Aprendi que, nos carros de bomba de combustível elétrica que permaneçam dois ou mais dias parados, deve-se virar a chave do contato e voltar, antes da ignição, até que não se ouça mais a linha pressurizando. Isso funciona mesmo? Meus carros sempre pegaram “de primeira” e com menos tempo de motor de partida acionado com essa técnica, especialmente nas manhãs frias. O Best Cars leva alcunha de Best porque o é!
Lamark dos Reis – Pradópolis, SP
O motivo é simples: combustível pressurizado aliado a orifícios pequenos e grande vazão resulta em um borrifo vaporizado de combustível, o que favorece sua queima. Contudo, se não houver a pressão necessária na linha de combustível, haverá pouca vazão, o que dificultará tanto a vaporização quanto a quantidade ideal de combustível para a queima com a quantidade de ar admitida (mistura muito pobre, ou seja, com combustível a menos, não queima corretamente).
Esse problema dificilmente acontece com o veículo em funcionamento, mas pode ocorrer em caso de filtro de combustível muito saturado, que restringe a vazão e a pressão. A causa varia do uso do filtro por muito mais tempo que o recomendado ao abastecimento com combustível cheio de impurezas — sobretudo o álcool, que possui minúsculas partículas de bagaço da cana de açúcar, responsáveis por obstruir o filtro mais rápido. Uma bomba de combustível defeituosa também pode não fornecer a devida pressão.
Por outro lado, mesmo com filtro e bomba de combustível em perfeito estado, há risco de outro problema durante a partida. Ao desligar o veículo a bomba elétrica deixa de funcionar, ou seja, não gera mais vazão e pressão na linha de combustível. Contudo, há uma válvula que impede que o combustível presente na linha pressurizada faça o caminho oposto, retornando ao tanque pela entrada da bomba. Dessa forma mantém-se a pressão na linha, essencial para uma partida rápida ou “de primeira”, uma vez que os injetores já possuem combustível pressurizado.
Há casos em que depois de certos dias, ou mesmo horas, quando a válvula anti-retorno não está em perfeito funcionamento, perde-se pressão na linha de combustível, o que ocasiona dificuldade na partida a frio. Afinal, a bomba elétrica precisará de certo tempo para pressurizar a linha de novo para que haja a correta injeção de combustível.
Contudo, antes de sair ligando e desligando a ignição diversas vezes antes de dar partida, vamos lembrar que essa manobra pode ser muito prejudicial. Componentes e motores elétricos tendem a queimar com mais frequência no momento em que são ligados, devido ao súbito pico de corrente elétrica (exemplo clássico da lâmpada de casa, que se queima em geral ao ligar o interruptor, não quando já está acesa). Tanto que, após três ou quatro vezes dessa manobra, a própria central eletrônica não ativa mais a bomba de combustível. Outros componentes elétricos e eletrônicos, como as bobinas e — em veículos mais antigos — módulos de ignição, também podem ter sua vida útil reduzida e trazer prejuízos.
Ou seja, para garantir a melhor partida “de primeira”, basta ligar a ignição e esperar alguns segundos até ouvir a bomba desligar: nessa condição garante-se que a linha já esteja pressurizada. De qualquer forma, para um veículo com manutenção em dia, não há por que haver qualquer dificuldade na partida, a menos que existam problemas como velas de ignição em mau estado ou combustível de baixa qualidade (vide consulta sobre veículo parado por longo tempo).
Texto: Felipe Hoffmann – Foto e ilustração: divulgação