[Nome] Keren Botaccini Pires
[Cidade] Sorocaba
[Estado] SP
[Modelo] Ford Ka
[Versão] 1.6
[Motor] 1.6
[Ano-modelo] 2004
[Quilometragem atual] 150.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 2
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Um carro bacana, gostosinho de dirigir e responde muito bem, rápido ágil e chama pra correr o meu é a versão action 1.6… me divirto demais com esse carrinho…. Da 150km fácil, chamo ele de joaninha do mal, o meu é preto ar condicionado, direção hidráulica.. uma belezinha
[Principais aspectos negativos] Difícil de achar algumas peças específicas do modelo, motor Zetec Rocam esquenta bastante, tive muito problema de aquecimento… Quando comprei estava largado, investi um dinheiro significativo nele, porém era mal cuidado pelo antigo dono, estava judiado e é bem difícil achar esse modelo e os que acha tá bem ruim. Então se achar um em excelente estado não fique pechinchando, o dono não vai ceder.
[Defeitos apresentados] Somente o aquecimento comum do Zetec Rocam…
[Best Cars] Fico feliz em participar e poder ajudar outros futuros donos de ford Ka … Acho uma excelente idéia da Best Cars.
[Data de publicação] 19/2/21
—
—
[Nome] Rodrigo Canozi
[Cidade] Piraquara
[Estado] PR
[Versão] GL
[Motor] Rocam 1,0 8v
[Ano-modelo] 2007
[Quilometragem atual] 150.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 3
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Diversão a baixo custo, como não se apaixonar por ele, mesmo a versão 1.0 é um carro ágil no anda e para das grandes metrópoles. O motor possui 90% do torque a 2.000 rpm, e o torque máximo chega a 2.750 e se mantém até 3.250 rpm, porém após essa rotação ele perde bem pouca coisa, só após a rotação de potência máxima em 6.000 rpm, é que da pra sentir a perca, mesmo assim ele segue saudável até sua faixa de corte, e como “gira” esse motor! , vai até 6.600, 6700 por aí, considero uma obra prima dos anos 2000. O câmbio com relações curtas considero o responsável pela “esperteza” do Ford Ka, aliás, com bons engates, curtos e macios, tornam mais agradável a dirigibilidade. Na estrada se viaja tranquilo na velocidade das vias, 110, 120kmh, porém o escalonamento curto do câmbio o torna ruidoso em velocidades mais altas, a 120kmh o motor trabalha a 4.500 rpm, tornando cansativo uma viagem mais longa por exemplo.
[Principais aspectos negativos] É um carro para andar sozinho ou em dois ocupantes no máximo, passou disso ele vai sentir, principalmente em ladeiras, e se ligar o ar então, ele vai sofrer, não pode ter medo de rotação, pra ele render nessas condições só com rotação acima alta. Sinto falta de um conta-giros, apesar de ter experiência com rotações pela audição, a questão visual nos deixa mal acostumado, e realmente faz falta. O sistema de arrefecimento merece atenção, logo que peguei o veículo fiz uma revisão completa no sistema.
[Defeitos apresentados] O modelo que comprei já esta com 175 mil kms, portanto ja tive fazer algumas coisinhas, mas nada grave, O ar quente não está funcionando mas no geral está firme e forte, com todo fôlego, posso citar, pastilhas, troca de óleo, filtros, pneus, etc…
[Comentários adicionais] Meu Ka azul marinho metálico, é um carro que traz muita satisfação, cuido bem dele, pois me leva a qualquer lugar custando barato e trazendo o mínimo de conforto nos padrões de hoje, tive sorte de encontrar um modelo completo, com Ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, o charmoso ‘reloginho’ analógico no central do painel, e a dirigibilidade, quem anda se apaixona, fico imaginando as versões Xr, e Action com motor 1.6, deve ser um espetáculo, ainda terei um Xr de estimação
[Best Cars] Um site que traz muita informação de qualidade, recomendo
[Data de publicação] 26/7/19
—
[Nome] Silvio Moraes
[Cidade] Chapecó
[Estado] SC
[Versão] Action
[Motor] 1.6 8v
[Ano-modelo] 2004
[Quilometragem atual] 80.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Especificamente os modelos XR 1.6 e Action 1.6 (o meu no caso) são os melhores Ford Ka que já foram feitos (contando todas as gerações) no que diz respeito a desempenho e comportamento dinâmico, tanto que são mitos nos track days nas pistas pelo país. O motor Zetec Rocam 1.6 empurra os 930kg do Ka facilmente, o entre-eixos curto o faz parecer um kart nas curvas, anda demais, curva demais e é ótimo de dirigir esportivamente esse hot hatch. O meu é completo ar condicionado, direção hidráulica e vidros e travas elétricos, não há no mercado um carro para quem gosta de se divertir com um custo benefício tão espetacular. Quem tem um inteiro dificilmente se desfaz, o meu está com 80mil km pretendo ficar com ele pra vida toda mantendo a manutenção em dia ele jamais da problema!
[Principais aspectos negativos] Eu destaco dois pontos que me incomodam no Ford Ka Action 1.6 2004: Forração das portas que se vc precisar fazer alguma manutenção e tirá-la é uma dificuldade de acertar depois a fixação, jamais volta a ficar como era, e o principal ponto negativo e único na parte mecânica é o sistema de arrefecimento que falta um medidor de temperatura e se vc não cuidar ele esquenta mesmo, o meu depois q comprei mandei fazer uma limpeza e substituição de todos os itens do arrefecimento e nunca mais deu problema, mas as pessoas geralmente descuidam e a maioria dos Kazinhos Zetec Rocam já passaram por problemas de arrefecimento, cuidando isso é um tanque de guerra esse motor.
[Defeitos apresentados] Estouro da bomba de água que era original ainda, único defeito apresentado.
[Concessionárias] As vezes que eu procurei não tinham peças por conta de ser um carro com mais de 10 anos de uso, então não tenho o que falar.
[Comentários adicionais] melhor custo benefício para quem gosta de pilotar esportivamente.
[Best Cars] Melhor site para o objetivo de ler avaliações de quem é dono dos veículos.
[Data de publicação] 22/2/19
—
[Nome] Luciene
[Cidade] Rio de janeiro
[Estado] RJ
[Versão] Ford ka Action
[Motor] 1.6
[Ano-modelo] 2007
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 3
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Motor Zetec é o máximo ainda mais 1.6 o bichinho corre muito é leve….a direção é suave. Tenho ele há 10 anos e quando comprei tinham 5.000 km rodados e hoje ainda não passou dos 30.000 km. Subo ladeiras em 3 com ar ligado e ele não nega fogo. A manutenção não é cara levo sempre nos mesmos mecânicos e eletricistas isso favorece a mim e ao carro. Sempre leio o manual e eu mesma compro todos os líquidos que ele precisa e entrego para colocarem, além de ter no porta malas reservas de óleo, DOT, lâmpadas etc Eu não rodo muito com ele, mas apesar de ser 1.6 é econômico, cabe em qualquer lugar. É completo e perfeito para solteiros e pessoas pequenas. Não tive problemas com a direção, vidros, suspensão nem motor. O seguro também não é caro por não ser um carro visado.
[Principais aspectos negativos] As portas são revestidas de um material vagabundo soltaram e troquei. Os freios não seguram ele muito bem tem que pisar fundo para conter o motor 1.6 Este ano tive um problema com o arrefecimento custei a entender o que estava acontecendo depois de muito falar com o mecânico descobri que o reservatório estava furado quase perdi o motor. Não é confortável para os caronas atrás. O porta malas é pequeno, mas isso eu já sabia. Do ano passado pra cá começou a entrar água embaixo dos pedais.
[Defeitos apresentados] Não. Ele só teve os desgastes comuns há um carro com 10 anos de uso.
[Comentários adicionais] O meu Ford Ka é completo e não tive nenhum problema com ele que poderia ser considerado anormal.
[Best Cars] Acho muito útil poder trocar informações sobre os nossos carros. Li tudo o que foi postado aqui sobre o KA e vi que estou no lucro porque apresentou poucos problemas.
[Data de publicação] 1/12/17
—
[Nome] Henrique Romagnoli Ferreira
[Cidade] Porto Alegre
[Estado] RS
[Versão] GL
[Motor] 1.0
[Ano-modelo] 2003
[Quilometragem atual] 110.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Além de ser um carro prático no dia-dia, ele é bastante econômico
[Principais aspectos negativos] Tenho ainda o seguinte problema nele, froram trocados os 2 amortecedores traseiros, mas mesmo assim continuam fazendo um ronco, quando chove entra agua por baixo do para-choque frontal, em viagens longas com chuva, o porta-malas fica completamente ensopado, falta uma BOA vedação na traseira.
[Defeitos apresentados] Válvula termostática emperrou na volta de uma viagem.
[Data de publicação] 16/1/15
—
[Nome] Victor Viana
[Cidade] Brasília
[Estado] DF
[Versão] GL 1.0
[Ano-modelo] 2007
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 140.000 km
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito
[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 2
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 1
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] É um carro econômico, leve e com um motor potente, muito agradável de dirigir. É gostoso de dirigir, mas é um carro 1.0 pequeno, então não crie expectativas exageradas.
[Principais aspectos negativos] Suspensão e direção se desregulam e necessitam de manutenção regularmente. Acabamento das portas tem data para estragar, no meu caso foram os dois na mesma época. É um carro sensível, aguenta o dia-a-dia mas se for para trabalho, melhor manter um carro mais preparado.
[Defeitos apresentados] 1. Válvula termostática (2x) . 2. Suspensão (balança, pivô, caixa de direção) com certa regularidade; 3. Painel do veículo (na garantia, resolvido) 4. Entrava água pela parte de baixo em dias de chuva (resolvido)
[Comentários adicionais] Óleo do motor sempre 5w30 pois tem um motor bom, mas sensível. Usar sempre aditivo, cuidar direito não faz mal. Acabamentos não são muito bons, poderiam ser melhores, mas talvez sejam hoje em dia. Fazer sempre alinhamento e balanceamento. Apenas cuide bem e terá manutenção barata, se não cuidar vai pagar mais caro depois.
[Data de publicação] 26/9/14
—
[Nome] Caio Pacheco
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[Versão] GL Class
[Ano-modelo] 2007
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 90.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 2
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] O espaço para ocupantes da frente, o motor Zetec Rocam que enfrenta qualquer lugar além da confiabilidade. Os faróis iluminam muito bem. O Seguro não é caro por ser um carro que não visado. A manutenção é barata, então consegue encontrar vários ford Ka’s todo original (tipo o meu), econômico. Bom de curva. Muitos dizem da suspensão, contudo possuo o carro a dois anos e nunca tive problemas com isso, nem o antigo dono (meu primo).
[Principais aspectos negativos] Espaço para os dois passageiros do banco traseiro, odeio andar no banco de trás de qualquer Ka dessa geração pois tenho 177 de altura e a cabeça bate no teto o os joelhos no banco da frente. Muitos acham que é carro de mulher, mas a esportividade e o prazer em dirigi-lo me faz esquecer desse detalhe. Para-choques frágeis.
[Defeitos apresentados] Lâmpada do farol baixo queimou, precisei fazer a limpeza da injeção eletrônica devido a qualidade do combustível, precisei trocar a válvula termostática, fora isso manutenção normal.
[Comentários adicionais] Adoro o “Pachecão”, meu grande parceiro, utilizo para tudo e nunca me deixou na mão. Uma diversão dirigir ele pelo tamanho, estabilidade incrível e a melhor posição em dirigir em relação aos carros dessa categoria. Se você é solteiro(a) ou casado(a) sem filhos é melhor opção nessa categoria. O meu preto com o kit class é show.
[Best Cars Web Site] Sempre acompanho o site, a muitos anos mesmo antes de completar 18 anos (hoje tenho 22) acompanhava todas as matérias.
[Data de publicação] 12/9/14
—
[Nome] Bruno L.
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[Versão] GL 1,0l
[Ano-modelo] 2005
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 90.000 km
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito
[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 2
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 1
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 3
[Desempenho] 3
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 3
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Sou o único dono e o carro está com 95 mil Km, foi usado diariamente nos últimos 9 anos e não se sente o desgaste de uma forma geral. Basta um mínimo de cuidado pra que ele se mantenha rodando, e as peças são razoavelmente baratas e de fácil obtenção.
É um dos carros mais prazerosos de guiar independente de preço, tamanho, potência e o que for. Posição do condutor e comandos é excelente. Acabamento é honesto.
[Principais aspectos negativos] Algumas peças, de acabamento principalmente, tem “prazo de validade”. Os painéis das portas ficam com o tecido solto, murcho, e a espuma acaba. A espuma do banco do motorista também foi cedendo ao longo do tempo.
Há espaço para alto-falantes apenas nas portas, tendo sido obrigado a comprar outro tampão do porta-malas para poder contornar o problema.
Estepe fica embaixo do carro, sujeito aos “amigos do alheio”. Projeto do sistema de arrefecimento tem falhas. Espaço do banco traseiro restringe adultos a pequenos trajetos.
Isolamento de ruídos/vibração é deficiente, principalmente os provenientes do motor.
[Defeitos apresentados] – Vidro elétrico do passageiro (motor trocado em garantia);
– Sistema de arrefecimento obstruído por sujeira;
– Tampa do reservatório de expansão espanou, vazava água;
– Contato do botão do vidro elétrico;
– Ar quente parou de funcionar 3x (válvula);
– Mangueira do fluido de freio enroscou em algo e rasgou, baixando o pedal e vazando fluido;
– Vidro elétrico do passageiro pára no meio do caminho, não sei se é motor “abrindo o bico” ou a canaleta que entortou;
– Trava elétrica pára de funcionar, de vez em quando, na porta do motorista;
– Quando frio marcha lenta fica muito, muito baixa nos 2 primeiros minutos, trepidando horrores.
[Concessionárias] Usei poucas vezes e foram pouco eficazes nas vezes em que não agravaram os problemas. E esqueceram de me carimbar o manual na 2ª revisão…
[Comentários adicionais] O carro é muito agradável, dá vontade de dirigir só por dirigir.
Posição dos pedais é perfeita para o punta-tacco, alavanca de câmbio justa e à mão e o volante é absolutamente perfeito em peso e sensibilidade. Comportamento dinâmico é único pelos balanços dianteiro e traseiro praticamente nulos.
Freios não são tão bons, discos não-ventilados perdem eficácia (fading) com alguma facilidade e as pastilhas gastam rápido. Nada que comprometa a segurança, no entanto.
É econômico à beça. Faz 12km/l em SP, com muito trânsito. Minha pior marca, em 9 anos, é 10,5km/l de média. A melhor, em rodovia, é 17,5km/l.
O motor é bom, mas não empolga como o resto do conjunto. Ruído não é agradável em nenhuma rotação e a embreagem patina em trocas rápidas.
Suspensão é boa, não é mole nem dura em excesso, rola muito pouco em curvas e o carro pula pouco no rali de buracos/remendos de SP. Pelo entre eixos curto e pelo próprio tamanho do carro poderia ser bem pior.
[Best Cars Web Site] Indispensável, é referência maior que as tradicionais impressas.
[Data de publicação] 15/8/14
—
[Nome] talo damaceno kuronuma
[Cidade] sao paulo
[Estado] SP
[Versão] GL
[Ano-modelo] 2000
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 200.000 km
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo
[Estilo] 1
[Acabamento] 1
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 2
[Itens de conveniência] 1
[Espaço interno] 2
[Capacidade de bagagem] 1
[Motor] 3
[Desempenho] 3
[Consumo] 5
[Câmbio] 1
[Freios] 3
[Suspensão] 1
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] a facilidade e consumo, carro prático pra “bater dia-a-dia”
[Principais aspectos negativos] suspensão nao aguenta, mal projetada, caixa de direção que ja troquei 3 vezes…e o cababamento das portas, que já se tornou o mal do carro, que são de madeira e plastico.
[Defeitos apresentados] idem…
[Comentários adicionais] carro bom para viagem somente a dois….tem uma certa estabilidade. ja viajei com ele para o PR.RJ, e pego estrada direto ;;;;
[Best Cars Web Site] melhor site ….antes de comprar seu auto, consulte primeiro aqui para tirar duvidas
[Data de publicação] 18/7/14
—
[Nome] Maicon Junior Preuss
[Cidade] Sapiranga
[Estado] RS
[Versão] One MP3 1.0
[Ano-modelo] 2007
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 90.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo
[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 2
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] O estilo! É um caso de “ame ou odeie”. No início sempre torci o nariz quando via o Ka, achava feio e dizia que nunca teria um carro tão feio quanto esse, porém o mundo dá voltas e o meu Kazinho foi objeto de desejo por uns 2 ou 3 anos.
Consumo… quando bem regulado faz o que promete, anda bem com um consumo relativamente baixo, porém se o pé for pesado ou estiver desregulado bebe como um 2.0.
Estabilidade é um ponto incrível!! Dá para fazer curvas fechadas, abertas, rápidas e devagar que o carro não perde a traseira e a estabilidade, sem contar que é muito gostoso de dirigir. Acho que os pneus 185/65 R14 (originais da série MP3) ajudam na estabilidade.
Consumo! Quando peguei o meu fazia 10 km/l, na rodovia ou em trecho urbano. Agora está fazendo entre 17-18 km/l na rodovia sem ar, com ar condicionado fica em torno de 15-16 km/l, em vias urbanas ainda não fiz o teste, mas imagino que fique próximo de 13 ou 14, pois na média faço 15 km/l.
E por último, não poderia deixar de mencionar essa jóia que está sob o capô: O motor Zetec Rocam de 65cv, à época era o melhor motor que havia entre os carros da categoria. Anda bem (já coloquei 165-170, mas apenas para ver até quanto ia), tem ótima retomada, responde muito bem quando o carro não está carregado, tem um torque interessante pelo tamanho do carro, enfim sou só elogios para esse motor, tanto que está aí até hoje nos carros da Ford. Sem contar que já escutei muito mecânico ser só elogios ao Zetec!
Ar condicionado muito bom, gela muito bem o interior do carro.
Facilidade de estacionar, cabe até em vaga de moto!!
[Principais aspectos negativos] Painel de instrumentos pobre… só conta com velocímetro e odômetro, não entendo como a versão mais completa do Ka modelo antigo não ter conta giros (que eu saiba esse item tem apenas no XR que é 1.6, mas o XR vinha com vários mimos, acho que tinha até air bag), mas para quem sabe o momento certo de trocar as marchas não há problemas.
Suspensão ruim, já pedi para o mecânico olhar, mas ele me diz que está boa, mas mesmo assim bate demais.
O porta-malas eu não considero como ponto negativo, afinal faz parte da proposta do carro e quem compra sabe disso, nunca me deixou na mão. O porta-luvas sim, esse acho pequeno só me serve para deixar os documentos do carro e apenas isso.
Para-choques e suas presilhas que sempre soltam. O meu não deu problemas quanto a isso, mas o meu pai vive enfrentando estes problemas com o dele que é mais antigo.
Falta de sensor de temperatura do motor… mesmo caso do conta-giros faltando. Ok que a proposta era um carro popular, mas em um modelo com direção esportiva, bancos diferenciados, abertura interna do porta-malas, direção-hidráulica, ar-condicionado, faixas laterais e retrovisores da cor prata esses pequenos itens não fariam diferença em quem fosse comprar.
Óleo do motor extremamente caro! Há poucas semanas o frentista quis me cobrar 50 reais o litro do óleo 5W30… troquei com meu mecânico pagando “míseros” 32 reais o litro.
Rádio original (daí o nome MP3 do modelo) não ter entrada USB, o rádio combina muito com o painel e um original é 400 reais no mercado paralelo e usado. Resolvo a situação com um cabo P2 e entrada auxiliar e o bom e velho CD de mp.
[Defeitos apresentados] Vários! Estou com o carro há menos de meio ano e já gastei um bom $$ com o mecânico, mas isso eu sabia que teria que fazer porque o carro já beirava os 7 anos quando eu peguei e há um desgaste natural das peças, mas o antigo dono pelo jeito só colocava gasolina e andava e mais nada!
– Falta da tampa do porta-luvas. Não sei como o antigo dono perdeu isso, só consegui a peça através de um desmanche e comprando a peça pela internet de SP, mesmo assim não achei o original que era preto, estou com um cinza.
– Carro com a geometria e balanceamento totalmente irregulares, puxando muito para a direita. Parcialmente resolvido com geometria e balanceamento.
– Buzina veio com defeito, parece buzina de carro de criança, mas ainda resolvo isso.
– Carro bate demais, a suspensão parece muito macia, já pedi para dar uma olhada, mas o mecânico garante estar Ok.
– Espelhos retrovisores externos batem muito, fazem um barulho infernal em ruas de calçamento, outro item a ser resolvido.
– O antigo dono não conhecia manutenção preventiva, então tive que trocar reservatório de água quando fui trocar o fluído do radiador.
– Consumo excessivo!! Nas primeiras medições que fiz o carro fazia 10 km/l em trecho misto com 70% de rodovia. Levei ao meu mecânico de confiança e relatei o problema, trocamos filtro de ar, ar condicionado, limpeza de bico injetores, revisão das velas, filtro do motor, do óleo, de combustível, scanner para possíveis problemas na injeção eletrônica e módulo teste para verificar o consumo resolveram o problema.
– Desbalanceamento do carro, puxava demais para a direita. Parcialmente resolvido com geometria e balanceamento, acho que o serviço não foi muito bem executado, afinal comprei o serviço por um site de compras coletivas e o preço foi 1/3 do valor de mercado.
[Concessionárias] Muito caras, não utilizo. Poucas vezes pesquisei peças nas concessionárias, mas nas vezes que o fiz fiquei espantado com o preço cobrado. Adquiro o que preciso no comércio paralelo, compro peças originais por um preço bem mais em conta.
[Comentários adicionais] O carro é maravilhoso, sempre quis ter um Ka dos antigos. Penso que o modelo novo (que está saindo de linha) perdeu a identidade, ficou muito parecido com os demais carros que já existem, o modelo antigo era único, com desenho particular. Algo que não se vê nos carros e modelos de hoje, vejam só o modelo foi lançado em 1996/1997 e ainda possui linhas arrojadas e atuais.
O consumo é dos seus pontos fortes, mas gastei muito combustível e dinheiro até acertar o carro como eu queria.
O conceito do carro é esse mesmo, um carro pequeno para ser utilizado por até duas pessoas com conforto. Porta-malas pequeno e pouco espaço nos bancos traseiros são características, não defeito, quem reclama disso como se fosse defeito do carro deveria ter escolhido outro hatch, afinal haviam outras opções mais espaçosas na sua categoria e época.
Ainda levo mais um meio ano até acertar tudo que eu quero no carro e deixar como eu quero! Mas ficará lindo.
É um caso de amor e ódio, no meu caso é amor, como meu primeiro carro não pretendo me desfazer dele pelos próximos 5 anos pelo menos. Atende às minhas necessidades muito bem, sempre ando sozinho, quando muito a “nega véia” vai junto e o Kazinho da conta do recado.
Tem tudo o que eu preciso e quero: tem direção hidráulica, ar condicionado, abertura do porta malas interna, consumo baixo, motor excelente para o carro e facilidade de estacionar.
[Best Cars Web Site] Sempre leio e o “teste do leitor” foi fundamental para eu decidir qual carro comprar, afinal estava entre um Ka, Clio e Uno e decidi pelo kazinho!!
[Data de publicação] 21/3/14
—
[Nome] Maciel Rei Junior
[Cidade] Itajaí
[Estado] SC
[Versão] GL Tecno
[Ano-modelo] 2000
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 70.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito
[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 3
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Ele é muito ágil, prático, tem uma divertida posição de dirigir realçada pelo volante esportivo (que equipa algumas versões, como o meu), espaço bom pra quem vai na frente, atrás somente em uma eventualidade, o porta malas feito sob medida para compras semanais, o design do tipo ame ou odeie tem seu charme, as linhas do painel são bacanas, destaque para o relógio analógico no centro do painel, a visibilidade é muito boa. O motor Zetec RoCam é excelente, tem um desenvolvimento razoável e surpreende em subidas (claro com o ar condicionado desligado), consumo comedido; média de 10 km/l, a suspensão tem um acerto confortável, não é um veículo visado em roubos, você que é solteiro ou mulher ele é perfeito. O meu é um Ka Tecno 2000 (série especial, apenas 800 fabricados) completão com 75.000km, faço as revisões metodicamente. Estou com esse sapinho prata há 19 meses e não pretendo me desfazer deste bom carrinho.
[Principais aspectos negativos] Os freios tem tendência a travar, a ausência de um conta giros e de um termômetro é uma falta grave. E nem pense em ligar o ar condicionado com o veículo cheio e tentar ultrapassar ou subir algum lugar íngreme, ele vai rastejar igual a rainha da Inglaterra, e por fim o preço absurdo de algumas peças na concessionária, e só.
[Defeitos apresentados] Assim que adquiri ele entrava água em dias chuvosos, comprei uma película na concessionária por R$:30,00 que deveria vir de fábrica. A válvula do ar quente quebrou: R$:170,00, e o recirculador do ar parou de funcionar, todos de fácil reparo.
[Concessionárias] Efetuo a troca de óleo e filtros apenas em concessionária, o valor das outras peças são estratosféricos, mas tem a pronta entrega, como exemplo cito o recirculador de ar que nas concessionárias do Brasil cobram R$:325,00 e em países da Europa a mesma peça custa no máximo US$:25,00, o atendimento é muito bom, mas cobra caro para manter um popular, lamentável.
[Comentários adicionais] Em linhas gerais, é um carrinho ótimo, tem suas limitações, indubitavelmente esperto no trânsito e uma facilidade para estacionar ímpar, barato de ter e manter ele é uma ótima opção na faixa dos 10 mil reais.
[Best Cars Web Site] Este espaço para que os proprietários possam dar seus depoimentos, experiências, histórico e avaliações dos mais variados veículos é muito considerável e influente, ajuda desde aqueles que pensam em adquirir ou aqueles que já tem um e querem compartilhar informações e até ajudar a resolver problemas e ratificar as virtudes de cada carro que amamos tanto.
[Data de publicação] 12/7/13
—
[Nome] Marcelo Rodrigues de Vasconcellos
[Cidade] Belo Horizonte
[Estado] MG
[Versão] GL 1.0
[Ano-modelo] 2005
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 90.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 1
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 2
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Não há como não destacar: o design. Logo que saiu o carro, torci o nariz como todo mundo. Porém, o carrinho sempre me intrigou. Depois da remodelação feita pela Ford Brasil, que atingiu principalmente, mas não só a traseira, sempre quis um. Além disso, o Ka destaca-se pela boa posição de dirigir, com ótimo espaço pras pernas e cabeça. A suspensão é das melhores. Mais pra esportiva, mas sem ser desconfortável como um Gol. O câmbio também é muito bom. A direção hidráulica é maravilhosa, sem leveza excessiva. Os faróis iluminam tudo pela frente. O design interno é muito criativo, gosto muito do reloginho, e o acabamento é dos melhores entre os concorrentes. Consumo depende muito de como se dirige, mas é dos mais econômicos 1.0s que já tive. Melhor que meus Fiats, mas um pouco menos econômico que O Logan de minha esposa. Por fim, a corrente do motor proporciona tranquilidade pra quem compra um carro usado.
[Principais aspectos negativos] Muito do que o pessoal reclama faz parte do carro. Ao comprar já sabia que o carro era assim: limitado espaço interno, barulhento, pequeno porta-malas, lataria exposta, mas esses não me chateiam. Outros, também, claro, também já sabia, relevei pois é um bom carro pra dirigir, mas mesmo assim me incomodam. Ausência de marcador de temperatura ou RPMs, pequenos espelhos laterais, pneu sobressalente sob o assoalho, fragilidade dos para-choques, porta-luvas mal acabado, pequenos porta-mapas.
[Defeitos apresentados] Escrevi este relato pois meu carro apresentou os mesmos problemas dos colegas aqui. Superaquecimento. Daí tive que aplainar a junta do cabeçote, e ao fazerem o serviço também trocaram a sede das válvulas que estava muito desgastada. Quando isso foi feito, trocaram a carcaça da válvula termo-estática, e agora a água tornou a baixar e foi necessário trocar o corpo da mesma. Ou seja, se você comprar um Ka, mais dia menos dia vai ter de fazer o mesmo. Além disso, o chicote da bomba de gasolina queimou e o carro teve de ser rebocado pela 3a vez (a 1a e 2a foi qdo ocorreu o superaquecimento). Troquei também a cebolinha pois o carro começou a vazar óleo Finalmente, apagou a luz do painel de instrumentos cuja causa foi o rompimento da trama da fiação (é isso o nome?). Ah! O ar só gela qdo o re-circulador tá ligado, sem ele estar acionado, sopra muito fraquinho. Acho que deve estar com defeito, mas vou mexer nisso só mais adiante.
[Concessionárias] No meu caso comprei o carro usado na concessionário Espaço em BH. Fui surpreendido pois realmente honraram a garantia. No 1o superaquecimento, 1 mês e meio após ter comprado o carro, consegui contornar o problema e levar ao meu mecânico que me disse ser necessário trocar a junta do cabeçote. Ao informar a Espaço, eles rebocaram o carro até lá, trocaram a carcaça da válvula termo-estática e disseram que tava tudo bem. Mais um mês e meio, passado dois dias do fim da garantia, novo superaquecimento, com toda a água vazando de uma vez. Liguei pra concessionária, nem brigaram, rebocaram o carro e pagaram pela nova junta e tal. Enfim, fiquei feliz pois realmente cumpriram com seus deveres.
[Comentários adicionais] Apesar dos problemas, o Ka é muito bom de dirigir. Peguei ele por uma série de circunstâncias, entre as quais as mais importantes foram o fato de eu ter mudado de vida e passado a estacionar no centro de BH todos os dias e por isso queria um carro “pra bater”. Também, cansei da eterna troca e troca e decidi comprar um carro mais velho, e do qual gosto, pra não perder tanto dinheiro. Há anos ouço histórias de como os carros melhoraram e aguentam mais. Resolvi colocar isso a prova. Hoje em dia, temos uma importante ferramenta que é a internet. Nela pesquisei bastante e vi que todos os problemas relatados acima são comuns ao carro, então entrei nessa de olhos abertos. O Ka tem boa dirigibilidade, manutenção barata, seguro em conta. Pela idade, o IPVA também não assusta. Decidi pelo carro por isso, pois Palio e Uno tem seguro caro, Corsa e Celta são pequenos demais, o Fiesta 1.0 é pesado pro motor. O único outro carro que apresentava o mesmo custo benefício do Ka, era o Clio, mas no caso temia pela possibilidade de peças caras e dificuldade de achar. Enfim, o Ka sempre me interessou, atendia meus anseios (qto a minhas circunstâncias, preço de compra, completinho, acabamento razoável) e agora estou de dedos cruzados pra que a fase de “ajustes” terminou e o carro possa me servir bem por uns 4 a 5 anos mais.
[Best Cars Web Site] Entre outras ferramentas que usei, esta do espaço do leitor foi de fundamental importância. Vi que os relatos dos donos batiam com as reportagens sobre o Ka (e vi tudo se confirmar em meus quase 8 meses com o carro), e apesar disso, a maior parte dos donos estava satisfeita com o carro. Vi que os defeitos do carro eram toleráveis (pra mim) e contornáveis. Acho que qualquer um deveria ter a leitura deste espaço como indispensável no seu processo de avaliação de qual carro comprar. Obrigado BestCars!
[Data de publicação] 19/4/13