Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Carros do Passado

Ford Mustang: potência para as massas há meio século

17/04/2014
in Carros do Passado, Ford

2013 Ford Mustang Shelby GT 500

 

2013 Ford Mustang Shelby GT 500
2014 Ford Mustang Shelby GT 500
 
Com o V8 ampliado para 5,8 litros, o GT 500 esbanjava potência e torque: 658 cv
e 83 m.kgf, que levavam o conversível a 250 km/h e o cupê até cerca de 320

 

Parte da linha 2013, a versão RTR vinha personalizada e assinada pelo piloto Vaughn Gittin Jr., campeão mundial de drift,  competição em que os pilotos provocam derrapagem. A RTR Spec 1, com acessórios esportivos para as versões V6 e V8, trazia saias laterais, faixas esportivas, escapamento especial, suspensão mais baixa, rodas de 19 pol e novos pneus. A outra opção era a RTR Spec 2, que acrescentava suspensão modificada e amortecedores reguláveis. A opção de um compressor aumentava para 532 ou 632 cv a potência do motor V8 de 5,0 litros.

 

Os novos tempos exigem eficiência,
que a Ford obteve com a primeira aplicação
de um motor EcoBoost ao Mustang

 

Globalizado e mais eficiente

A tempo para o aniversário de 50 anos de um dos carros mais carismáticos do mundo, a Ford revelava no Salão de Detroit de janeiro de 2014 um novo Mustang. O “pônei” assumia uma missão global, de alcançar mercados em quatro continentes, deixando para trás a oferta quase restrita aos EUA dos modelos anteriores. O estilo europeu da parte dianteira podia causar controvérsia entre os fãs, mas o conjunto era típico do modelo, sobretudo as lanternas traseiras com luzes de direção sequenciais. O perfil mantinha o formato fastback  e o teto vinha mais baixo.

O interior modernizou-se sem perder a ligação com o passado. Novas conveniências eram acesso e partida (por botão) sem uso de chave, sistema de entretenimento Sync, chave programável MyKey, sistema de áudio Shaker Pro e controlador da distância até o tráfego à frente. Um seletor de programas de condução permitia alterar resposta do acelerador, assistência de direção e a operação do câmbio automático e do controle de estabilidade.

 

2015 Ford Mustang

 

2015 Ford Mustang

2015 Ford Mustang

 
Pronto para ganhar o mundo, o Mustang 2015 tem estilo mais europeu e volta a
oferecer motor turbo de 2,3 litros, mas os V6 e V8 tiveram lugar assegurado

 

Os novos tempos exigem eficiência, que a Ford obteve com a primeira aplicação de um motor EcoBoost ao modelo: uma versão específica de 2,3 litros e quatro cilindros (como no SVT de 30 anos antes) com turbo, injeção direta e variação de tempo de válvulas, que fornece mais de 309 cv e 41,5 m.kgf. Adeptos das motorizações tradicionais podiam escolher entre o V6 de 3,7 litros, com 304 cv e 37,3 m.kgf, e o V8 de 5,0 litros, aprimorado para chegar a 425 cv e 54 m.kgf. O câmbio automático opcional trazia comandos de mudanças manuais no volante.

 


Auto Livraria

 

O Mustang anterior havia resistido ao passar do tempo com o arcaico eixo rígido traseiro, abandonado por alguns anos apenas na versão SVT Cobra. O novo, porém, recebia novas suspensões com a traseira também independente e três pacotes de freios. Um assistente para arrancada rápida facilitava despejar ao solo os mais de 300 cv.

Em 50 anos o Mustang sobreviveu a crises políticas e econômicas, ficou fraco e sem identidade, mas sempre se manteve bem-sucedido. Deu a volta por cima e hoje recupera a imponência e o prestígio que teve no dia 17 de abril de 1964. Que o pônei continue ditando tendências por mais 50 anos é o desejo de seus infinitos admiradores.

Mais Carros do Passado

 

Ficha técnica

Mustang Shelby GT 350 (1965)

Mustang Boss 429 (1970)

Mustang Cobra II (1976)

MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 8 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 101,6 x 72,9 mm 110,7 x 91,2 mm 101,6 x 76,2 mm
Cilindrada 4.736 cm³ 7.030 cm³ 4.949 cm³
Taxa de compressão 10,5:1 11,3:1 8:1
Potência máxima 306 cv a 6.000 rpm* 375 cv a 5.200 rpm* 139 cv a 3.600 rpm
Torque máximo 45,5 m.kgf a 4.200 rpm* 62,2 m.kgf a 3.400 rpm* 34,1 m.kgf a 1.800 rpm
Alimentação carburador de corpo quádruplo carburador de corpo duplo
* Medidos pelo método bruto
TRANSMISSÃO
Tipo de câmbio e marchas manual, 4
Tração traseira
FREIOS
Dianteiros a disco
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) não
SUSPENSÃO
Dianteira independente
Traseira eixo rígido
RODAS
Pneus E70-15 F60-15 195/70 R 13
DIMENSÕES
Comprimento 4,61 m 4,76 m 4,44 m
Entre-eixos 2,74 m 2,44 m
Peso 1.265 kg 1.605 kg 1.280 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima ND
Aceleração de 0 a 96 km/h 6,3 s ND

 

Mustang SVO (1984)

SVT Mustang Cobra (1996)

Mustang Shelby GT 500 (2013)

MOTOR
Posição e cilindros long., 4 em linha longitudinal, 8 em V
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 2 duplo nos cabeçotes, 4
Diâmetro e curso 96 x 79,5 mm 90,2 x 90 mm 93,5 x 105,7 mm
Cilindrada 2.294 cm³ 4.605 cm³ 5.801 cm³
Taxa de compressão 8:1 9,85:1 9:1
Potência máxima 175 cv a 4.400 rpm 305 cv a 5.800 rpm 662 cv a 6.500 rpm
Torque máximo 28,5 m.kgf a 3.000 rpm 41,5 m.kgf a 4.800 rpm 83 m.kgf a 4.000 rpm
Alimentação injeção multiponto, turbocompressor injeção multiponto injeção multiponto sequencial, compressor
TRANSMISSÃO
Tipo de câmbio e marchas manual, 5 manual, 6
Tração traseira
FREIOS
Dianteiros a disco a disco ventilado
Traseiros a disco a disco ventilado
Antitravamento (ABS) não sim
SUSPENSÃO
Dianteira independente
Traseira eixo rígido
RODAS
Pneus 225/50 R 16 245/45 R 17 265/40 R 19 (diant.), 285/35 R 20 (tras.)
DIMENSÕES
Comprimento 4,60 m 4,61 m 4,81 m
Entre-eixos 2,55 m 2,57 m 2,72 m
Peso 1.310 kg 1.565 kg 1.745 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 215 km/h ND 320 km/h
Aceleração de 0 a 96 km/h 7,5 s ND
ND = não disponível
Mais Carros do Passado

 

 

Page 14 of 14
Prev1...1314
Tags: Carros do PassadocompressoresportivoEUAFordLee IacoccaMustangMustang GTMustang GT 350Mustang GT 500ShelbySupercarrosSVTV8

Related Posts

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

01/07/2025
DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966
Auto Livraria - DKW-Vemag

DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966

30/06/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

26/06/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp