[Nome] Varley Sabatini
[Cidade] Hortolândia
[Estado] SP
[Versão] Horizon
[Motor] 150
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com a moto] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de pilotar] 4
[Instrumentos] 4
[Conforto] 4
[Motor] 2
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio]
[Freios] 2
[Suspensão] 5
[Estabilidade]
[Custo-benefício] 3
[Principais aspectos positivos] Positivo é o tamanho (presença) e o consumo, itens esperados para uma moto 150cc, bem diferente da concorrente. Pneus com boa largura, o que ajuda absorver melhor os impactos nos buracos. Painel oferece o básico.
[Principais aspectos negativos] Essa é minha 26º moto e apresentou vários problemas: Falta de aderência na chuva, posição de pilotagem cansativa para os braços e coluna, extremamente desconfortável e pesada no guidão quando com carona, cambio duro, freios desregulam facilmente, travando componentes, componentes do motor em alumínio aparentemente apresentam dilatação nas juntas e retentores quando em alta rotação, causando pequenos vazamentos de óleo ou carbonização, Giclês desregulam facilmente. Há trepidação descabida acima dos 100Km/h interferindo até nos retrovisores (literalmente perde-se a visão). Motor não aguentou 1/10 da outra 125 que possui (concorrente).
[Defeitos apresentados] Além dos descritos acima, o motor após uma viagem de 700Km com parada em um dia (Campinas X Aparecida), apresentou vazamento de óleo (pingos) após os 350Kms (na estacionamento do Santuário), quando no regresso, foi perdendo potência. Resultado: Houve vazamento de óleo pelo filtro de ar e ao abrir o motor constatei quebra do anel superior, danificando a camisa do pistão. Troca de motor pois não dá retífica (é de alumínio) com mão de obra R$ 2.000,00 fora da concessionária porém com peças originais. Percebi também um imperceptível empenamento das bases (junta) provavelmente de fábrica. Queima de lâmpada dianteira com 8.000Km; Quebra do relê de luz de frei traseiro com 7.000km.
[Concessionárias] A única concessionária em Campinas é Multi Marcas e aparentemente está mais interessada em vender motos do que em oficina. Possui um único mecânico que que que vc agende até pra trocar o óleo. Compramos o relê do freio na revisão dos 9.000 e até agora não nos foi entregue nem instalado (3 meses). Uma lâmpada que custa R$ 35,00, original, queriam me cobrar R$ 120,00. Péssimo atendimento. Acho que a Dafra deveria avaliar seus parceiros.
[Comentários adicionais] Esta moto chegou em minhas mãos através de meu filho, que a adquiriu para viajar a trabalho, mas por motivos familiares troquei por um carro. Tenho certa experiência com motos a mais de 35 anos e vários cursos. Sempre entortei o nariz para motores FYM ou outros estrangeiros (Piratas), mas estava interessado numa Citycom 300i, o que, devido as concessionárias, não vou pegar nunca. Tenho uma Suzuki Intruder 125cc a 5 anos com quase 50.000.Km. Já fiz o diabo com essa moto e está lá, no ralo. Ao chegar da oficina, já porei a Horizon a venda. Lembre-se meu amigo, não sou novato em motos, essa é a minha 26ª moto. Lembrete: Não confiem em vídeos de mecânicos caseiros. Um engenheiro leva muito tempo pra projetar um veículo com cálculos e testes, aí vem um Zé Mané falando pra por mais óleo, modificar tal coisa, etc. Sai fora.
[Best Cars] Há muito tempo leio as publicações da Best e recomendo. Dá pra confiar. Parabéns aos desenvolvedores
[Data de publicação] 26/1/18
—