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Chevrolet
Vectra Elite 2,4 16V Flex |
4,61 m |
146/150 cv |
R$ 88.616 |
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Citroën C5
Exclusive 2,0 16V |
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Honda Civic
EXS 1,8 16V Flex |
4,48 m |
138/140 cv |
R$ 83.890 |
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Depois de tantos anos de trabalho, você merece aquele carro designado ou
a promoção que lhe dará meios de comprar seu próprio sedã de luxo. É a
hora de passar dos 80 — não os quilômetros por hora, mas os milhares de
reais. De repente, surge a grande dúvida sobre a melhor escolha.
Nacional ou importado? Tamanho médio ou médio-grande? Lançamento ou algo
consagrado no mercado?
Se há dois anos o mercado nacional quase não oferecia carros na faixa de
R$ 80 mil a R$ 100 mil, hoje há várias opções, a começar pelo mexicano
Jetta, da Volkswagen, pelo qual havia grande expectativa. Do mesmo país
vem outro forte concorrente, o Fusion da Ford (agora há também o Nissan
Sentra, não cedido a tempo para este comparativo).
Por seu lado, a indústria local oferece
o Vectra Elite e o Civic EXS, este avaliado pela primeira vez com motor
flexível em combustível. Outro
brasileiro, o
Corolla SE-G, ficou de fora desta vez por ter obtido o último lugar
no recente comparativo de médios. Já
o Mégane Dynamique fica abaixo do preço mínimo, assim como os argentinos
Ford Focus e Peugeot 307. Sem sair da faixa de preço é possível chegar a um
bom francês, como o Peugeot 407 (cuja versão de quatro cilindros ainda não
consta da frota de imprensa da marca) e o Citroën C5.
Temos aqui, portanto, modelos que no exterior não concorrem entre si:
Civic e Jetta pertencem a um segmento inferior ao de Fusion e C5, ou
mesmo o do
Vectra europeu, que em dimensões se assemelha ao brasileiro. No entanto,
com as definições de motor, equipamentos e preço feitas para o mercado
nacional, os cinco acabam se tornando adversários em busca do mesmo
consumidor, pois atendem aos quatro "Ps" que norteiam nossos
comparativos.
Têm a mesma proposta (sedãs de luxo para transporte pessoal ou
familiar) e potência
entre 138 e 162 cv com o uso de gasolina, extraída de motores de quatro
e cinco cilindros com cilindrada entre 1,8 e 2,5 litros. Em porte
há uma variação razoável (até 35
centímetros em comprimento e 25 cm em entreeixos), mas não a ponto de
inviabilizar a comparação. E, não menos
importante, competem em preço: se R$ 16,8 mil separavam o mais barato
(Civic) do mais caro (Jetta) na condição em que foram avaliados,
a diferença pode diminuir conforme a escolha de opcionais.
Continua
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