Salão de Paris: a cidade-luz recebe o automóvel

VW Karmann-Ghia
Volkswagen Karmann-Ghia

 

Facel Vega
Facel Vega
Lincoln Mark I
Lincoln Mark I
Renault Floride
Renault Floride
 
Atrações de Paris na década de 1950: o sempre belo VW Karmann-Ghia, os
luxuosos Facel Vega e Lincoln Mark I e o conversível Floride da Renault

 

A presença do público passou a declinar e os lançamentos começaram a acontecer antes do salão. Por outro lado, 1957 registrou a primeira apresentação de um carro japonês — o Prince Skyline, mais tarde Nissan. O Ferrari 250 GT Berlinetta SWB apareceu na edição de 1959, e o Simca 1000, dois anos depois. No evento de 1962, Renault R8 e Alpine A110 eram duas das estrelas. Foi nesse ano que o salão mudou para Porte de Versailles.

Nos anos 60, Paris voltava a crescer em visitação, chegando a 1.060.000 pessoas em 1968. Entre os lançamentos estiveram o Ferrari Dino 206 Berlinetta Speciale em 1965, o Mercury Cougar (outro norte-americano) no ano seguinte e o Simca 1100 em 1967. E ainda os esportivos Ferrari 365 GTB/4 “Daytona” e Opel GT, os sedãs Jaguar XJ e Peugeot 504, o jipe Citroën Méhari, o cupê BMW 2800 CS e o conceito Alfa Romeo Carabo, todos em 1968. No ano seguinte, Peugeot 304, Renault 12 e Ligier JS1.

 

Ferrari 365 GTB/4 "Daytona"
Ferrari 365 GTB/4 “Daytona”

 

Peugeot 404 Cabriolet
Peugeot 404 Cabriolet
Alfa Romeo Carabo
Alfa Romeo Carabo
Jaguar XJ6
Jaguar XJ6
 
Nos anos 60 o evento causou sensação com o Ferrari “Daytona”, o conceito
Carabo e o Jaguar XJ6; o Peugeot 404 Cabriolet também apareceu

 

Na década de 1970 o cenário era de modéstia: em meio à crise do petróleo e a discussões sobre segurança e emissões poluentes, já não havia muito a celebrar em torno do automóvel. Com isso, uma antiga reivindicação de fabricantes era enfim atendida e o salão passava a ser bienal, alternado com o de Frankfurt, Alemanha. De 1977 em diante, os anos ímpares contariam apenas com o evento germânico; o francês ficaria com os pares.

Citroën GS e Opel Manta em 1970; a versão cupê do Mercedes-Benz SL no ano seguinte; Peugeot 104, Maserati Merak e o Citroën SM Ópera realizado por Chapron em 1972; o primeiro Porsche 911 Turbo, o avançado Citroën CX, o belo Ferrari 308 GTB e o Lotus Esprit em 1974; e os esportivos de motor central BMW M1 e Renault 5 Turbo (ainda protótipo) em 1978 foram destaques nos anos 70. Nos 80, os olhos voltaram-se ao estranho conceito Karin da Citroën (1980), ao primeiro Opel Corsa (1982), ao ousado Peugeot Quasar, ao sonho Ferrari Testarossa e ao acessível Seat Ibiza (1984), à perua 21 Nevada da Renault (1986) e aos sedãs Opel Vectra e BMW M5 em 1988.

 

Porsche 911 Turbo
Porsche 911 Turbo

 

Citroën SM Opera
Citroën SM Opera
Maserati Merak
Maserati Merak
BMW M1
BMW M1

 

Citroën Karin
Citroën Karin
Ferrari Testarossa
Ferrari Testarossa
Peugeot Quasar
Peugeot Quasar
 
Porsche Turbo, Maserati Merak, Citroën Opera e BMW M1 chamaram
público nos anos 70; na década seguinte, o Testarossa da Ferrari
apareceu assim como os conceitos Citroën Karin e Peugeot Quasar

 

Depois de assumir em 1988 o atual nome — Mondial de l’Automobile —, o salão manteve-se como palco para apresentações como a do luxuoso Ferrari 456 GT e as dos conceitos Renault Zoom e Volvo ECC em 1992; o Mercedes-Benz SLK de conceito e a superminivan Renault Espace F1 — com motor de Fórmula 1 — dois anos depois; o Ford Ka, o nostálgico Renault Fiftie e o ousado Mercedes-Benz F200 Imagination em 1996, o Peugeot 206 e os conceitos Bugatti EB 118 e Jaguar XK 180 em 1998.

 

 

Na edição de 2000 apareceram novos Opel Corsa e Ford Mondeo e os conceitos Porsche Carrera GT e Peugeot Féline; dois anos depois, o Audi A8, o Ferrari Enzo e o Porsche Cayenne; em 2004, o F430 da Ferrari e um novo Ford Focus. O supercarro Audi R8, o BMW X5 e o estudo C-Métisse da Citroën brilharam em 2006. Dois anos mais tarde foi a vez do conceito Lamborghini Estoque, do conversível Ferrari California e de um novo BMW Série 7; em 2010, do Range Rover Evoque (nascido do conceito Land Rover LRX), de um novo Ford Focus e dos esportivos conceituais Renault Dezir e Lamborghini Sesto Elemento.

 

Mercedes-Benz F200 Imagination
Mercedes-Benz F200 Imagination

 

Ferrari 456 GT
Ferrari 456 GT
Ford Ka
Ford Ka
Bugatti EB 118
Bugatti EB 118

 

Porsche Carrera GT
Porsche Carrera GT
Ferrari California
Ferrari California
Renault Dezir
Renault Dezir
 
Ousadia com o Mercedes F200 e o Bugatti EB 118, criatividade com o
Ford Ka e requinte com o Ferrari 456 GT nos anos 90; no período
recente, Paris foi palco para Carrera GT, California e o Renault Dezir

 

Entre os destaques de 2012 estiveram o roadster Jaguar F-Type, o Mercedes-Benz SLS com quatro motores elétricos e o conceito Porsche Panamera Sport Turismo, em forma de shooting brake ou perua esportiva. Hoje, mais de 1,2 milhão de pessoas visitam o Salão de Paris, que recebe 13 mil jornalistas de 100 países e expõe cerca de 100 lançamentos mundiais a cada edição.

Mais Salões do Automóvel

 

 

Páginas: 1 2

Marcado: