Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Mais Consultório Técnico

Vapor de gasolina: grande economia ou enganação?

18/10/2016
in Consultório Técnico

Mais um modismo para economizar combustível circulando no Youtube é o uso de vapor de gasolina na admissão dos automóveis. Além do perigo de reservatórios de plástico sobre peças quentes, o que realmente me intriga é como esta mistura pobre dura centenas de quilômetros sem destruir pistões. Se não fosse o Best Cars, onde dirimir minhas dúvidas automotivas?

Lamark dos Reis – Pradópolis, SP

 

Antes da resposta, vale refletir. Os grandes fabricantes possuem centenas de engenheiros, muitos deles com mestrados e PhD, trabalhando todos os dias para projetar veículos com a maior eficiência possível. Eles atuam por cerca de quatro anos em cada projeto e para cada veículo há 300 ou mais engenheiros, apenas na área de motor e seu funcionamento. Outros incontáveis engenheiros atuam em fornecedores dos sistemas do veículo, empresas onde muitas tecnologias são originadas e propostas aos fabricantes.

 

 

Diante desse quadro — e das centenas de milhões de dólares gastas em cada projeto —, você acredita que haveria alguma chance de ser desprezada uma tecnologia que pudesse trazer ganhos efetivos da ordem de 30% a 50% na eficiência do motor? Não que uma ideia brilhante não possa surgir da garagem de qualquer pessoa, mas, se a tecnologia fosse realmente funcional, não seria vendida em sites de comércio entre particulares: o suposto gênio teria batido à porta dos fabricantes para vender sua patente e ganhar muito dinheiro, como já ocorreu diversas vezes na história e ainda ocorre.

A ideia do “vapor de gasolina”, de certo modo, já é empregada em todos os veículos. O sistema de cânister coleta os vapores de combustível que evaporam do tanque, acumula-os em um filtro de carvão ativado (o cânister) e, seguindo “ordens” da central eletrônica, usa os vapores acumulados para queimar no motor. No passado, quando não havia restrições às emissões evaporativas, esses vapores escapavam para a atmosfera.

 

Vapor de gasolina

Até 50% de economia, anuncia um site que oferece o sistema: por que uma ideia tão genial não teria sido oferecida aos fabricantes?

 

Os sistemas de vapor de gasolina vendidos por aí não passam de enganação, pois se admite vapor de gasolina proveniente de um reservatório separado para ser queimado pelo motor, juntamente com o que será introduzido pelos injetores originais. Como já entra vapor nos cilindros junto com ar, a central percebe pelo sensor de oxigênio que haverá excesso de combustível se forem mantidos os tempos de abertura padronizados dos injetores. Assim, a central define uma redução do tempo de injeção e, em consequência, diminui a vazão de combustível proveniente do sistema original.

É desse efeito que se vê a suposta melhora (apregoada como de 30% a 50%, como visto em anúncio) no consumo de combustível, seja indicado no computador de bordo ou aferido pelo combustível que entra no tanque ao abastecer. Mas não se pode esquecer o consumo de combustível no reservatório suplementar, o qual elimina o suposto ganho.

 

 

É importante considerar que a gasolina não é composta por um único tipo de molécula de ligações de hidrogênio com carbono (como ocorre com o álcool), mas sim uma mistura de várias moléculas, das quais certas substâncias evaporam mais facilmente que outras. Essa característica é percebida quando se mantém gasolina no tanque — ou mesmo no reservatório de partida a frio — de um veículo parado por muito tempo e se tenta partir o motor (leia consulta). Como as moléculas de evaporação fácil já se perderam, o motor tem dificuldade de ligar, pois só sobraram moléculas que não se evaporam (misturam-se com o oxigênio) com facilidade.

 

Vapor de gasolina

Esquema de um kit de vapor de gasolina anunciado no Facebook: apenas as moléculas de fácil evaporação do combustível são levadas ao motor

 

No caso dos kits de vapor de gasolina, força-se a utilização apenas das moléculas de fácil evaporação, deixando no reservatório aquelas com maior dificuldade de queima, ou seja, uma gasolina forçadamente “envelhecida”. Há até sistemas que eliminam a injeção original, desativando bomba de combustível e injetores, e usam apenas os vapores provenientes do reservatório auxiliar. No fim das contas, o sistema acaba sendo um “carburador piorado”, pois só usa as moléculas de fácil evaporação, sem o controle preciso dos sistemas eletrônicos. Com isso a mistura homogênea — ou seja, correta — pode ficar comprometida.

Sobre o comentário final do leitor, vale lembrar que mistura ar-combustível “pobre” ou “magra”, com excesso de ar, não é algo tão prejudicial aos pistões, mas se for muito pobre pode ocasionar falhas de combustão. Apenas em situações extremas e cargas altas, em geral mais comuns em motores turboalimentados, é que se podem ter problemas nos pistões.

Texto: Felipe Hoffmann – Ilustrações: reprodução

Mais Consultório Técnico
Envie sua dúvida

 

Tags: Consultório TécnicoconsumomotorTécnica

Related Posts

Motores: as soluções técnicas que saíram do comum
Curiosidades

Motores: as soluções técnicas que saíram do comum

07/04/2020
Sandero CVT: análise técnica após 30 dias de teste
Avaliação

Sandero CVT: análise técnica após 30 dias de teste

13/03/2020
Simpósio SAE Brasil: longa vida ao motor a combustão
Informe-se

Simpósio SAE Brasil: longa vida ao motor a combustão

02/12/2019
Simpósio da SAE discutiu o futuro dos veículos elétricos
Informe-se

Simpósio da SAE discutiu o futuro dos veículos elétricos

20/08/2019
C4 Cactus THP: análise técnica após um mês de teste
Avaliação

C4 Cactus THP: análise técnica após um mês de teste

01/10/2019

Novidades da Auto Livraria

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos
Auto Livraria - Volkswagen

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos

Quadros com matérias e propagandas de revistas da versátil linha 1600 - a partir de R$ 59

16/05/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025

Quadros decorativos

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos
Auto Livraria - Volkswagen

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos

Quadros com matérias e propagandas de revistas da versátil linha 1600 - a partir de R$ 59

16/05/2025
XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto
Auto Livraria - motos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto

Quadros decorativos com propagandas e matérias de época da linha de 125 a 350 cm3 - a partir de R$...

06/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994

Edições de 1990 a 1994 com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de...

06/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp