Best Cars Web Site
Comparativo Completo

A hora de passar dos 80

Clique para ampliar a imagem

Jetta, o novo VW, enfrenta dois nacionais, um francês e
outro mexicano na classe entre R$ 80 mil e R$ 100 mil

Texto e fotos: Fabrício Samahá
 
Chevrolet Vectra Elite 2,4 16V Flex
4,61 m 146/150 cv R$ 88.616
 
 
Citroën C5 Exclusive 2,0 16V
4,74 m 143 cv R$ 98.400
 
 
Ford Fusion SEL 2,3 16V
4,83 m 162 cv R$ 86.290
 
 
Honda Civic EXS 1,8 16V Flex
4,48 m 138/140 cv R$ 83.890
 
 
Volkswagen Jetta 2,5 20V
4,55 m 150 cv R$ 100.700

Depois de tantos anos de trabalho, você merece aquele carro designado ou a promoção que lhe dará meios de comprar seu próprio sedã de luxo. É a hora de passar dos 80 — não os quilômetros por hora, mas os milhares de reais. De repente, surge a grande dúvida sobre a melhor escolha. Nacional ou importado? Tamanho médio ou médio-grande? Lançamento ou algo consagrado no mercado?

Se há dois anos o mercado nacional quase não oferecia carros na faixa de R$ 80 mil a R$ 100 mil, hoje há várias opções, a começar pelo mexicano Jetta, da Volkswagen, pelo qual havia grande expectativa. Do mesmo país vem outro forte concorrente, o Fusion da Ford (agora há também o Nissan Sentra, não cedido a tempo para este comparativo).

Por seu lado, a indústria local oferece o Vectra Elite e o Civic EXS, este avaliado pela primeira vez com motor flexível em combustível. Outro brasileiro, o Corolla SE-G, ficou de fora desta vez por ter obtido o último lugar no recente comparativo de médios. Já o Mégane Dynamique fica abaixo do preço mínimo, assim como os argentinos Ford Focus e Peugeot 307. Sem sair da faixa de preço é possível chegar a um bom francês, como o Peugeot 407 (cuja versão de quatro cilindros ainda não consta da frota de imprensa da marca) e o Citroën C5.

Temos aqui, portanto, modelos que no exterior não concorrem entre si: Civic e Jetta pertencem a um segmento inferior ao de Fusion e C5, ou mesmo o do Vectra europeu, que em dimensões se assemelha ao brasileiro. No entanto, com as definições de motor, equipamentos e preço feitas para o mercado nacional, os cinco acabam se tornando adversários em busca do mesmo consumidor, pois atendem aos quatro "Ps" que norteiam nossos comparativos.

Têm a mesma proposta (sedãs de luxo para transporte pessoal ou familiar) e potência entre 138 e 162 cv com o uso de gasolina, extraída de motores de quatro e cinco cilindros com cilindrada entre 1,8 e 2,5 litros. Em porte há uma variação razoável (até 35 centímetros em comprimento e 25 cm em entreeixos), mas não a ponto de inviabilizar a comparação. E, não menos importante, competem em preço: se R$ 16,8 mil separavam o mais barato (Civic) do mais caro (Jetta) na condição em que foram avaliados, a diferença pode diminuir conforme a escolha de opcionais. Continua

> Concepção e estilo
> Conforto e conveniência
> Mecânica, comportamento e segurança
> Simulação de desempenho
> Comentário técnico
> Preços
> Equipamentos de série e opcionais
> Custo-benefício
> Nossas notas
> Ficha técnica
> Garantia e assistência

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 10/4/07

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade