[Nome] Jose Eduardo Silveira
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ
[E-mail] edmalf@uol.com.br
[Versão ] V70 Turbo T-5
[Ano-modelo ] 1998
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual ] 62 000
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Porta-malas] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 3
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 3
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 2
[Principais aspectos positivos ] Realmente tenho que admitir que Volvo é mesmo para quem entende a marca e gosta , definitivamente não se trata de um “popular” apesar de que no segmento de luxo , é bem “classudo”. A tecnologia embarcada é fantástica mas também pode virar uma fonte de dores de cabeça quando começa a “pipocar”. O simples ato de se fechar uma porta já mostra a solidez do projeto que visa primordialmente a segurança passiva dos Passageiros , creio que acima deles só mesmo um jipão Hummer. O estilo apesar de “caixotão” impõe respeito e outros sentimentos menos evoluídos quando a maquina se desloca no transito, chato mas faz parte do “pacote de inconveniências” na propriedade de uma maquina dessas. O acabamento interno se bobear deixa ate as badaladas Mercedes para trás e o som então é impecável, costumo dizer a nível de brincadeira com os Amigos que “comprei uma fantástica sala de musica e mandaram um carro junto de brinde!”
[Principais aspectos negativos ] Indiscutivelmente o fator manutenção. Como o Brasil é um mercado pra lá de secundário no segmento de carros da Volvo, os modelos logo mostram que estão “desconfortáveis” rodando por aqui. No meu caso com a V-70 T-5, a suspensão é digna de andar em Indianápolis mas nas ruas do Rio de Janeiro, cada buraco é sentido na medula.O carro é um “toco” de duro e apenas fica a vontade em vias expressas como as Linhas Amarela e Vermelha ou na estrada. O consumo ( gasolina PODIUM deixemos claro , com a comum é arriscado detonar tudo) é razoável para a massa deslocada , praticamente igual a um Opala 4 cilindros , 7 na cidade e uns 10 na estrada, alias bem razoável para se ter a bagatela de 240 cavalos (declarados) estacionados embaixo do caput. O grande aspecto negativo do Volvo na realidade se refere ao verdadeiro ASSALTO a mão desarmada proporcionado pelas autorizadas da Volvo o que num final de processo contribui para uma violentíssima depreciação no preço do carro usado , literalmente queimam a marca o que é no mínimo injusto. A tecnologia embarcada praticamente inviabiliza a manutenção fora da caverna do Ali-Babá, digo , das “otorizadas”. O preço das peças é risível para dizermos o mínimo. Não fosse uma relativa facilidade de mandar vir o material de fora, certamente jamais compraria um carro desses que chega a ser quase inviável em termos de custos para pessoas ditas “normais”. Exemplos rápidos para demonstrar minha tese: Um bico injetor custa 1500 reais na autorizada , só não contam que a Bosch Brasileira fabrica o mesmo bico ( Zafira) e cobra módicos 97 reais por ele. O complicadíssimo sistema de injeção usa um sensor de ar chamado de MAF que é delicadíssimo pois usa uma raquítica resistência elétrica que quando quebra não permite reparo, na “otorizada” cobram “apenas” 2400 reais que se transformaram na América em prosaicos 195 dólares (façam as contas quando lerem essa matéria). Esses são exemplos pra lá de resumidos , as demais peças seguem o mesmo caminho , tem que ter “criatividade” e Amigos que viajam para se manter o carro nos trinques.
[Defeitos apresentados ] Fora o tal “sensor MAF” e os bicos injetores que tiveram que ser substituídos , ainda temos os sensores do ABS nas rodas traseiras , sondas LAMBDA que se estragam com a nossa gasolina pra lá de ruim (tem que ser a dele , a tal “genérica” vendida no Brasil não é compatível – antes que perguntem). Barulhos variados e ainda em fase de pesquisa, todos é claro fruto da incompatibilidade de um carro do primeiro mundo guiado nesta buracolandia em que vivemos , tem que ter paciência mas vale a pena.
[Concessionárias ] A ganância descontrolada da rede de autorizadas termina limitando a manutenção apenas ao período de garantia ou aos “riquinhos” que tiram a nota em nome da firma ( até EU!). É uma péssima política pois literalmente queima o carro e ajuda os preços a despencarem pela janela assim que cruzam a porta da autorizada o que é no mínimo injusto. Não existe justificativa para um MAF custar 195 dólares na Califórnia e 1345(dólares) na “otorizada” do Rio de janeiro , é roubo puro e simples. Os bicos injetores e todo o resto , idem.
[Comentários adicionais ] Pra se ter uma maquina dessas , tem gostar e MUITO! , afinal tem maluco pra tudo. Auxilia o fato de que o preço de um em bom estado equivale praticamente a uma dessas porcarias ditas “populares” com motor 1000 e ar condicionado, incrível mas verdadeiro. Meu problema principal foi de que apesar de pouco rodado , o antigo dono optou por variados porcalhões sem conhecimento que saíram atropelando e armando a futura bomba que estourou no MEU colo , felizmente com bastante paciência e pessoas realmente qualificadas estamos colocando novamente o bonde nos trilhos. Conselho para os incautos , se não tiverem como “mandar vir as peças” e nem tiverem acesso a bons mecânicos, troquem de calçada quando passarem perto de um Volvo, são carros espetaculares , volto a dizer acho ate que superiores a BMW e outras marcas de luxo mais conhecidas , o problema é a manutenção , quando acende uma luzinha daquelas no painel, pode pegar um ISORDIL no porta-luvas pois a pancada certamente vai doer.
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[Data de publicação] 19/4/08