A Peugeot apresenta a Landtrek, uma picape média com capacidade para uma tonelada, destinada a mercados na América Latina (Brasil inclusive) e na África. Você pode não saber ou lembrar, mas a marca francesa tem certa tradição nesses utilitários, com picapes derivadas dos sedãs 403, 404 e 504 — esta foi vendida no Brasil nos anos 90. Houve ainda a brasileira Hoggar, baseada no 207, e a mais recente Pickup em 2017.
O desenho da Landtrek deixa boa impressão, com linhas simples e robustas. Embora o interior não tenha os instrumentos elevados da maioria dos carros da marca, mostra um aspecto moderno com ampla tela (10 pol) da central de áudio e opção de dois ou três lugares na frente. Entre os itens disponíveis estão ar-condicionado automático de duas zonas, quatro câmeras externas, faróis de leds, alerta de saída de faixa e bolsas infláveis laterais e de cortina.
Fruto de uma colaboração entre a Peugeot e a chinesa Changan, a Landtrek tem como base a plataforma da Changan Kaicheng F70, com carroceria sobre chassi e eixo traseiro rígido. É oferecida com cabines simples e dupla, além de chassi sem caçamba, com 5,33 a 5,39 metros de comprimento, até 235 mm de vão livre do solo e capacidade de até 1.200 kg. A picape dispõe de tração traseira ou 4×4, caixa manual ou automática de seis marchas e dois motores turbo: a gasolina de 2,4 litros, com 210 cv e torque de 32,6 m.kgf, e a diesel de 1,9 litro com 150 cv e 35,7 m.kgf. A mais rápida, a 2,4 automática, acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos. Espera-se que a Landtrek chegue ao Brasil em 2021.
Texto da equipe – Fotos: divulgação