Em 1954 o 60 Special Fleetwood crescia entre os eixos, passando a 3,37 m, e recebia um pára-brisa bastante envolvente, moda àquele tempo. O motor V8 de 230 cv passava a 250 um ano depois e chegaria a 305 cv em 1956, junto do citado aumento de cilindrada para 365 pol³. Já a carroceria adotada pelo Brougham para 1955 chamava atenção pelas vistosas aletas ("rabos de peixe") nos pára-lamas traseiros. |
A ousadia tomava conta do estilo do 60 Special em 1957, com destaque para este sedã hardtop |
O
modelo 1957 do Brougham voltava a inovar: surgia um sedã hardtop de
quatro portas com acabamento de alto luxo. Mais caro que um
Rolls-Royce Silver Cloud, esse Cadillac
trazia suspensão a ar, os primeiros bancos com memória para os ajustes
elétricos, a primazia dos faróis duplos, teto de aço inoxidável e
motor de 325 cv. Produzidos por dois anos em quantidade muito baixa
(cerca de 700 unidades no total), esses sedãs são hoje valiosas peças
nas mãos de colecionadores. O restante da linha Fleetwood oferecia o
sedã 60 Special sem coluna central e o sedã e a limusine 75, com
coluna. Tanto o pára-brisa quanto o vidro traseiro eram bem
envolventes, em um ousado conjunto com as aletas traseiras, as dagmars
e, em 1958, os quatro faróis. |
Os modelos 1959 e 1960 (ao lado) do 60 Special exageravam nos adornos, mas eram mais equilibrados que o da série 75 (abaixo), prejudicado pelo teto retilíneo |
No
ano-modelo seguinte as aletas ficavam mais discretas e de bom gosto,
como que indicando os rumos mais moderados que a indústria local
seguiria na nova década. Mas permanecia o desequilíbrio estético com o
teto da série 75. O motor agora tinha 390 pol³ e 325 cv. A esperada
harmonia de linhas só veio na linha 1961, em que as aletas diminuíam
mais um pouco e parte das rodas traseiras era descoberta. Nos anos
subseqüentes a tendência de substituir o futurismo pelo estilo mais
conservador prosseguiu. Em 1963 o 60 Special usava um pára-brisa quase
plano, mudança que só ocorreria três anos mais tarde na série 75. No ano
seguinte estreavam o acendimento automático de faróis Twilight Sentinel
e o primeiro ar-condicionado automático da indústria, o Comfort Control. |
O estilo da linha 1965 era unificado para as séries 60 e 75, que ganhavam um motor de 7,0 litros |
Uma edição atualizada do veterano motor de 1949 era usada no novo carro,
com a cilindrada elevada para 429 pol³ (7,0 litros), 340 cv e torque de
66,3 m.kgf. Essa unidade representava o máximo deslocamento possível
para o velho propulsor, pelo que a marca iniciou o desenvolvimento de um
novo bloco. |
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