Com o V8 ampliado para 5,8 litros, o GT 500 esbanjava potência e torque: 658 cv
e 83 m.kgf, que levavam o conversível a 250 km/h e o cupê até cerca de 320
Parte da linha 2013, a versão RTR vinha personalizada e assinada pelo piloto Vaughn Gittin Jr., campeão mundial de drift, competição em que os pilotos provocam derrapagem. A RTR Spec 1, com acessórios esportivos para as versões V6 e V8, trazia saias laterais, faixas esportivas, escapamento especial, suspensão mais baixa, rodas de 19 pol e novos pneus. A outra opção era a RTR Spec 2, que acrescentava suspensão modificada e amortecedores reguláveis. A opção de um compressor aumentava para 532 ou 632 cv a potência do motor V8 de 5,0 litros.
Os novos tempos exigem eficiência,
que a Ford obteve com a primeira aplicação
de um motor EcoBoost ao Mustang
Globalizado e mais eficiente
A tempo para o aniversário de 50 anos de um dos carros mais carismáticos do mundo, a Ford revelava no Salão de Detroit de janeiro de 2014 um novo Mustang. O “pônei” assumia uma missão global, de alcançar mercados em quatro continentes, deixando para trás a oferta quase restrita aos EUA dos modelos anteriores. O estilo europeu da parte dianteira podia causar controvérsia entre os fãs, mas o conjunto era típico do modelo, sobretudo as lanternas traseiras com luzes de direção sequenciais. O perfil mantinha o formato fastback e o teto vinha mais baixo.
O interior modernizou-se sem perder a ligação com o passado. Novas conveniências eram acesso e partida (por botão) sem uso de chave, sistema de entretenimento Sync, chave programável MyKey, sistema de áudio Shaker Pro e controlador da distância até o tráfego à frente. Um seletor de programas de condução permitia alterar resposta do acelerador, assistência de direção e a operação do câmbio automático e do controle de estabilidade.
Pronto para ganhar o mundo, o Mustang 2015 tem estilo mais europeu e volta a
oferecer motor turbo de 2,3 litros, mas os V6 e V8 tiveram lugar assegurado
Os novos tempos exigem eficiência, que a Ford obteve com a primeira aplicação de um motor EcoBoost ao modelo: uma versão específica de 2,3 litros e quatro cilindros (como no SVT de 30 anos antes) com turbo, injeção direta e variação de tempo de válvulas, que fornece mais de 309 cv e 41,5 m.kgf. Adeptos das motorizações tradicionais podiam escolher entre o V6 de 3,7 litros, com 304 cv e 37,3 m.kgf, e o V8 de 5,0 litros, aprimorado para chegar a 425 cv e 54 m.kgf. O câmbio automático opcional trazia comandos de mudanças manuais no volante.
O Mustang anterior havia resistido ao passar do tempo com o arcaico eixo rígido traseiro, abandonado por alguns anos apenas na versão SVT Cobra. O novo, porém, recebia novas suspensões com a traseira também independente e três pacotes de freios. Um assistente para arrancada rápida facilitava despejar ao solo os mais de 300 cv.
Em 50 anos o Mustang sobreviveu a crises políticas e econômicas, ficou fraco e sem identidade, mas sempre se manteve bem-sucedido. Deu a volta por cima e hoje recupera a imponência e o prestígio que teve no dia 17 de abril de 1964. Que o pônei continue ditando tendências por mais 50 anos é o desejo de seus infinitos admiradores.
Mais Carros do Passado |
Ficha técnica
Mustang Shelby GT 350 (1965) |
Mustang Boss 429 (1970) |
Mustang Cobra II (1976) |
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MOTOR | |||
Posição e cilindros | longitudinal, 8 em V | ||
Comando e válvulas por cilindro | no bloco, 2 | ||
Diâmetro e curso | 101,6 x 72,9 mm | 110,7 x 91,2 mm | 101,6 x 76,2 mm |
Cilindrada | 4.736 cm³ | 7.030 cm³ | 4.949 cm³ |
Taxa de compressão | 10,5:1 | 11,3:1 | 8:1 |
Potência máxima | 306 cv a 6.000 rpm* | 375 cv a 5.200 rpm* | 139 cv a 3.600 rpm |
Torque máximo | 45,5 m.kgf a 4.200 rpm* | 62,2 m.kgf a 3.400 rpm* | 34,1 m.kgf a 1.800 rpm |
Alimentação | carburador de corpo quádruplo | carburador de corpo duplo | |
* Medidos pelo método bruto | |||
TRANSMISSÃO | |||
Tipo de câmbio e marchas | manual, 4 | ||
Tração | traseira | ||
FREIOS | |||
Dianteiros | a disco | ||
Traseiros | a tambor | ||
Antitravamento (ABS) | não | ||
SUSPENSÃO | |||
Dianteira | independente | ||
Traseira | eixo rígido | ||
RODAS | |||
Pneus | E70-15 | F60-15 | 195/70 R 13 |
DIMENSÕES | |||
Comprimento | 4,61 m | 4,76 m | 4,44 m |
Entre-eixos | 2,74 m | 2,44 m | |
Peso | 1.265 kg | 1.605 kg | 1.280 kg |
DESEMPENHO | |||
Velocidade máxima | ND | ||
Aceleração de 0 a 96 km/h | 6,3 s | ND |
Mustang SVO (1984) |
SVT Mustang Cobra (1996) |
Mustang Shelby GT 500 (2013) |
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MOTOR | |||
Posição e cilindros | long., 4 em linha | longitudinal, 8 em V | |
Comando e válvulas por cilindro | no cabeçote, 2 | duplo nos cabeçotes, 4 | |
Diâmetro e curso | 96 x 79,5 mm | 90,2 x 90 mm | 93,5 x 105,7 mm |
Cilindrada | 2.294 cm³ | 4.605 cm³ | 5.801 cm³ |
Taxa de compressão | 8:1 | 9,85:1 | 9:1 |
Potência máxima | 175 cv a 4.400 rpm | 305 cv a 5.800 rpm | 662 cv a 6.500 rpm |
Torque máximo | 28,5 m.kgf a 3.000 rpm | 41,5 m.kgf a 4.800 rpm | 83 m.kgf a 4.000 rpm |
Alimentação | injeção multiponto, turbocompressor | injeção multiponto | injeção multiponto sequencial, compressor |
TRANSMISSÃO | |||
Tipo de câmbio e marchas | manual, 5 | manual, 6 | |
Tração | traseira | ||
FREIOS | |||
Dianteiros | a disco | a disco ventilado | |
Traseiros | a disco | a disco ventilado | |
Antitravamento (ABS) | não | sim | |
SUSPENSÃO | |||
Dianteira | independente | ||
Traseira | eixo rígido | ||
RODAS | |||
Pneus | 225/50 R 16 | 245/45 R 17 | 265/40 R 19 (diant.), 285/35 R 20 (tras.) |
DIMENSÕES | |||
Comprimento | 4,60 m | 4,61 m | 4,81 m |
Entre-eixos | 2,55 m | 2,57 m | 2,72 m |
Peso | 1.310 kg | 1.565 kg | 1.745 kg |
DESEMPENHO | |||
Velocidade máxima | 215 km/h | ND | 320 km/h |
Aceleração de 0 a 96 km/h | 7,5 s | ND | |
ND = não disponível |
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