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Home Informe-se Carros do Passado

Ford Ranger, história em marcha pela globalização

06/07/2018
in Carros do Passado, Fora de estrada, Ford

A Ranger dos asiáticos aparecia em 2012 no Brasil com avanços em conforto, mais itens de segurança e motor turbodiesel de cinco cilindros com 200 cv

 

A esperada nova geração

A Ranger global chegava ao Brasil em julho de 2012, depois de 17 anos de mercado da geração anterior. Mais uma vez fabricada na Argentina, adotava um desenho moderno. O comprimento aumentava em 208 mm, a largura em 54 mm, a altura em 83 mm e a distância entre eixos em 28 mm. A caçamba tinha capacidade de 1.180 litros com cabine dupla (bem mais que os 844 de antes) e nada menos que 1.800 litros com cabine simples (antes, 1.455).

As versões eram XL (para frotistas), XLS, XLT e Limited — a de topo vinha com bolsas infláveis laterais de tórax e cortinas. No interior estava um painel mais atraente, com visual típico de automóvel. Conveniências incluíam ajustes elétricos do banco do motorista, faróis e limpador de para-brisa automáticos, controle de áudio pelo volante, ar-condicionado automático com duas zonas e compartimento refrigerado no console. O sistema de áudio trazia tela de 5 pol e navegador na Limited. Imagens da câmera traseira de manobras apareciam no retrovisor interno.

 

O interior evoluía tanto quanto o estilo; controles eletrônicos cuidavam de estabilidade, tração, oscilação de reboque e velocidade em descidas

 

A linha compreendia motores turbodiesel de quatro cilindros (2,2 litros, 125 cv, 32 m.kgf) e cinco cilindros (3,2 litros, 200 cv, 48 m.kgf) e o flexível em combustível de quatro cilindros e 2,5 litros (168 cv e 24 m.kgf com gasolina, 173 cv e 24,7 m.kgf com álcool). Dessa vez as unidades a diesel eram da própria Ford, não adquiridas de terceiros. Como antes, havia opções de cabine simples ou dupla e tração traseira ou 4×4. Inédita era a transmissão automática de seis marchas para a 3,2.

 


Auto Livraria

 

Chassi e suspensão também eram novos. A dianteira substituía as barras de torção por molas helicoidais, que favorecem um rodar mais suave. Inédito no modelo, o controle de estabilidade incluía monitoramento da inclinação da carroceria para afastar o risco de capotar, controle de velocidade em descidas, assistente de partida em rampa, controle de oscilação de reboque e assistência em frenagem de emergência. Era um bom pacote de novidades contra picapes modernas como a Chevrolet S10 de segunda geração e a Volkswagen Amarok — a Toyota Hilux ainda demoraria a ser reprojetada.

O Best Cars avaliou a versão XLT 3,2: “O espaço interno é bastante bom para o tipo de veículo. O silêncio dentro da cabine é digno de um sedã de luxo. O motor tem grande capacidade de aceleração de forma muito suave e linear. O funcionamento nem de longe faz lembrar os motores a diesel barulhentos e vibrantes de anos atrás. A 120 km/h a sensação de segurança é plena, com bom controle das oscilações pela suspensão e respostas precisas da direção. O que causa estranheza é o câmbio manual com acionamento duro e impreciso. Com a tração 4×4 e a reduzida acionadas, a picape mostrou grande capacidade de superar os obstáculos”.

 

A versão Sport tinha cabine simples e motor de 2,5 litros flexível com até 173 cv; mesmo o turbodiesel de entrada, de 2,2 litros, chegou a 150 cv

 

A Ranger XL ficava mais potente na linha 2014: passava a 150 cv e 38 m.kgf. Em seguida aparecia a versão Sport, com cabine simples e acabamento mais jovial, baseada na XLS 2,5. Tinha aplique frontal no para-choque, faixas laterais, faróis de neblina, rodas de alumínio de 17 pol, estrutura tubular (“santantônio”) e controlador de velocidade. O sistema Sync com comandos de voz para áudio e telefone, leitor de mensagens de texto e assistência de emergência vinha para 2015, ao lado de novos equipamentos de série e da versão XL chassi, com motor 2,2 a diesel e tração 4×4, destinada à instalação de implementos no lugar da caçamba.

 

Com controle de estabilidade que monitorava a inclinação da carroceria e a oscilação de reboque, havia boas novidades contra Chevrolet S10 e VW Amarok

 

A reestilização feita na Ásia chegava ao Brasil na Ranger 2017. A frente mais imponentes usava faróis elipsoidais nas versões XLT e Limited; nesta as rodas passavam para 18 pol. O interior tinha painel e volante refeitos e sistema Sync com tela tátil de 8 pol na Limited, que também recebia seções configuráveis no quadro de instrumentos e chave programável My Key. Na Limited havia controlador da distância à frente, monitor da mesma distância com alerta de proximidade, assistentes de faróis e de faixa e monitor de pressão dos pneus.

O motor 2,2 turbodiesel ganhava 10 cv para 160. A Ford adotava assistência elétrica de direção, reforçava o chassi e ampliava a garantia para cinco anos. Toda Ranger vinha de série com controle de estabilidade, sete bolsas infláveis (frontais, de joelhos para o motorista, laterais dianteiras e de cortina), encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes e fixação Isofix para cadeiras infantis, um pacote de segurança sem igual na categoria.

 

A remodelação para 2017 incluía seções configuráveis nos instrumentos, tela de 8 pol para áudio e navegador e assistências ao motorista; em cinza, a série Sportrac

 

Em comparativo com a Hilux SRX, o Best Cars destacou o desempenho da Ranger Limited 3,2: “A sensação ao dirigi-las no trânsito é parecida, com torque abundante e aptidão para alcançar velocidade com rapidez. Quando se exige tudo dos motores, os 23 cv a mais da Ranger falam alto e a levam de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos contra 13,5 s da Hilux, que tem a seu favor o menor consumo em cidade. Os motores são bastante suaves para o tipo; contudo, o da Hilux se torna barulhento em rotações mais altas”. A Ranger terminou em primeiro lugar com vantagens também em itens de conveniência, caçamba e direção.

 

 

Novidade para 2018 era a série Sportrac, derivada da XLS 2,2 a diesel de cabine dupla com caixa automática de seis marchas. Trazia acabamento sem cromados e rodas de 17 pol em cinza. Na linha 2019 a XL retornava com cabine simples ou dupla, além do chassi sem caçamba, e a XLS combinava caixa automática e tração simples — ambas com o 2,2 turbodiesel. A XLT recebia banco com ajuste elétrico.

Já são 23 anos de história da Ranger no Brasil e 36 no mundo desde a primeira norte-americana, uma tradição respeitável de uma das mais relevantes picapes médias. E, afinal, a marcha pela globalização está concluída.

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Ficha técnica

Ranger STX V6 gasolina, cabine estendida (1995) Ranger XLT 4×4 turbodiesel, cabine simples (1998) Ranger Limited 4×4 turbodiesel, cabine dupla (2013)
Motor
Posição e cilindros longitudinal, 6 em V longitudinal, 4 em linha longitudinal, 5 em linha
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2 no cabeçote, 4 duplo no cabeçote, 4
Cilindrada 4.011 cm³ 2.505 cm³ 3.198 cm³
Potência máxima 160 cv a 4.800 rpm 115 cv a 4.000 rpm 200 cv a 3.000 rpm
Torque máximo 31,1 m.kgf a 2.750 rpm 29 m.kgf a 1.600 rpm 47,9 m.kgf a 1.750 rpm
Alimentação injeção multiponto sequencial injeção direta, turbo e resfriador de ar injeção direta, turbo e resfriador de ar
Transmissão
Tipo de caixa e marchas manual, 5 manual, 5 automática, 6
Tração traseira integral integral
Freios
Dianteiros a disco ventilado a disco ventilado a disco ventilado
Traseiros a tambor a tambor a tambor
Antitravamento (ABS) sim sim sim
Suspensão
Dianteira independente Twin-I-Beam independente, braços sobrepostos independente, braços sobrepostos
Traseira eixo rígido eixo rígido eixo rígido
Rodas
Pneus 225/70 R 14 235/75 R 15 265/60 R 18
Dimensões e peso
Comprimento 5,03 m 5,08 m 5,35 m
Entre-eixos 3,18 m 2,99 m 3,22 m
Peso 1.580 kg 1.730 kg 2.261 kg
Desempenho
Velocidade máxima 171 km/h 153 km/h ND
Aceleração de 0 a 100  km/h 10,0 s 17,8 s ND
ND = não disponível

 

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Tags: 4x4Carros do PassadoFordpicapeRangerRanger LimitedRanger SportRanger WildtrakRanger XLT

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