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Finalmente, a questão do peso: como é regra nos novos carros, em função dos cuidados com a segurança, o novo Corsa está (bem) mais pesado. No Sedan 1,0 são 1.030 kg, sem incluir opcionais como ar-condicionado, direção assistida e bolsas infláveis (o Siena pesa 1.035 kg já com a direção assistida), um ganho de 75 kg sobre o modelo antigo de 16 válvulas. Assim, a relação peso-potência piorou de 14 para 14,5 kg/cv do Corsa anterior para o novo, enquanto a peso-torque passou de 103 kg/m.kgf para 117 kg/m.kgf.

Um cavalo a menos, 0,7 m.kgf de torque a mais: o desempenho do Siena 16V é superior. O Fiat também consome menos e produz menos ruído em alta rotação

Não é preciso se estender mais para antever o resultado: o lançamento da GM anda pouco, exigindo paciência e bom uso do câmbio para entregar um desempenho aceitável. Assim bem explorado, pode atingir 157 km/h de velocidade máxima e acelerar de 0 a 100 km/h em 15,5 s, contra 160 km/h e 14,9 s do Siena (segundo os fabricantes). No antigo Corsa 16V eram 160 km/h e 15,7 s.

Outra vantagem do carro feito em Betim, MG é o consumo: sempre de acordo com as marcas, faz 13 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada, contra 12,3 e 16,6 km/l do modelo de São Caetano do Sul, SP. Ambos os motores têm operação suave, isenta de vibrações, como é comum nesta cilindrada. Mas o Siena cativa pelo baixo nível de ruído, mesmo em altas rotações, em que o Corsa se mostra algo barulhento -- seria atenuado se a GM não economizasse o revestimento fonoabsorvente sob o capô, que a Fiat utiliza.

À parte o desempenho, o Corsa está bem desenvolvido. Tem direção leve e precisa e câmbio de bons engates -- com trava de marcha a ré essencial, ao contrário do oponente, que deveria eliminar a sua. Traz também uma bem-vinda novidade para o tráfego congestionado que toma conta de tantas cidades hoje: embreagem automática, idêntica à que a Fiat oferecia nos Palios EX e Citymatic e que a Mercedes-Benz utiliza no Classe A.

A embreagem automática que o Palio deixou de utilizar é agora oferecida no Corsa. Representa grande conforto no trânsito pesado, mas custa caro: R$ 1.490, o dobro do que cobrava a Fiat

Não pense em câmbio semi-automático: as trocas de marcha continuam, só que sem o pedal da esquerda, fator de desconforto no trânsito denso e de inibição para motoristas inexperientes. O sistema funciona muito bem em quase todas as situações (leia extensa explicação no Comentário Técnico) e é certamente uma grande opção, apesar de cara: R$ 1.490, simplesmente o dobro dos R$ 738 cobrados pela Fiat há dois anos. Se a GM não espera repetir o fracasso comercial da marca mineira, bem que poderia moderar no lucro. Continua

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