Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Entre a valentia e a comodidade
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

O Strada Adventure Locker vai mais longe quando o asfalto desaparece,
mas custa mais e perde em conforto para o novo Saveiro Trooper

Texto e fotos: Fabrício Samahá
 
Fiat Strada Adventure Locker 1,8 Flex
4,45 m 112/114 cv R$ 53.057*
 
 
Volkswagen Saveiro Trooper 1,6 Flex
4,49 m 101/104 cv R$ 45.550*
 

* Preços sugeridos para os carros avaliados, com possíveis opcionais

Já se vão sete anos desde abril de 2002, quando Strada e Saveiro se confrontaram pela última vez no Best Cars. Enquanto o picape leve da Fiat passou por duas reformas de estilo no período e substituiu o motor de 1,6 litro e 16 válvulas pelo de 1,8 litro e oito válvulas, o da Volkswagen se manteve quase inalterado, a não ser pela "depenação" interna no modelo 2006, levando-nos a preferir comparar o Strada ao Montana em 2004.

Agora, 12 anos depois do lançamento da segunda geração, o Saveiro chega à terceira com ampla reformulação visual e mecânica
e o objetivo de tirar a tranquilidade do Strada na liderança de vendas. Pela primeira vez em 10 anos, o modelo da Fiat não está só na opção de cabine estendida, agora oferecida também pela VW. Há mais: a versão Trooper deixa o Saveiro com o jeito "aventureiro" que sempre fez o apelo do Strada Adventure, com grandes pneus e suspensão elevada. Nada mais natural que selecionar tais versões para o novo embate, até porque são plenamente compatíveis nos quatro "Ps" que norteiam nossas comparações.

Eles têm a mesma proposta de uso: picapes leves com cabine estendida, capazes de associar conforto próximo ao de um automóvel e robustez para o eventual transporte de carga — mesmo que seja uma moto —, além de ir um pouco mais longe que um carro comum quando o asfalto fica para trás. Seu porte é similar, com 4 centímetros a mais de comprimento no Saveiro e a mesma distância entre eixos. Os motores flexíveis de duas válvulas por cilindro, com 1,6 litro no VW e 1,8 no Fiat, desenvolvem potências próximas: 101 e 104 cv no primeiro, 112 e 114 cv no segundo, sempre na ordem gasolina/álcool. Quanto aos preços, a balança pende um pouco a favor do Saveiro, que custa R$ 45,5 mil na configuração avaliada. O Strada chegava a R$ 53 mil, mas pode ser montado a R$ 49,6 mil e ainda ficar com equipamentos que o concorrente não oferece. Continua

> Concepção e estilo
> Conforto e conveniência
> Mecânica, comportamento e segurança
> Comentário técnico
> Simulação de desempenho
> Preços
> Equipamentos de série e opcionais
> Custo-benefício
> Nossas notas
> Ficha técnica

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 8/12/09

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade