|
|
Fiat Strada
Adventure Locker 1,8 Flex |
4,45 m |
112/114 cv |
R$ 53.057* |
|
|
|
|
Volkswagen
Saveiro Trooper 1,6 Flex |
4,49 m |
101/104 cv |
R$ 45.550* |
|
|
* Preços sugeridos para os carros avaliados, com possíveis
opcionais
|
|
Já
se vão sete anos desde abril de 2002, quando Strada e Saveiro se
confrontaram pela última vez no Best Cars. Enquanto o picape leve
da Fiat passou por duas reformas de estilo no período e substituiu o
motor de 1,6 litro e 16 válvulas pelo de 1,8 litro e oito válvulas, o da
Volkswagen se manteve quase inalterado, a não ser pela "depenação"
interna no modelo 2006, levando-nos a preferir comparar o Strada ao
Montana em 2004.
Agora, 12 anos depois do lançamento da segunda geração, o Saveiro chega
à terceira com ampla reformulação visual e mecânica
—
e o objetivo de tirar a
tranquilidade do Strada na liderança de vendas. Pela primeira vez em 10
anos, o modelo da Fiat não está só na opção de cabine estendida, agora
oferecida também pela VW. Há mais: a versão Trooper deixa o Saveiro com
o jeito "aventureiro" que sempre fez o apelo do Strada Adventure, com
grandes pneus e suspensão elevada. Nada mais natural que selecionar tais
versões para o novo embate, até porque são plenamente compatíveis nos
quatro "Ps" que norteiam nossas comparações.
Eles têm a mesma proposta de uso: picapes leves com cabine
estendida, capazes de associar conforto próximo ao de um automóvel e
robustez para o eventual transporte de carga — mesmo que seja uma moto
—, além de ir um pouco mais longe que um carro comum quando o asfalto
fica para trás. Seu porte é similar, com 4 centímetros a mais de
comprimento no Saveiro e a mesma distância entre eixos. Os motores
flexíveis de duas válvulas por cilindro, com 1,6 litro no VW e 1,8 no
Fiat, desenvolvem potências próximas: 101 e 104 cv no primeiro,
112 e 114 cv no segundo, sempre na ordem gasolina/álcool. Quanto aos
preços, a balança pende um pouco a favor do Saveiro, que custa R$
45,5 mil na configuração avaliada. O Strada chegava a R$ 53 mil, mas
pode ser montado a R$ 49,6 mil e ainda ficar com equipamentos que o
concorrente não oferece.
Continua
|