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Home Informe-se Carros do Passado Audi

Audi A8, a leve esportividade do “senhor dos anéis”

09/01/2015
in Audi, Carros do Passado

Audi A8L W12 2008

 

Audi A8 L W12 2008
Audi A8 L W12 2008
 
O A8L W12 mostra as sutis mudanças visuais da linha 2008, como grade
e lanternas; uma edição no ano seguinte comemorava os 100 anos da Audi 

 

Retoques de estilo vinham no modelo 2008, com grade, faróis de neblina, retrovisores (com repetidores de luzes de direção) e lanternas traseiras redesenhados. Também novos eram os alertas para saída involuntária da faixa da estrada e para aproximação de veículos nas faixas adjacentes. Um motor V6 de 2,8 litros e 210 cv ingressava na linha como opção mais econômica.

Dois pacotes apareciam em abril de 2009. O Sport vinha com rodas de 20 pol, bancos de couro bege e parte inferior do painel em couro preto. Já o Comfort trazia rodas de 19 pol, interior de couro bege, bancos dianteiros com ventilação e massagem e aquecimento para todos os assentos. No mesmo ano, a edição limitada Centennial comemorava no mercado chinês os 100 anos de fundação da Audi, com duas opções para o A8L (V6 de 3,0 litros e W12 de 6,0 litros) que recebiam rodas de 19 pol, sistema de áudio Bang & Olufsen, volante aquecido e detalhes próprios de acabamento.

 

Audi A8 V8 2010

 

Audi A8 V8 2010
Audi A8 V8 2010
 
Os faróis com leds adaptativos davam um tom ousado ao terceiro A8, mas
suas linhas eram discretas; no interior, painel tátil para digitação

 

Sóbrio e aerodinâmico

O sedã de alumínio passava em dezembro de 2009 à terceira geração (Tipo 4H ou D4) sem revoluções em desenho, mas dotado de amplo aparato técnico e de segurança. A tarefa de impressionar pelas linhas foi deixada aos modelos de perfil mais jovial da marca: o A8 permanecia sóbrio e elegante, embora com proporções mais esportivas que seus concorrentes Série 7 e Classe S. Comparado a eles ou ao segundo A8, o carro estava mais longo (5,14 metros) e largo (1,95 m), mas era mais baixo que os adversários. A distância entre eixos chegava a 2,99 m.

 

Havia massagem nas costas por bolsas de ar,
aquecimento e ventilação nos bancos,
recursos extensíveis aos laterais traseiros

 

A grade característica da Audi estava ainda maior e, a seu lado, os faróis davam o toque futurista com lâmpadas de xenônio e fileiras de leds do sistema adaptativo — apto a iluminar de formas diversas em cidade, rodovia e estradas sinuosas, além de dispensar unidades de neblina. A integração com o navegador do carro permitia aos faróis se antecipar às condições, iluminando as laterais em um cruzamento, por exemplo, quando o A8 se aproximasse dele. Como opção, faróis apenas com leds substituíam as lâmpadas.

O novo sedã obtinha o ótimo Cx 0,26 (antes 0,27) e mantinha a estrutura e a carroceria de alumínio. No interior, destaques eram o mostrador central do quadro de instrumentos ampliado para 7 pol, o monitor retrátil do sistema MMI (mais à direita) com 8 pol e o console de comandos mais intuitivos. Para digitar um endereço para navegação ou o telefone a ser chamado, podia-se usar um painel sensível ao toque como o dos computadores portáteis. A alavanca de câmbio assumia um aspecto futurista.

 

Audi A8 V8 2010
Audi A8 V6 TDI 2014
 
Aos motores iniciais V8 de 4,2 litros a gasolina e a diesel, com tração integral,
a Audi logo adicionou opções V6 movidas aos mesmos combustíveis

 

O acabamento oferecia escolha entre couro e camurça sintética nos bancos e entre alumínio e madeira nos detalhes, com cinco tons para o revestimento e três para o forro do teto. O volante já não usava como elemento central a forma da grade dianteira; a iluminação interna com leds oferecia três cores. Bancos normais e esportivos estavam disponíveis — com ajuste elétrico até dos apoios laterais no segundo caso — e havia massagem nas costas por bolsas de ar, aquecimento e ventilação, recursos extensíveis aos bancos laterais traseiros, assim como regulagem elétrica.

A climatização em quatro zonas tinha controles para esses passageiros, que dispunham ainda de dois monitores de vídeo de 10,2 pol e disco rígido de 20 GB para armazenar conteúdo. Não poderia faltar o sistema de áudio Bang & Olufsen, com 19 alto-falantes, dois amplificadores, 1.400 watts e excelente qualidade. O porta-malas acomodava 510 litros.

Na fase inicial o novo A8 oferecia apenas motores V8 de 4,2 litros, a gasolina e a diesel. O primeiro tinha injeção direta, 372 cv e 45,4 m.kgf para acelerar de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, com máxima de 250 km/h e consumo 13% menor que no A8 anterior. O turbodiesel de 350 cv oferecia 81,6 m.kgf, cumpria o 0-100 em 5,5 s, chegava aos mesmos 250 km/h e consumia 19% menos que a versão antiga, além de emitir menos gás carbônico (CO2) que o V8 a gasolina. Logo vinham um V6 de 3,0 litros, com 204 cv e tração apenas dianteira, e o V6 turbodiesel de mesma cilindrada, 250 cv e 56,1 m.kgf.

 

Audi A8 L W12 2010

 

Audi A8 L W12 2010
Audi A8 L W12 2010
 
Já tradicional, o A8L aparecia com mais 13 cm entre eixos que o básico
e a opção do motor W12, agora com 6,3 litros de cilindrada e 500 cv

 

Dentro da tendência de adicionar marchas, já eram oito na caixa automática usada por todas as versões, o que reduzia o consumo em 6%, de acordo com a Audi. O V8 a gasolina podia vir com diferencial esportivo de atuação ajustável pelo sistema Drive Select, que também regulava outros parâmetros — respostas do motor e do câmbio, firmeza da suspensão pneumática, relação e assistência da direção. A suspensão variava a altura do carro em 25 mm de acordo com a velocidade, visando a melhorar estabilidade e aerodinâmica.

 


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O aparato de segurança ativa incluía controle de distância até o carro à frente em qualquer velocidade (do tráfego anda-para até 250 km/h), monitor da faixa adjacente, alerta para evasão da faixa de rolamento, leitura do limite de velocidade da via e sistema de visão noturna com câmera térmica, que distinguia pedestres de objetos e avisava se seus movimentos indicassem risco de invadir a pista. Pela segurança passiva o destaque era o Audi Pre Sense, que detectava a iminência de uma colisão e preparava o carro para ela — acionava os freios por si próprio, fechava vidros e teto solar, tencionava cintos, movia os encostos dos bancos.

Lançado no Brasil no ano seguinte, o A8 foi avaliado pelo Best Cars: “O interior não apenas traz tudo que se pode imaginar, como o faz com perfeição. O Night Assist nos faz enxergar melhor olhando para a tela que pelo para-brisa. Mesmo sendo um grande sedã, há vigor frenético nas entranhas do A8, que o faz acelerar como bem poucos esportivos. O A8 ruge baixo e arremessa suas quase duas toneladas à frente com progressão nada comedida. Passando para o banco traseiro, deixam-se as emoções dinâmicas de lado e resta o prazer de descansar como na primeira classe de um voo internacional — espaço, requinte, conforto e massagem”.

 

Audi A8 L W12 2010
Audi A8 L W12 2010
 
No interior do A8L W12, prioridade aos passageiros de trás: telas de vídeo de
10,2 pol, bancos ventilados e reclináveis, mesa retrátil e refrigerador

 

A já tradicional versão alongada A8L aparecia em abril de 2010, com 5,27 m de comprimento e 3,12 m entre eixos. Os bancos individuais traseiros eram dotados de aquecimento, ventilação e ajuste elétrico; o console central trazia comandos de entretenimento e climatização e podia vir com mesa retrátil e refrigerador. De resto, telas de 10,2 pol nos encostos, apoios de pés com ajuste elétrico, teto solar amplo, áudio Bang & Olufsen. Foi oferecido de início apenas com o motor W12, mas logo recebia os demais propulsores. O 12-cilindros foi ampliado para 6,3 litros e recebeu injeção direta, o que o levou a 500 cv e 63,7 m.kgf. Assim o A8L acelerava de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos.

O A8L W12 foi avaliado pela inglesa Evo, que destacou desempenho e conforto: “É rápido, depois que se supera a lentidão inicial do acelerador. A massa do grande motor define o resto da experiência, com uma sensação de frente pesada e direção superleve. A qualidade de rodagem das molas a ar é brilhante, e o refinamento em alta velocidade, excepcional — deve ser o carro mais silencioso que existe a 130 km/h. Mas a versão TDI V8 a diesel oferece todo o desempenho que você desejaria por 30 mil libras a menos. A Audi admite que o W12 tem seu real papel na Ásia, onde os compradores ficam felizes em gastar muito dinheiro para saber que seu carro é o mais exclusivo”.

Próxima parte

 

Os blindados

Audi A8L W12 Security A8L Security 2008 Audi A8L Security 2014 A8L Security 2014

Automóveis do segmento do A8 estão entre os preferidos de altos executivos, personalidades e chefes de Estado, que muitas vezes recorrem à blindagem para segurança pessoal. Ciente desse mercado, a Audi oferece desde a segunda geração o A8L Security, que recebe de fábrica uma proteção em diferentes níveis — até o padrão VR-7, o mais alto permitido para uso civil — com materiais como aço blindado, fibra de aramida, cerâmica, liga especial de alumínio e vidros multilâmina.

Entre os recursos especiais estão pneus capazes de rodar furados, remoção de fumaça da cabine, extintor de incêndio no compartimento do motor e sob o chassi, comunicação com o exterior por alto-falantes, sistema de saída emergencial (faz as portas se destacarem da carroceria pela fratura pirotécnica das dobradiças), partida remota do motor, sirene e luzes de emergência.

Próxima parte

 

 

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Tags: A8A8LAudiCarros do PassadoS8SupercarrosV8W12
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