Sedã, cupê, conversível e perua: as opções do modelo 1949 do Olds 88,
cujo motor fez tanto sucesso que logo substituiu o de seis cilindros
Válvulas no cabeçote, taxa de
compressão mais alta e curso curto dos pistões davam ao Rocket um
desempenho superior ao padrão da época |
De
sua fundação por Ransom E. Olds, em 21 de agosto de 1897, até que a
General Motors a extinguisse, em 29 de abril de 2004, a marca Oldsmobile
esteve presente no mercado dos Estados Unidos por 106 anos, período em
que produziu mais de 35 milhões de automóveis. E em quase metade de sua
existência — exatos 50 anos —, um modelo ocupou os saguões de suas
concessionárias em numerosas gerações, versões de carroceria e de
motorização, mantendo-se como seu carro mais vendido de 1950 até 1974: o
Eighty-Eight ou simplesmente 88.
O primeiro 88 apareceu em 1949 com uma proposta semelhante àquela que,
em 1964, daria origem ao primeiro "carro musculoso" (muscle car) da
indústria norte-americana, o Pontiac GTO.
A Olds combinou a plataforma A do modelo 76, de menor porte e dotado de
motor de seis cilindros, a um vigoroso V8 de cilindrada relativamente
alta, 303 pol³ ou 5,0 litros. Denominado Rocket (foguete), o motor
desenhado por Gilbert Burrell adotava válvulas nos cabeçotes — até então
era comum que ao menos parte delas viesse na lateral do bloco —,
acionadas por um comando no meio do "V" de cilindros, e desenvolvia
potência de 135 cv e torque de 36,3 m.kgf (valores
brutos, padrão neste artigo até 1971) com um carburador de corpo
duplo.
Ao usar diâmetro de cilindros maior que o curso dos pistões
(configuração superquadrada), a Olds conseguiu um motor apto a alcançar
e manter rotações mais altas que os demais V8 de seu tempo. O projeto
previa uma taxa de compressão elevada,
de até 12:1, mas a gasolina disponível nunca alcançou a
octanagem necessária para que isso se
tornasse viável, ficando o primeiro Rocket com 7,25:1. Mesmo assim, o
modelo intermediário entre o 76 e o 98
— chamado de Futuramic 88 — obteve desempenho dos melhores entre o que
havia no mercado à época, o que renovou a imagem da marca, mais
associada a carros conservadores. A Cadillac lançou na mesma época um V8
de características similares, mas com projeto próprio.
Oferecido como cupê, conversível, sedã de quatro portas e perua com
parte lateral em madeira, o
88 seguia o padrão de estilo de seu tempo, com perfil alto, linhas
arredondadas, seção central do capô mais alta que as laterais e
para-lamas traseiros salientes (os dianteiros já vinham bem integrados
ao corpo da carroceria). Media 5,18 metros de comprimento e 3,07 m de
distância entre eixos. A mecânica era tradicional, com tração traseira,
caixa de câmbio automática HydraMatic de duas marchas como padrão,
suspensão dianteira independente e traseira por eixo rígido.
Foi um absoluto sucesso. A marca saiu de 172,5 mil automóveis produzidos
em 1948 para 408 mil dois anos depois, passando por 288 mil em 1949, o
que já havia sido um recorde. A revista Popular Mechanics
relatava em 1950 que "o evidente êxito do motor Rocket fez a Oldsmobile
eliminar seu 76, o modelo de seis cilindros, a partir de outubro. O 88
dominou o mercado entre compradores da marca e, enquanto a produção tem
aumentado e aumentado, a demanda continua alta. Até mesmo a produção do
98 foi reduzida para abrir espaço para mais 88".
O motor Rocket (curiosamente chamado por muitos no Brasil de "roquete",
com tônica no "e") ganhou tal fama no mercado que se tornou mais
conhecido que o próprio 88, às vezes referido como Rocket 88. De fato, a
Olds adotou em 1950 um foguete como logotipo do modelo, aplicado à tampa
do porta-malas e, em pouco tempo, em toda sua publicidade. Afinal, os
EUA viviam um período de fascinação pelo espaço, em que foguetes,
turbinas e elementos associados serviriam de inspiração para o estilo
dos automóveis por toda a década.
Além do foguete, o 88 de 1950 trazia a opção de um cupê
hardtop (chamado de Holiday), para-brisa
inteiriço em vez de bipartido e caixa manual de três marchas em
alternativa à automática. Para o ano seguinte, a descontinuação do
modelo 76 deixou o 88 como carro mais acessível da gama Olds, toda ela
agora movida pelo motor Rocket V8. Saía o mais simples, chegava o mais
sofisticado: o Super 88 vinha com interior mais luxuoso e carroceria maior,
sobre a plataforma B da GM, com 3,10 m
entre eixos.
A
Popular Mechanics fez uma pesquisa com proprietários dos modelos
1951 em que 93% disseram-se entusiasmados com o motor Rocket. O estilo
Futuramic, o acabamento interno, a suspensão e a visibilidade também
foram muito elogiados, enquanto nível de ruído do motor, problemas com
carburador e barulhos internos consistiram nas maiores críticas. Na
opinião de 68% dos donos, o próximo carro seria outro Olds.
Continua
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