A família Gol entra na linha 2015 com um novo motor de 1,6 litro e alterações em versões e conteúdos. A unidade MSI de quatro válvulas por cilindro, da mesma linha EA-211 do três-cilindros de 1,0 litro usado por Up e Fox Blue Motion, desenvolve potência de 110/120 cv e torque de 15,8/16,8 m.kgf (gasolina e álcool), na ordem, e equipa por enquanto apenas o Gol Rallye e a Saveiro Cross. Não há identificação externa referente à alteração.
Seus recursos técnicos passam por bloco de alumínio, duplo comando de válvulas, variação do tempo de abertura das válvulas de admissão, duplo circuito de arrefecimento (um para o bloco, outro para o cabeçote), coletor de escapamento integrado ao cabeçote e sistema de partida a frio por preaquecimento de álcool, o que dispensa o tanque suplementar de gasolina. As demais versões permanecem com os motores de 1,0 e 1,6 litro de duas válvulas por cilindro da série EA-111; curiosamente, o 1,6 também recebe a designação MSI.
Fotos: Gol Fun
Gol e Voyage adotam a nomenclatura mundial do grupo para as versões, com Trendline para a de entrada (antes básica), Comfortline para a intermediária (que substitui o antigo pacote Trend) e Highline para a superior. Para o Voyage surge uma nova versão de topo: a Evidence, nome empregado nos anos 80 e 90 no Santana. No caso da Saveiro existem apenas a Startline (cabine simples), a Trendline (simples ou estendida) e a Cross (estendida). Os preços de toda a gama serão divulgados mais adiante.
O Gol Trendline (disponível com três e cinco portas e motores 1,0 e 1,6) e o Voyage Trendline (também com os dois motores) passam a contar de série com direção assistida, três apoios de cabeça no banco traseiro, chave do tipo canivete e iluminação no porta-malas. Novos opcionais são sobretapetes e o pacote Conectividade, que inclui rádio/CD com sistema Bluetooth e entradas SD, USB e auxiliar, computador de bordo e volante com controles dos sistemas de áudio e telefonia.
Fotos: Gol Rallye
Gol e Voyage Comfortline, oferecidos com motores 1,0 e 1,6, podem receber o novo pacote de equipamentos Fun, que traz tecido exclusivo dos bancos com logotipo Fun nos dianteiros, pedais esportivos e volante revestido de couro. Outra opção é o pacote Urban, composto de rodas de alumínio de 15 pol, faróis e lanterna de neblina, volante multifunção e sensor de estacionamento. O pacote Interatividade vem com volante multifunção e sensor de estacionamento.
Na versão Highline os itens de série abrangem ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, alarme e volante multifunção revestido de couro. Entre os opcionais estão acabamento interno mais claro e o kit Tecnologia, com faróis e limpador de para-brisa automáticos e controlador de velocidade, conjunto oferecido também para o Gol Rallye.
Fotos: Voyage Evidence
Neste último Gol, o único a ganhar novo motor, o câmbio automatizado I-Motion recebeu nova versão do programa de gerenciamento eletrônico para trocas de marcha mais suaves e precisas. O sistema reduz gradativamente o torque do motor durante as mudanças. O conteúdo do Voyage Evidence, que vem com o conhecido motor 1,6, inclui frisos cromados nas laterais, rodas de alumínio de 16 pol, painel em cinza claro e revestimento dos bancos combinando camurça sintética e couro.
Para a Saveiro foram reservados novos itens de segurança ativa: é a primeira picape leve com controle eletrônico de estabilidade e tração e freios com sistema antitravamento (ABS) com função Off-road, destinada ao uso em pisos irregulares. Esses itens são de série na versão Cross, mas todas agora vêm com freios a disco também na traseira. Outras novidades da Cross são sistema de assistência à frenagem de emergência, assistente para partida em subida (mantém a picape freada enquanto o motorista começa a acelerar) e controlador de velocidade.
Fotos: Saveiro Cross
O ABS Off-road, já conhecido da Amarok, é ativado por botão no painel e altera os parâmetros do sistema antitravamento para provocar um curto travamento das rodas, a fim de criar uma pequena cunha com o material do piso à frente do pneu, o que ajuda a reduzir o espaço de frenagem nessas condições. Outra função dos novos dispositivos é o bloqueio eletrônico do diferencial, que aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração.
A Startline vem de série com preparação para áudio e pode receber o pacote Work, com estrutura de caçamba, grade de proteção da janela traseira e iluminação da caçamba. A Trendline sai com direção assistida, vidros com acionamento elétrico e travamento central. O pacote Active inclui sensor de estacionamento, faróis duplos e faróis/lanterna de neblina. Na Cross foram aplicados rádio/CD de tamanho maior e volante multifunção. O módulo Interativo acrescenta controlador de velocidade, retrovisor interno fotocrômico e faróis e limpador de para-brisa automáticos.
O Best Cars traz em breve a avaliação do Gol Rallye com o novo motor. Aguarde!
Novo motor EA-211
Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação