[Nome] Cid Scala
[Cidade] Belo Horizonte
[Estado] MG
[Versão] Suzuki S-Cross GLS
[Motor] 1.6 16V
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Completo! Todas as sopas de letrinhas da eletrônica embarcada atual, uma excelente central multimidia de 8′ com sistema Android (é um tablet!) que permite instalar tudo o que voce quiser sem bloqueios pré-estabelecidos de fabrica (o HRV nao te da liberdade de instalação), Xenon, Teto-solar espetacular, tração 4×4 AllGrip de última geração que pode controlar a disponibilidade de torque individualmente para cada roda, economia impressionante graças ao baixíssimo peso do carro e um desempenho HONESTO (nem SOBRA motor, nem chega a faltar também, mas a Suzuki poderia disponibilizar os 140CV e o comando de válvulas do motor esportivo do Swift…). Muito conforto a bordo, suavidade do CVT com 7 marchas simuladas com esmero pela engenharia da Suzuki (façam um test drive no HRV, no Corolla e no S-Cross para entenderem o que eu quero dizer com isso). O comando de válvulas permite uma resposta mais esportiva e nervosa do motor através da opcao SPORT do controle de tração (a mudança do comportamento do motor é imediata, inclusive imputando 20% do torque ao eixo traseiro de maneira incondicional). Os comandos de troca de marcha no volante através de “borboletas” sao funcionais para as ultrapassagens e muito importantes nas reduzidas em longos trechos de descida onde o uso constante do pedal do freio implica no desgaste desnecessário de pastilhas, bem como em tomada de curvas com mais torque para retomadas quando antecedem subidas. Fiz uma viagem recentemente e o carro não fez nada feio, pelo contrario, surpreendeu carros com motorização 2.0 em subidas e ultrapassagens!
[Principais aspectos negativos] A compra deste carro é racional. Porque? Porque no raciocínio rápido, quem justificaria comprar um veiculo 1.6 16V CVT 4×4 e ainda pagar mais de R$100 mil quando no mercado se encontra, por exemplo, um Renegade Diesel Sport, ou um HRV 4×2 bem mais barato porem com motorização 1.8 do antigo Civic? Pois bem, então voce começa a estudar estes veículos em suas fichas técnicas e vai encontrar o esmero da engenharia japonesa. Tudo muito leve, aços especiais, alumínio etc. E entao vou entrar nos aspectos NEGATIVOS: pouco isolamento acústico provavelmente por conta da redução de peso (provavelmente…), com isso se ouve bem o motor nas acelerações mais fortes (CVT…) mas o que nao chega a ser chato se entender o projeto que nao é de um sedan chato para velhos rsrsrsss. Ainda no campo da eficiência acústica, o barulho do compressor do ar-condicionado quando o som do carro esta deligado, dentro da garagem por exemplo, parece que até que vai quebrar!
Por fim, acho que no limite, a questão do desempenho ficou numa conta em que os japoneses optaram pela ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL: existe um motor no Swift Sport que é o capeta e rende facil 140CV e com bastante economia ainda, mas a Suzuki optou disponibilizar para este carro apenas os 120CV. De tão leve que é o S-Cross, nem parece que é apenas 1.6 mas fico imaginando este carro com 140CV… Ja encontrei na internet uma motorização disponibilizada para a Europa chamada TurboJet com 140CV e torque melhor que este do motor aspirado do Swift, vai ficar muito bom aqui no mercado brasileiro, se vier.
[Defeitos apresentados] Nada ainda, e se for como os outros dois Suzukis que ja tive, nada vai aparecer de grave.
[Concessionárias] Um fato interessante e que vou solicitar apoio da fabrica Suzuki para solucionar: o foco dos farois altos está excessivamente elevado. Fui levar na concessionaria e… ninguem sabia mexer! Isto foi constrangedor.
[Comentários adicionais] Estudei muito este carro, estudei e fiz test drive em todos os carros da concorrência dentro desta proposta SUV cross-over, até o Volvo V40 Cross Country! E a quantidade de tecnologia deste Suzuki me surpreendeu MUITO! Economia, baixíssimo custo operacional, robustez, capacidade off road suficiente para chegar em praias ou fazendas com estradas de terra (subidas…) meladas nas chuvas, realmente valorizando cada centavo gasto na sua aquisição!
[Best Cars] Aqui é uma referência tecnica para todos os amantes da mecanica e do automobilismo!
[Data de publicação] 22/4/16
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[Nome] K.L
[Cidade] Curitiba
[Estado] PR
[Versão] scross, GLX, All Grip
[Motor] 1.6 16V
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Carro completo em itens de segurança, tanto ativos como passivos. Estabilidade de “Kart”, ótimo consumo (14,2km/l na cidade!!!). Fácil e agradável de dirigir, principalmente em transito pesado, até parece uma sala de estar de tão silencioso e confortável (em relação a ruídos externos e motor até 3.000rpm), além de espaçoso. Possui diversas regulagens de assento e volante. Os sensores de estacionamento são bem calibrados e auxiliam bastante em manobras. O carro não bate nada, sem rangidos e “grilos” quando se anda em estrada ruins, mostrando que é bem montado com bom acabamento. Não percebi pontos cegos, outra qualidade do Scross. Possui bom sistema de áudio.
[Principais aspectos negativos] O motor é barulhento a partir de 3.000 rpm (para meu gosto), porém percebo que vem diminuindo conforme o motor amacia, inclusive o consumo que já é bom melhora cada vez mais. Outro item que é barulhento, mas também percebo que vem diminuindo é o liga e desliga do compressor do ar condicionado quando o mesmo é acionado em modo auto. Nada mais…
[Defeitos apresentados] Não
[Concessionárias] Sempre fui bem atendido
[Comentários adicionais] O scross não é um carro para quem procura grande desempenho, pois o motor dele é na medida, 120cv, não sobra e o cambio é CVT, porém é suficiente para dirigir com segurança, conforto e economia, portanto cuidado em ultrapassagens, principalmente se você está acostumado com carros de maior potência e desempenho. O modo “sport” e “paddle shifts” ajudam, mas não fazem milagres (para mim tá bom). Claro que, como comentei anteriormente, venho observando mudanças positivas, conforme o motor vem amaciando (cada vez mais econômico, motor silenciando, compressor do ar e desempenho). Para mim a compra de um carro é algo importante, por isso levei o tempo que julguei necessário para escolher, foram muitas visitas a concessionárias, testes drives, conversa com vendedores, comparando, analisando, pesquisando, opinião de donos, etc… Foram opções, como: Hrv, renegade, subaru XV, ASX , 2008. Optei, felizmente, pelo Scross. A aquisição foi consciente, inclusive em relação a esta questão do “desempenho” apesar de não ter sentido diferenças tão significativas com os outros, o carro é leve em comparação ao demais (peso x potência) se você está na dúvida, como eu estive, faça um teste drive.
[Best Cars] Ótimo canal de pesquisa!
[Data de publicação] 26/2/16