O 959
Já se disse mais de uma vez que o 959 era um carro
totalmente novo -- um erro compreensível, mas um erro. A carroceria do 959 é baseada no 911; na realidade, todo 959 nasceu 911 e foi modificado, já que sua estrutura bruta era retirada das linhas de produção de Zuffenhausen e entregue a Weissach para as alterações. As mudanças do desenho externo foram definidas em túnel de vento -- a forma de acordo com a função, como nos antigos 356. |
A forma de
acordo com a função: definidas em túnel de vento, as linhas
permitiram melhorar o Cx de 0,39 para 0,31 e ainda manter
sustentação zero, importante para as velocidades que atingia |
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O interior era igual ao
do 911, apenas mais luxuoso (vidros, travas, retrovisores e bancos elétricos, carpetes especiais). Trazia inclusive a tradicional chave do lado esquerdo do volante e os cinco grandes mostradores redondos, com o conta-giros no centro. Seu estilo envelheceu, talvez devido ao excesso de
anexos aerodinâmicos, mas ainda é um carro impressionante. Por outro lado, as modificações
conseguiram baixar o Cx de 0,39 para 0,31 e ainda manter
sustentação aerodinâmica zero, essencial para as altas velocidades de cruzeiro possíveis. |
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O coração do
959: seis cilindros opostos, três sistemas de arrefecimento, dois
turbos -- o segundo atuando apenas em alta rotação |
Apesar de todo o cuidado para manter o peso em patamares razoáveis, o carro acabou bem mais pesado do que o previsto: a Porsche declarava entre 1.350 e 1.550 kg, dependendo da versão
(veja boxe). Não era pouco, mas havia motor suficiente para empurrar o carro a velocidades obscenas. |
Pistões
forjados, bielas de titânio, quatro árvores de comando, 24
válvulas: a Porsche não poupou investimentos para fazer do motor do
959 uma obra-prima |
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Como quase todo motor "a ar" é na verdade refrigerado também a óleo, o 959 contava com um enorme radiador de lubrificante na dianteira, e
cárter seco com seis captações de óleo em locais diferentes, para que uma quantidade mínima do fluido permanecesse lá, evitando o surgimento de bolhas e espuma. Ar, água e óleo: três sistemas de refrigeração! |
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