A Volkswagen brasileira adere à tendência pelos motores de três cilindros na cilindrada de 1,0 litro, que já contava com Hyundai HB20 e Kia Picanto no mercado nacional. O Fox BlueMotion, apresentado hoje (26) à imprensa, traz a novidade do motor reservado ao Up, que será fabricado em 2014 como modelo de entrada da marca. A unidade, da nova família EA211, tem quatro válvulas por cilindro, variação de seu tempo de abertura na admissão, bloco de alumínio e sistema de partida a frio com preaquecimento de álcool, o que dispensa o tanque suplementar de gasolina.
A potência de 75 cv com gasolina e 82 cv com álcool faz dele o mais vigoroso motor de 1,0 litro do mercado atual, apenas com o combustível vegetal; o torque é de 9,7 e 10,4 m.kgf, na ordem. Com redução de peso em 24 kg em relação ao 1,0-litro de quatro cilindros do Fox conhecido, o motor permite boas marcas de consumo pelos padrões do Inmetro: com gasolina, 12,7 km/l em ciclo urbano e 14,4 no rodoviário; com álcool, 8,8 e 9,9 km/l, na ordem.
A versão BlueMotion traz outras medidas para poupar combustível, como marchas mais longas, pneus 175/70 R 14 de baixa resistência à rolagem, pressões de enchimento mais altas, grade dianteira mais fechada e direção com assistência eletro-hidráulica em vez de hidráulica. Os preços sugeridos, sem opcionais, são de R$ 32.590 com três portas e R$ 34.090 com cinco, pouco mais altos que os da versão básica de quatro cilindros.
Texto: Fabrício Samahá – Foto: divulgação