A Ford apresenta nesta semana a linha 2016 do Ecosport com novidades técnicas e de composição de versões, com destaque para o motor de 1,6 litro mais potente e a oferta para ele do câmbio Powershift de dupla embreagem e seis marchas, antes oferecido apenas com o de 2,0 litros. O motor 1,6 adota variação de tempo de abertura de válvulas de admissão e escapamento, como no Fiesta e no Focus, o que leva a potência de 110/115 cv para 126/131 cv e o torque de 15,7/15,9 m.kgf para 15,3/16,1 m.kgf, sempre na ordem gasolina/álcool.
O resultado é desempenho superior: com o câmbio opcional, o Ecosport agora cumpre o 0-100 km/h em 11,8 segundos (com álcool), enquanto o consumo da versão pelos padrões do Inmetro é de 10,2/7,2 km/l em ciclo urbano e 12,1/8,3 km/l no rodoviário, na mesma ordem de combustíveis. Além do Powershift, que continua com operação manual apenas por botão na alavanca (não há comandos no volante para esse fim, adotados no Focus), o Ecosport 2016 com sistema Sync adota as funções de assistência de emergência e Applink, que aciona aplicativos do celular conectado, até mesmo pelo comando de voz.
A combinação do motor 1,6 ao câmbio de dupla embreagem está disponível em quatro versões:
• SE Direct (R$ 68.890): destinado apenas a frotistas, vem de série com ar-condicionado, computador de bordo, controlador de velocidade, controle elétrico de vidros dianteiros, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de neblina e sistema multimídia Sync com comando de voz. As rodas são de aço de 15 pol.
• SE (R$ 71.900): idem acima, mais rodas de alumínio de 15 pol.
• Freestyle (R$ 76.900): idem acima, mais controle elétrico de vidros traseiros com abertura/fechamento a distância e sensores de estacionamento na traseira.
• Freestyle Plus (R$ 80.300): idem acima, mais bancos revestidos de couro e bolsas infláveis laterais.
Após a apresentação à imprensa, no fim desta semana, o Best Cars traz sua avaliação.
Texto da equipe – Fotos: divulgação (ilustrativas)