A Peugeot apresenta à imprensa o novo 208 fabricado na Argentina, que começa a ser vendido no Brasil, e divulga os preços das quatro versões, que começam em R$ 75 mil.
As quatro opções usam o conhecido motor aspirado de 1,6 litro e 16 válvulas, herdado do modelo anterior, de 115 cv com gasolina e 118 cv com álcool, sempre com torque de 16,1 m.kgf, e transmissão automática de seis marchas. Não há previsão de oferecer aqui o 1,2-litro turbo do mercado europeu. Confira os preços e principais equipamentos de cada versão:
• 208 Active (R$ 75 mil) – Bolsas infláveis laterais dianteiras, central de áudio com tela de 7 polegadas e integração a celular, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, luzes diurnas de leds, rodas de alumínio de 16 pol.
• 208 Active Pack (R$ 82.490) – Como o Active, mais ar-condicionado automático, câmera traseira de manobras, teto panorâmico.
• 208 Allure (R$ 89.490) – Como a Active Pack, mais bancos revestidos em camurça sintética, bolsas infláveis de cortina, carregador de celular por indução, chave presencial para acesso e partida, quadro de instrumentos com efeito 3D, rodas especiais, volante de couro.
• 208 Griffe (R$ 95 mil) – Como o Allure, mais assistente de farol, assistente de saída da faixa, câmeras com visão de 180 graus, faróis e limpador de para-brisa automáticos, faróis de leds, leitura de placas de velocidade, monitor de atenção do motorista, monitor frontal com alerta de risco de colisão e frenagem autônoma de emergência, sensor de estacionamento traseiro.
Disponível para encomenda, com entregas a partir do começo de 2021, a versão de topo será o 208 E-GT com motor elétrico de 136 cv e torque de 26,5 m.kgf. A Peugeot entende que essa opção, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos, substitui o esportivo 208 GT anterior, que alcançava 165 cv com motor 1,6 turbo e cumpria a mesma aceleração em 8,2 s. Seu conteúdo inclui central de áudio com tela de 10 pol e rodas de 17 pol.
Inédito é o programa Peugeot Just Drive It (“apenas o dirija”), disponível para toda a linha, que oferece o carro como um serviço por assinatura. O cliente paga uma entrada e um valor mensal de locação, que inclui despesas como manutenção e seguro, e ao fim do período contratado pode escolher comprar o carro que usou, devolvê-lo ou trocar por um novo, mantendo o programa.
Similar ao modelo lançado na França no ano passado, o 208 de segunda geração está 9 cm mais longo (4,06 metros), sem alterar o entre-eixos de 2,54 m, e destaca na dianteira as faixas de leds diurnos, cujo formato lembra dentes de sabre.
No painel os instrumentos em posição elevada obtêm um efeito tridimensional, com indicações dinâmicas que parecem se aproximar dos olhos, dependendo do grau de importância. A central de áudio mantém a tela de 7 pol. A capacidade de bagagem está menor: 265 ante 285 do anterior.
O novo 208 é o primeiro carro do grupo PSA no Brasil com a plataforma CMP (Common Modular Platform), que permite a adoção de mais sistemas de assistência ao motorista. Não mudaram os conceitos de suspensão, dianteira McPherson e traseira com eixo de torção.
Texto da equipe – Fotos: divulgação