenagem autônoma de emergência), retrovisores cromados.
• Toro Ultra 2,0 Turbodiesel aut. 4×4 (R$ 187.490) – Como a Ranch, mais bancos de couro com parte em vermelho, bitola 10 mm maior, cobertura rígida de caçamba.
Texto da equipe – Fotos: divulgação