Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Mais Consultório Técnico

Caixa automática: o que acontece se o motor parar

22/09/2016
in Consultório Técnico

Se em um carro com câmbio automático ou automatizado em movimento (câmbio na posição “D”) o motor parar de funcionar por qualquer motivo, o que ocorrerá? Haverá quebra do conjunto ou o sistema possui alguma forma de salvar o conjunto motor-câmbio? Best Cars é muito bom, sempre com ótimas notícias e reportagens.

Carlos Eduardo – Brasília, DF

 

Nos veículos atuais as centrais eletrônicas do motor e da transmissão “conversam” o tempo todo, isso quando não é uma única central que controla ambos. Como um sabe o que ocorre com o outro, não há perigo de algo estranho ou perigoso ocorrer em caso de falha de um deles. Se por algum motivo o motor deixa de funcionar, a central ordena de imediato que se desconecte a transmissão do motor por meio da embreagem (no caso do automatizado, seja de embreagem única ou dupla) ou do conjunto de embreagens internas que “freiam” as engrenagens, no caso da transmissão automática.

A transmissão automática (no caso, do Hyundai HB20) não se danifica se o motor deixar de funcionar em velocidade
A transmissão automática (no caso, do Hyundai HB20) não se danifica se o motor deixar de funcionar em velocidade

Para ilustrar, digamos que motor pare de funcionar por falta de combustível em rodovia. No primeiro momento ocorre a mesma situação de tirar o pé do acelerador. Uma vez que a velocidade esteja baixa, a central da transmissão desacopla as embreagens internas para deixar a transmissão em ponto-morto. É o que ocorre também quando se desliga o motor pela chave ou por botão de partida, estando a transmissão engatada.

Há também estratégias no sentido oposto. Caso o fluido da transmissão chegue a uma temperatura tida como crítica, há um comando de restrição de torque e de rotação no motor para que, limitando-se a potência de entrada na transmissão, a temperatura do óleo não suba mais. Em caso extremo pode haver corte da atuação do pedal de acelerador, impedindo que o motor passe da marcha-lenta.

Não se deve esquecer que as transmissões automáticas convencionais trabalham com fluido pressurizado, necessário tanto para o conversor de torque e os atuadores das embreagens internas como para sua própria lubrificação. Por isso não é recomendado colocar a transmissão em ponto-morto (N) em descida, sobretudo em alta velocidade: além da maior carga imposta aos freios — da mesma forma que com caixa manual —, essa medida prejudica a transmissão, que na maioria dos casos tem sua bomba de óleo atrelada à rotação de entrada da transmissão, ou seja, à do motor.

 

 

É claro que os fabricantes preveem uma quebra de motor em velocidade, caso em que a bomba de óleo da transmissão automática para de funcionar. Nessa situação, permite-se como manobra de emergência trafegar por alguns instantes até a parada do carro sem prejuízo à transmissão. Contudo, não se pode rebocar esse tipo de veículo com motor desligado e rodas girando, ao contrário dos equipados com caixa manual ou automatizada.

Transmissões modernas empregam bombas de óleo elétricas, que funcionam em função da demanda da transmissão, para economizar combustível e melhorar o desempenho. Mesmo nesse conjunto, não se recomenda movimentar o carro em velocidades maiores que um “empurrão”, pois a bomba elétrica pode não funcionar ao considerar que o motor está desligado.

Para concluir, ao dirigir um veículo com transmissão automática, tem-se uma chance maior de desacoplar a transmissão do motor sem qualquer motivo do que o oposto, ou seja, a transmissão ser danificada ao permanecer acoplada a um motor que parou subitamente de funcionar.

Texto: Felipe Hoffmann – Foto: Fabrício Samahá

Mais Consultório Técnico
Envie sua dúvida

 

Tags: Consultório TécnicomotorTécnicatransmissão

Related Posts

Motores: as soluções técnicas que saíram do comum
Curiosidades

Motores: as soluções técnicas que saíram do comum

07/04/2020
Sandero CVT: análise técnica após 30 dias de teste
Avaliação

Sandero CVT: análise técnica após 30 dias de teste

13/03/2020
Simpósio SAE Brasil: longa vida ao motor a combustão
Informe-se

Simpósio SAE Brasil: longa vida ao motor a combustão

02/12/2019
Simpósio da SAE discutiu o futuro dos veículos elétricos
Informe-se

Simpósio da SAE discutiu o futuro dos veículos elétricos

20/08/2019
C4 Cactus THP: análise técnica após um mês de teste
Avaliação

C4 Cactus THP: análise técnica após um mês de teste

01/10/2019

Novidades da Auto Livraria

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

Assim a Dodge anunciou o modelo mais esportivo de sua linha: conheça a história no vídeo

16/06/2025

Quadros decorativos

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

Quadros decorativos com a PX 200 produzida nos anos 80 no Brasil - a partir de R$ 79

12/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp