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Novo motor no Brava, marchas mais curtas no Golf:
retomadas mais rápidas e um comparativo equilibrado

Fiat Brava ELX 1,6 16V Volkswagen Golf 2,0
Texto e fotos: Fabrício Samahá

"Brasileiro gosta de torque, de carro ágil nas saídas", costumam afirmar os fabricantes. Dentro dessa ótica, dois modelos médio-pequenos aparecem na linha 2002 com modificações para arrancar mais rápido no semáforo e retomar melhor depois das lombadas: o Brava ELX de 1,6 litro e 16 válvulas, da Fiat, com novo motor, e o Golf de 2,0 litros e oito válvulas, da Volkswagen, com relações de marcha mais curtas.

Há poucas novidades estéticas no Brava 2002, como rodas opcionais de 15 pol e o novo emblema da Fiat, mas suas linhas permanecem atraentes e com personalidade apesar de lançado há seis anos
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A comparação entre estas versões de cilindradas distantes, quando existe um Brava de 1,8 litro (o esportivo HGT) e um Golf de 1,6 litro, parece incoerente, mas só parece. Primeiro porque suas potências são próximas -- 106 cv no Fiat, 116 cv no VW --, e segundo porque o Brava ELX, com os novos equipamentos da linha 2002 e seu preço atual, custa mais que a versão 2.0 básica do Golf (veja os preços), embora traga mais itens de série (compare os equipamentos). Lembre-se: nos critérios do BCWS, porte, potência e preço -- os três "P" -- são mais importantes na escolha dos modelos a comparar do que cilindrada ou número de válvulas.

Concepção e estilo   São projetos bem conhecidos dos brasileiros. O Brava foi lançado na Europa em 1995 e aqui apenas em 1999, substituindo o Tipo descontinuado dois anos antes. Já está em aposentadoria lá fora, com a chegada do Stilo (saiba mais), mas a produção nacional deste no próximo ano não deve representar o fim imediato do Brava. Já o Golf, herdeiro de uma tradição de 26 anos (leia história), chegou à quarta geração em 1997 na Europa e um ano depois no Brasil, onde passou a ser produzido em 1999.

Clique para ampliar a imagem Mais recente, porém mais conservador, o Golf agrada à maioria e é logo identificado com as gerações anteriores, que somam mais de 20 milhões de unidades vendidas desde 1974

Bem diferentes no formato e nos detalhes, ambos conseguem agradar a um grande público. O Fiat, mais arredondado, tem o mérito de não aparentar seis anos de mercado, devido à opção por um desenho arrojado e original. Destaque para os pequenos faróis, as lanternas traseiras segmentadas e o ar "musculoso" da carroceria, mais larga nos pára-lamas. As rodas de alumínio de 15 pol, agora oferecidas na versão ELX, contribuem para um perfil esportivo.

Mais convencional, o VW mantém muito do estilo das gerações anteriores, como as largas colunas traseiras e o porte robusto (para o que concorrem os enormes pneus 195/65 R 15, mesma medida do Omega nacional, por exemplo), sem deixar de ser moderno. A marca optou por evoluir sem revolucionar, mas foi bem-sucedida. Um novo Golf está em preparo, devendo sair na Europa em 2003 apenas (saiba mais).
Continua

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