Já em 1962 a novidade era aplicada a duas unidades do Dodge Dart (ainda em geração anterior à fabricada no Brasil) e outras duas do Plymouth Fury, denominadas Turbo Dart e Turbo Fury. A turbina de terceira geração trazia um anel de difusão de passo variável
(saiba mais), o que permitia maior aceleração (de 0 a 96 km/h em 7,8 s), sobretudo porque o tempo necessário para a turbina atingir sua rotação de potência caía de 7 s para 1,5 a 2 s. |
Mais
econômicos e com melhor aceleração, os carros de 1962 -- Turbo
Dart, em cima, e Turbo Fury -- ampliaram o interesse dos americanos
pela venda de automóveis a turbina |
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Outros benefícios eram o menor consumo (o Dart conseguira 7 km/l em outro percurso de costa a costa dos EUA, apesar da maior velocidade média) e o efeito de freio-motor, obtido através de empuxo zero entre os dois rotores da turbina. Em alusão a seu bom desempenho, a Chrysler divulgava o que um jornalista escrevera após dirigi-lo: "Se você acelerar muito, segure firme seu chapéu... Eu perdi o fôlego durante uma aceleração". |
O Turbine Car:
desenho de Engel, carroceria fabricada na Itália pela Ghia e Em maio de 1963 era apresentado "The Chrysler Corporation Turbine
Car". Tratava-se de um cupê de luxo de quatro lugares e tração traseira, com acessórios de conforto como controle elétrico dos vidros e direção assistida. Fora desenhado na própria empresa por Elwood Engel, estilista trazido da Ford, onde criara o modelo 1961 do
Thunderbird, para substituir Virgil Exner. A grande semelhança com esse T-Bird já rendeu ao Turbine o apelido de "Engelbird". |
A inspiração
nas turbinas dos aviões era clara também nas molduras dos faróis do
Turbine Car. Foram produzidas 50 unidades para testes com clientes
selecionados |
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De produção limitada, o Turbine não estava ainda à venda: seria cedido a usuários de diversas regiões dos EUA -- foram envolvidos os 48 estados continentais -- para a aguardada avaliação. Seis semanas após o anúncio, a marca acumulava 30 mil inscrições de interessados. Desses, 203 pessoas (60% proprietários de algum Chrysler) entre 21 e 70 anos, sendo 23 mulheres, teriam um Turbine em mãos por cerca de três meses cada, com manutenção efetuada por equipes especializadas. O programa começava em outubro. |
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