Lubrificante: adotar a nova recomendação ou manter

Mitsubishi Pajero Dakar 01

 

Posso utilizar óleo sintético na minha Mitsubishi Pajero Dakar 2013? O óleo recomendado atualmente é semissintético 5W30 Lubrax Adventure, só encontrado na revenda. Segundo manual, o veículo deveria usar óleo mineral 15W40 Castrol. O Best Cars é um excelente espaço de informação.

Mario Geraldo Abreu Macedo – Brasília, DF

 

Pode parecer uma pergunta simples, mas traz dois temas interessantes: tipo de óleo e recomendação de concessionária. Primeiro, pode-se dizer que essa historia de óleo mineral, semissintético e sintético é pura jogada de marketing em função dos aditivos empregados para que o óleo atenda a certa classificação API (leia mais). A base do óleo é sempre proveniente do petróleo, apenas variando os aditivos que trazem características como multiviscosidade, capacidade de absorção de materiais metálicos (frutos do desgaste do motor) e carbono (fruto da combustão) e resistência à degradação com altas temperaturas, entre outras. Ou seja, o mais importante é a classificação API: um óleo sintético SL, por exemplo, seria inferior a um mineral SM.

 

 

Na questão de viscosidade, outro ponto importante: deve-se seguir (ou exceder) o recomendado no manual. O motivo é que o motor foi desenvolvido e testado com aquela faixa de viscosidade. Mesmo que a concessionária alegue que o modelo 2013 tem o mesmo motor do atual, é comum haver alterações periódicas nos motores sem que se mudem nome, torque e potência ou que isso seja anunciado à imprensa. Em teoria, ao se reduzir a viscosidade do óleo (como acontece de 15W40 para 5W30), devem-se reduzir as folgas de pistões, anéis de pistões e bronzinas, para não aumentar o consumo de óleo (caso dos pistões e anéis) e para garantir o filme de óleo que impede o contato do virabrequim com as bronzinas.

Em seu caso, o Pajero 2015 tem óleo recomendado menos viscoso que seu modelo 2013. Provavelmente a Mitsubishi teve a intenção de reduzir o consumo de combustível (óleo menos viscoso requer menos energia de bombeamento), de modo que pode ter efetuado mudanças nas folgas de pistões ou tipo e tensão dos anéis de pistão e bronzinas, para garantir perfeito funcionamento do motor. Recomendamos que mantenha o uso do 15W40, de qualquer marca de qualidade reconhecida, que atenda à classificação API mínima indicada no manual. Por exemplo, se for indicado 15W40 SL, não há problema (e seria até mais vantajoso) em usar um 15W40 SM ou SN, seja mineral, semissintético ou sintético. Afinal, o termo “mineral” para líquidos é usado para águas potáveis provenientes de fontes naturais, e até hoje não se viu uma nascente de óleo para motores na natureza… Por esse raciocínio, todo óleo de motor é sintético.

Texto: Felipe Hoffmann – Foto: divulgação

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