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Interessante e pouco convencional era o sentido lateral de abertura da tampa do porta-malas. Abaixo do limitado espaço para bagagens ficavam estepe e tanque de combustível. No conversível era oferecido, como opcional, um bagageiro cromado que ficava sobre a tampa do porta-malas, quase plana. Também inusitados eram os três limpadores de pára-brisa, solução para varrer um vidro baixo e extenso no sentido transversal.

Toda sua arquitetura mecânica era inspirada no bólido de Le Mans e no protótipo E2A. O motor dianteiro de seis cilindros em linha e 3.781 cm³ tinha cabeçote em alumínio e bloco em ferro fundido. O virabrequim era de sete mancais, para bom apoio e menor vibração. O duplo comando de válvulas, que chamava atenção quando o capô estava aberto, tinha acionamento por corrente e a alimentação usava três carburadores da marca britânica SU.

Desenvolvia potência de 265 cv a 5.500 rpm e torque de 35,9 m.kgf a 4.000 rpm, suficientes para levar o esportivo de 1.220 kg a 230 km/h, desempenho muito bom naquele tempo. Esses números colocavam o E-type bem perto de carros como o Ferrari 250 ou o Aston Martin DB4, mas o Jaguar tinha uma nítida vantagem de preço sobre esses "concorrentes". Estavam também em times adversários os conterrâneos Jensen Interceptor e Marcos Volvo e o italiano Lamborghini 350 GT. Nos Estados Unidos eram o Chevrolet Corvette e o Ford Thunderbird. Continua

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Duas belas imagens do cupê e do conversível, de materiais de divulgação nos Estados Unidos, e a interessante estrutura semi-monobloco, com um chassi parcial na parte dianteira

Em escala

O fabricante de miniaturas que não produziu um E-type deixou de ganhar dinheiro. Uma das mais britânicas empresas de miniaturas, a Matchbox, fez o cupê da primeira série na cor vinho metálico, em escala 1:60.

Em 1970 veio o Draguar, um conversível com uma bolha servindo de capota e em enorme V8 plantado no capô. Numa miniatura permitem-se heresias... Pouco discretos também eram os escapamentos laterais. Na mesma cor do cupê. A Dell Prado vendeu nas bancas de revistas miniaturas na escala 1:43. E o E-type, na versão conversível e cor verde, constou.

Em outra coleção vendida em bancas, só que da Maisto, aparece a versão conversível na mesma cor da outra. Também bem-feita. Um encarte com a ficha técnica e pequeno histórico acompanhava a miniatura.

A Bburago fez em 1:18 o conversível na cor vermelha e o cupê na cor verde. Como sempre, a empresa italiana caprichou. Ótima relação custo-benefício.

Bem curioso é o modelo funerário do filme Ensina-me a viver (veja boxe Nas telas), oferecido pelas empresas Tin Wizard (em 1:43) e Bichler Racing Austria (1:32), este na foto.

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