Está mais barato ter um Volvo XC40 Recharge Plug-In Hybrid no Brasil: a linha híbrida do utilitário esporte começa a ser oferecida também nos acabamentos Momentum T5 (foto acima), ao preço de R$ 244.950, e Inscription T5, por R$ 274.950. Até então, desde o ano passado, apenas o topo de linha R-Design T5 (R$ 279.950) podia ser combinado ao sistema híbrido.
O conjunto T5 Twin Engine FWD é o mesmo nas três versões, com motor elétrico de 82 cv associado a um turbo a gasolina de três cilindros, 1,5 litro e 180 cv. Combinados, eles produzem 262 cv de potência e 43,3 m.kgf de torque. Com caixa automatizada de sete marchas e dupla embreagem, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos com velocidade máxima de 205 km/h. A tração é apenas dianteira. A bateria de íons de lítio de 10,7 kWh permite rodar 47 quilômetros no modo elétrico. A recarga é feita pelo conector no para-lama dianteiro esquerdo.
O XC40 híbrido oferece cinco programas de condução: Hybrid (uso combinado do motor elétrico e do motor a combustão), Pure (condução econômica com 100% de uso do motor elétrico), Power (condução esportiva, com respostas mais rápidas), Off-Road (condução em terrenos fora de estrada entre 20 e 40 km/h) e Individual (o motorista escolhe suas preferências). A tecla Hold bloqueia o uso da bateria para uso posterior, enquanto a tecla Charge recarrega a bateria em até 1/3 com o uso do motor a combustão.
O XC40 Momentum T5 tem novas rodas de 19 polegadas, enquanto o Inscription T5 (acima) recebe acabamento interno com madeira, alertas de colisão traseira e de veículo em ponto cego. As duas versões oferecem instrumentos em tela configurável de 12,3 pol, central de áudio com tela de 9 pol e integração a Apple Car Play e Android Auto, carregamento de celular por indução, faróis de leds com comutação automática, freio de estacionamento elétrico, chave presencial, ar-condicionado de duas zonas e bancos dianteiros com regulagem elétrica.
A versão Inscription adiciona condução semiautônoma a até 130 km/h (com radar e câmera para manter a velocidade, a distância à frente e seguir a faixa), abertura e fechamento elétricos do porta-malas sem uso das mãos, manopla de transmissão em cristal marca Orrefors e teto solar panorâmico elétrico. O sistema Volvo on Call oferece partida remota, ajuste de temperatura, localizador do veículo e verificação de consumo pelo celular; serviço de assistência e conveniência 24 horas por dia e alerta à central em caso de uso de bolsas infláveis. O porta-malas tem capacidade de 460 litros.
Texto da equipe – Fotos: divulgação