A essa época o Barracuda já enfrentava, nos Estados Unidos, uma concorrência musculosa na classe de carros esportivos e acessíveis. Havia o Pontiac Firebird 400 HO, o Mercury Cougar XR-7, o Ford Mustang 2+2 GT, o Chevrolet Camaro SS 396 e o AMC Javelin SST. Na arrancada até 96 km/h (60 milhas por hora) o Plymouth só perdia para o Firebird — mas era o mais barato e estável de todos eles. Bom de curvas, sua tendência a sair de traseira era menos acentuada e a inclinação da carroceria também era menor.

O estilo não mudou em 1968, mas apareceram versões muito potentes com os motores de 426 e 440 pol3; na foto o hardtop, com vidro traseiro menor e mais à vertical

O 426 Hemi   Para 1968 o motor 383 ganhava mais 30 cv. Nesse ano a empresa também produziu cerca de 75 unidades com o 426 Race Hemi, o lendário V8 de competição com câmaras de combustão hemisféricas, introduzido quatro anos antes no Plymouth Belvedere que corria a Nascar. Com 6.980 cm³, potência declarada de 425 cv (que alguns acreditam ser maior na verdade) e torque de 56,7 m.kgf, este carro não era autorizado a circular nas ruas: seu destino era os circuitos fechados. Outra edição proibida para uso civil era a Super Stock V8 de 440 pol³ (7.210 cm³), que desenvolvia 390 cv e fazia de 0 a 100 km/h em apenas 6,2 s. Tratava-se do maior motor da classe pony-car. Apenas 50 unidades foram produzidas.

No ano seguinte o carro sofria algumas alterações cosméticas e as versões mais potentes eram chamadas apenas de Cuda. A Plymouth reservou para 1970 as grandes novidades: uma carroceria muito atraente e moderna. Ele e o primo Dodge Challenger, que se tornaria muito famoso, tinham o mesmo desenho básico e se diferenciavam em detalhes. O carro da Dodge era ligeiramente maior. O novo Barracuda, que estava mais para um cupê 2+2, media 4,74 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,29 m de altura e 2,74 m de entreeixos.

O novo desenho do Barracuda 1970 agradou, com linhas fortes e musculosas; os pára-choques estavam bem integrados e podiam vir na cor da carroceria

Visto de lado era muito bonito. Não havia coluna central, as maçanetas eram embutidas e frisos cromados cobriam as caixas de rodas. Na frente havia dois faróis circulares e, abaixo dos pára-choques quase incorporados à carroceria, mais dois auxiliares. As versões mais potentes recebiam uma tomada de ar em preto fosco sobre o capô, teto revestido em vinil, pára-choques na mesma cor da carroceria, quatro tipos de rodas esportivas e uma discreta faixa em forma de "L" nos pára-lamas traseiros. Os retrovisores externos tinham desenho cônico e cores berrantes como laranja, verde e vermelho estavam na ordem do dia, com apelidos como Vitamina C, In-Violet e Moulin Rouge.

Por dentro também tudo era novo. Nas versões topo-de-linha a direção assistida, o controle elétrico dos vidros e o ar-condicionado eram de série. O volante, com aro que imitava madeira, tinha tamanho mais adequado e três raios cromados. No painel recuado havia um novo conjunto de mostradores, todos circulares, e o desenho dos bancos garantia mais conforto e beleza para o interior, mas atrás o espaço era limitado. Um belo conversível também entrava em cena. O Hemi Cuda nesta versão é raríssimo hoje e muito disputado.
Continua

Ainda eram usados motores de seis cilindros, mas os V8 é que brilhavam, como o 440 com Six Pack, ou três carburadores duplos
Em escala

A empresa Highway 61 Collectibles oferece a miniatura do Barracuda fastback 1968 na escala 1:18, em três versões de cores: azul com interior branco e vermelho, branco e creme com interior preto.

O AAR Cuda 1970, na mesma escala, está disponível pela ERTL. O imponente cupê tem as laterais em rosa e a parte superior em preto, mesmo tom do interior.



Parte da série Signature, o da Yat Ming também vem em 1:18. É um 1969, roxo ou vermelho, com capô, teto e porta-malas em preto.

A famosa Matchbox, quando era inglesa, fez uma bela miniatura do Barracuda 1971 em sua série limitada Super Kings, na escala 1:43. Na cor verde escarlate, era bonita e detalhada.

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