Apenas quatro meses após o lançamento das versões de tração dianteira e câmbio manual, o Ford EcoSport de segunda geração já recebe novas opções: o câmbio manual automatizado de dupla embreagem PowerShift, disponível nos acabamentos SE (ao preço sugerido de R$ 63.390) e Titanium (R$ 70.890), e a tração integral da versão 4WD em acabamento Freestyle (R$ 66.090). Em qualquer dos casos, o único motor oferecido é o Duratec flexível de 2,0 litros e 16 válvulas, que desenvolve potência de 141/146 cv e torque de 18,8/19,5 m.kgf (gasolina e álcool, na ordem). O novo câmbio chega às concessionárias ainda em dezembro, e o 4WD, em janeiro.
Primeira caixa de dupla embreagem disponível em um carro nacional, a Powershift tem seis marchas e pode operar nos programas normal (D) e esportivo (S); ambos permitem mudanças manuais por meio de um botão no pomo da alavanca. O conteúdo de série das versões é o mesmo do EcoSport de câmbio manual.
No 4WD, a tração integral é de nova geração e distribui o torque entre os eixos conforme a aderência disponível. Ao contrário do modelo anterior, as rodas traseiras recebem parte desse torque mesmo em condições ideais. Um comando 4WD no painel permite repartir o torque de modo mais igualitário entre frente e traseira. Como já acontecia, a suspensão posterior é específica da versão, independente multibraço, em vez do eixo de torção dos demais EcoSports.
Confira a avaliação dessas novidades.