A General Motors do Brasil comemora 90 anos de atividades nesta segunda-feira (26). Tudo começou em 1925 com o registro da Companhia Geral de Motores S.A. e a montagem do primeiro Chevrolet em um galpão no bairro paulistano do Ipiranga (acima), mas a fabricação nacional de automóveis viria apenas em novembro de 1968 com o Opala, produzido por mais de 23 anos.
Terceira maior operação da GM no mundo hoje, atrás apenas da China e dos Estados Unidos, a GMB mantém três complexos industriais de produção de veículos: São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP) e Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados e peças), Sorocaba (centro logístico) e Indaiatuba (campo de provas), todas no estado de São Paulo, além de um Centro Tecnológico em São Caetano do Sul e linhas industriais de motores em Joinville (SC).
Alguns fatos que marcaram sua história:
• 1925: em setembro é montado o primeiro Chevrolet no país, um furgão de entregas.
• 1928: em outubro começa a montagem de veículos em São Caetano do Sul. Abaixo, foto de 1940 com o carro de número 10.000.
• 1956: em dezembro é iniciada a construção da fundição e da fábrica de motores em São José dos Campos.
• 1957: em junho sai o primeiro caminhão Chevrolet nacional.
• 1958 : lançada em julho a primeira picape Chevrolet 3100.
• 1959: em março é inaugurada a segunda fábrica, em São José dos Campos.
• 1964: estreia a perua C-1416, depois Veraneio.
• 1968: lançado em novembro o Opala (acima), primeiro carro de passageiros Chevrolet fabricado no Brasil.
• 1970: inaugurada a linha de montagem em São José dos Campos.
• 1973: em abril é lançado o Chevette, em sintonia com a nova geração do Opel Kadett alemão.
• 1974: em julho entra em operação o Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba. O Opala ganha versão perua, a Caravan.
• 1982: o Monza (acima) chega ao mercado em maio com tecnologias modernas para a época.
• 1985: reformulação da linha de picapes pesadas.
• 1989: chega o Kadett em abril, seguido pela perua Ipanema.
• 1992: lançamento do Omega em setembro, incluindo versão CD com motor alemão de 3,0 litros e 165 cv (na foto, uma versão 4,1 posterior).
• 1993: Vectra começa a ser feito em outubro com parte do conteúdo importada.
• 1994: Corsa (foto) sai em fevereiro com projeto atual, o mesmo do europeu lançado um ano antes.
• 1995: picape S10 e utilitário esporte Blazer começam a ser feitos no Brasil, assim como o Corsa sedã e a picape.
• 1996: Vectra passa à segunda geração (acima) em fevereiro.
• 1997: em março é apresentada a picape Silverado. A linha Corsa ganha a opção Wagon (perua).
• 1998: começa a produção do Astra brasileiro.
• 2000: estreia em setembro o Celta, primeiro produto da unidade de Gravataí.
• 2001: lançamento da minivan Zafira (acima).
• 2002: Corsa muda de geração e nasce a minivan compacta Meriva.
• 2003: surge a Montana, picape derivada do novo Corsa.
• 2005: em setembro começa a produção do novo Vectra.
• 2006: sai em outubro o Prisma, o Celta sedã.
• 2007: lançamento do Vectra hatch (setembro).
• 2008: em outubro é lançado o Agile.
• 2010: estreias da segunda Montana, baseada no Agile, e do esportivo Camaro.
• 2011: em setembro a GM lança o Cruze sedã, e em novembro, o sedã Cobalt.
• 2012: S10 passa à segunda geração em fevereiro. Dois meses depois aparece o Cruze hatch; em maio, o Sonic; no mês seguinte, a minivan Spin (acima); em outubro, o hatch Onix; e um mês depois o utilitário Trailblazer.
• 2013: chega em fevereiro a nova geração do Prisma, baseada no Onix; em outubro o Tracker ressurge todo reprojetado.