Eles foram lançados na Europa quase ao mesmo tempo e demoraram quatro
anos a chegar ao Brasil, mas estreiam por aqui com diferença de poucos
meses, trazidos da Argentina em versões que competem diretamente em
potência e preço. São os hatches de cinco portas Citroën C4 e Ford
Focus, este na segunda geração.
Como o modelo da Ford por enquanto está disponível apenas com motor de
2,0 litros, a opção foi colocá-los frente a frente nas versões com essa
cilindrada, embora a Citroën espere vender maior volume de carros de 1,6
litro. Até mesmo a denominação das versões mais acessíveis é a mesma,
GLX. Optamos pela caixa manual por ser a mais comum neste tipo de
carroceria, que sugere mais esportividade que os sedãs de três volumes,
além de ser inédita em nossas avaliações completas dessas linhas (leia
comparativo de Focus e C4 Pallas a outros dois sedãs com câmbio
automático).
São concorrentes diretos em proposta (hatches com espaço adequado
ao uso familiar e dotados de desempenho quase esportivo), porte
(o Focus mede 9 centímetros a mais em comprimento e 4 cm a mais na
distância entre eixos), potência (143 cv com gasolina e 151 com
álcool no C4 ante 145 cv no Focus, em motores 2,0 de 16 válvulas) e
preço. O Ford tem valor sugerido de R$ 55.929 e o Citroën de R$
57.500,
ambos com pintura metálica, único opcional oferecido além de caixa
automática. Existem também versões superiores, Ghia e Exclusive, aos
preços de R$ 65.130 e R$ 65.500, na ordem.
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