Até cristais nos faróis valorizavam a beleza do novo S Coupé; o teto escurecia quando desejado
C217: o retorno do conversível
Para aumentar a expectativa pela nova geração de cupês de código C216, a Mercedes apresentava no Salão de Frankfurt de 2013 o conceito S Coupé, de linhas bem mais esportivas que as dos anteriores, com certa ligação ao sedã médio CLA. O estudo usava rodas de 21 pol, faróis de leds, tela no painel com quatro relógios (a escolher) com horários internacionais, painéis de porta em alumínio e carpete de seda. O motor V8 de 4,7 litros com dois turbos fornecia 455 cv e, ao monitorar o que acontecia à frente a até 500 metros, o carro permitia à suspensão se ajustar previamente a imperfeições da estrada.
A versão de produção aparecia seis meses depois em Genebra mantendo as formas sedutoras do conceito. Realmente grande, ele media 5,03 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,41 m de altura e 2,96 m entre eixos. Os faróis opcionais usavam 47 cristais Swarovski (17 para as luzes diurnas e 30 para as de direção) e as rodas podiam ter de 18 a 20 pol. O interior seguia o do Classe S sedã, com volante mais esportivo e dois bancos individuais atrás.
O S63 AMG, mais leve que o CL 63 e com 585 cv no V8 biturbo, fazia o 0-100 em 3,9 segundos
Entre os recursos estavam projeção de informações no para-brisa, ar-condicionado com ionização e emissão de fragrância, aquecimento até para os apoios de braço, massagem nos encostos dianteiros, duas opções de sistema de áudio Burmester e teto solar panorâmico de 1,32 m² de área com escurecimento ao toque de um botão. O escapamento ajustava o nível de ruído com válvulas. Auxílios ao motorista passavam por frenagem automática a até 200 km/h, detecção de pedestre, assistente para visão noturna e faróis que adaptavam seu facho ao detectar veículo à frente ou no sentido oposto. Na suspensão, o sistema Magic Body Control permitia à carroceria se inclinar para dentro da curva (em ângulo muito sutil, até 2,5°), de modo a reduzir a força lateral sobre os ocupantes em curvas, por meio dos amortecedores de controle eletrônico.
O S63 AMG Coupé, com um V8 de 5,5 litros e 585 cv, acelerava de 0 a 100 em 4,3 segundos com tração traseira ou 3,9 s com a integral 4Matic
A versão inicial S 500 Coupé mantinha o motor V8 de 4,7 litros e dois turbos, agora com 455 cv e 71,4 m.kgf, mas logo aparecia o S63 AMG Coupé, com o V8 de 5,5 litros, dois turbos, 585 cv e 91,8 m.kgf. Com peso 65 kg menor que no antigo CL 63 (ainda assim eram 1.995 kg), acelerava de 0 a 100 em 4,3 segundos com tração traseira ou 3,9 s com a integral 4Matic. Dotado de câmbio automático de sete marchas, o S63 trazia rodas de 19 pol forjadas, bancos esportivos e pacote aerodinâmico. Podia ainda receber rodas de 20 pol e freios a disco de compósito de cerâmica.
Agora eram 630 cv no topo de linha S65 AMG, capaz de atingir 300 km/h em alguns mercados
Para a Car and Driver o S63 Coupé era “um ambiente privado e luxuoso, mas capaz de se mover a 300 km/h. A nova tração integral e o peso mascaram quão rápido ele é: a aceleração supera a do antigo CL 63 e a do Bentley Continental GT V8 S. Quando você se lembra que tem um Ferrari em casa para dirigir como um lunático, pode acionar o controlador adaptativo e o assistente de direção. Luxo pessoal é poder escolher quando desfrutar o desempenho de seu carro e quando deixá-lo conduzir você — este carro prova isso”.
Os mais exigentes em desempenho não esperaram muito: em julho era mostrado o S65 AMG Coupé, com o motor V12 de 6,0 litros e dois turbos do sedã S65. Com 630 cv, os mesmos 102 m.kgf e a novidade das sete marchas, a usina de força levava o cupê de 0 a 100 em 4,1 segundos — tempo 0,2 s pior que o do S63 Coupé de tração integral, pois a tração apenas traseira limitava as arrancadas. Mais importante, porém, era toda a potência e capacidade de aceleração nas Autobahnen alemãs em trechos sem limite de velocidade. A máxima vinha limitada a 250 ou 300 km/h, de acordo com o país em que fosse vendido. Também com câmbio automático de sete marchas, o S65 usava rodas de 20 pol.
A Autocar considerou-o “um carro incrivelmente capaz, desde que não se espere a palavra final em dinamismo. Não foi a intenção da AMG fazer do S65 um carro esporte. O objetivo do modo Dynamic Curve não foi maior velocidade em curvas, mas acentuar o conforto. Em rodovia você pode ver um carro no horizonte, acelerar e ultrapassá-lo antes de decidir qual massagem acionar no banco do motorista. A cabine tem uma das melhores qualidades que você pode encontrar. O Bentley Continental GT Speed é um pouco mais lento, mas oferece comportamento mais seguro com tração integral e custa menos”.
O Classe S conversível retornava depois de 44 anos, com direito a todo conforto a céu aberto
O último capítulo dessa história — por enquanto — é um relançamento: depois de 44 anos do fim do modelo W111, a Mercedes voltou a oferecer um Classe S conversível, que segue as linhas do atual Coupé. Lançado no Salão de Frankfurt de 2015, o S Cabriolet usa capota de tecido de três camadas que que pode ser aberta ou fechada em 20 segundos, a até 60 km/h. Para se poder rodar aberto em clima pouco mais frio, a Mercedes adotou os sistemas Airscarf (que emite ar quente na nuca dos ocupantes), Aircap (para proteção contra o retorno de ar pela traseira) e Thermotronic, um climatizador 100% automático que se ajusta à posição da capota por meio de 12 sensores. As versões iniciais são S500 e AMG S63, com os mesmos motores do cupê.
Dos quase 130 anos da existência do automóvel criado por Karl Benz, houve um Mercedes cupê de luxo em praticamente metade do período, sempre esbanjando elegância, conforto e desempenho para os padrões de seu tempo. Se a palavra desejo pode ser traduzida em algo que se mova sobre rodas, esses modelos da marca da estrela souberam fazer a tradução como poucos.
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Ficha técnica
300 SC | 280 SE 3.5 | 500 SLC | 560 SEC | |
(W188 – 1956) | (W111 – 1970) | (C107 – 1980) | (C126 – 1986) | |
Motor | ||||
Posição e cilindros | longitudinal, 6 em linha | longitudinal, 8 em V | ||
Comando e válvulas por cilindro | no cabeçote, 2 | nos cabeçotes, 2 | ||
Diâmetro e curso | 85 x 88 mm | 92 x 65,8 mm | 96,5 x 85 mm | 96,5 x 94,8 mm |
Cilindrada | 2.996 cm³ | 3.499 cm³ | 4.973 cm³ | 5.547 cm³ |
Taxa de compressão | 8,6:1 | 9,5:1 | 8,8:1 | 10:1 |
Potência máxima | 175 cv a 5.400 rpm | 200 cv a 5.800 rpm | 240 cv a 5.000 rpm | 300 cv a 5.000 rpm |
Torque máximo | 26,0 m.kgf a 4.300 rpm | 29,2 m.kgf a 4.000 rpm | 41,0 m.kgf a 3.200 rpm | 46,3 m.kgf a 3.750 rpm |
Alimentação | injeção direta | injeção multiponto | ||
Transmissão | ||||
Tipo de câmbio e marchas | manual, 4 | manual ou automático, 4 | automático, 4 | |
Tração | traseira | |||
Freios | ||||
Dianteiros | a tambor | a disco | a disco ventilado | |
Traseiros | a tambor | a disco | ||
Antitravamento (ABS) | não | sim | ||
Suspensão | ||||
Dianteira | independente, braços sobrepostos | |||
Traseira | independente, semieixos oscilantes | independente, braço semiarrastado | ||
Rodas | ||||
Pneus | 6,70-15 | 185/80 R 14 | 205/70 R 14 | 215/65 R 15 |
Dimensões | ||||
Comprimento | 4,70 m | 4,90 m | 4,75 m | 4,94 m |
Entre-eixos | 2,90 m | 2,75 m | 2,82 m | 2,85 m |
Peso | 1.780 kg | 1.570 kg | 1.515 kg | 1.750 kg |
Desempenho | ||||
Velocidade máxima | 180 km/h | 210 km/h | 225 km/h | 250 km/h |
Acel. de 0 a 100 km/h | 14,0 s | 9,0 s | 7,8 s | 6,8 s |
600 SEC | CL 65 AMG | CL 65 AMG | S65 AMG Coupé | |
(C140 – 1993) | (C215 – 2003) | (C216 – 2007) | (C217 – 2015) | |
Motor | ||||
Posição e cilindros | longitudinal, 12 em V | |||
Comando e válvulas por cilindro | duplo nos cabeçotes, 4 | nos cabeçotes, 3 | ||
Diâmetro e curso | 89 x 80,2 mm | 82,6 x 93 mm | ||
Cilindrada | 5.987 cm³ | 5.980 cm³ | ||
Taxa de compressão | 10:1 | 9:1 | ||
Potência máxima | 408 cv a 5.200 rpm | 612 cv a 5.100 rpm | 630 cv a 5.400 rpm | |
Torque máximo | 59,3 m.kgf a 3.800 rpm | 102,0 m.kgf a 2.000 rpm | 102,0 m.kgf a 2.300 rpm | |
Alimentação | injeção multiponto | injeção multiponto, 2 turbos, resfriador de ar | ||
Transmissão | ||||
Tipo de câmbio e marchas | automático, 4 | automático, 5 | automático, 7 | |
Tração | traseira | |||
Freios | ||||
Dianteiros | a disco ventilado | |||
Traseiros | a disco ventilado | |||
Antitravamento (ABS) | sim | |||
Suspensão | ||||
Dianteira | independente, braços sobrepostos | |||
Traseira | independente, multibraço | |||
Rodas | ||||
Pneus (diant./tras.) | 235/60 R 16 | 245/40 R 19, 275/35 R 19 | 255/35 R 20, 275/35 R 20 | 255/40 R 20, 285/30 R 20 |
Dimensões | ||||
Comprimento | 5,07 m | 4,99 m | 5,08 m | 5,03 m |
Entre-eixos | 2,94 m | 2,89 m | 2,96 m | 2,95 m |
Peso | 2.240 kg | 2.155 kg | 2.240 kg | 2.185 kg |
Desempenho | ||||
Velocidade máxima | 250 km/h | 300 km/h* | ||
Acel. de 0 a 100 km/h | 6,6 s | 4,5 s | 4,4 s | 4,1 s |
Dados do fabricante; *apenas em alguns mercados |