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O grande aerofólio distinguia o 930 de seu ângulo mais visto: a traseira

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Nos demais 911 o motor passava aos mesmos 2,7 litros do RS; já o SC (embaixo) extraía 180 cv do motor de 3,0 litros e podia vir como Targa

Atrás, no complemento central das lanternas na mesma cor vermelha, vinha a inscrição em preto do nome da empresa de Stuttgart. A aplicação do turbocompressor não era nova nos carros da Porsche: este artifício mecânico foi usado nos poderosos 917 que foram disputar o campeonato canadense-americano, o Can-Am, para afrontar os propulsores Chevrolet de 8,0 litros que equipavam os McLarens. Nas ruas européias, porém, o recurso era quase desconhecido — a BMW havia lançado em 1973 o 2002 Turbo sem muito sucesso. E o 911 é considerado hoje o primeiro carro com turbo, no mundo, a ser bem-sucedido.

Este novo Porsche tinha o motor de 3,0 litros da série RSR, muito bem-sucedida em Targa Florio e Le Mans, com 2.994 cm³, 260 cv e 35 m.kgf. Era equipado com caixa de quatro marchas, injeção Bosch e turbo KKK. Apesar do maior peso (1.195 kg), acelerava de 0 a 100 em 6,1 segundos e sua velocidade final era de 246 km/h. Ele poderia correr, dependendo do volume de produção, nos grupos 3, 4 e 5 da FIA. Por dentro ganhava novo volante, menor e com desenho que seria muito imitado, além de outro desenho dos instrumentos e nova forração do painel. Os bancos também estavam mais anatômicos.

Em 1975 a empresa apresentava um modelo que mudava os conceitos da fábrica: o pequeno e mais acessível Porsche 924, com motor dianteiro refrigerado a água. Seria uma forma de diversificar a gama, mas que os puristas nunca aceitariam.

Uma versão potente, só que mais fácil de dirigir, estreava em julho de 1977: o 911 SC. Com 2.994 cm³, 180 cv e 27 m.kgf, era mais manso que o Turbo e permanecia bonito, com rodas de liga com novo desenho e retrovisores na mesma cor do carro. Quanto ao Turbo, ganhava mais potência e ia se tornando um superesportivo. Passava a ter 3.299 cm³ (97 x 74,4 mm), 330 cv e o robusto torque de 42 m.kgf. Conhecido também por Tipo 933, chegava aos 100 km/h em apenas cinco segundos e à final de 260 km/h. Seu peso já estava em 1.300 kg.

Seu maior destaque visual, o aerofólio traseiro, ia aumentado em largura e comprimento na mesma proporção da potência e da velocidade, para melhor aderência e mais segurança nas curvas de alta. Havia novos concorrentes nesta classe, todos vindos do sul, mais precisamente da Itália: o De Tomaso Pantera GTS, o Ferrari BB 512 e o Maserati Kyalami. Do outro lado do Canal da Mancha havia o Aston Martin V8 Vantage e, na própria Alemanha, logo apareceria o BMW M1. Todos para motoristas e pilotos muito hábeis, brinquedos de gente grande.

Em 1977, seguindo a configuração do 924, chegava o esportivo 928 com motor V8 dianteiro. A intenção era de substituir aos poucos o 911, mas a história — felizmente para muitos — foi outra. Os adeptos da marca queriam mais ainda o bom e velho 911. No ano seguinte o Turbo recebia novo radiador de óleo e caixa de cinco marchas. A carroceria vinha com tratamento de zinco, melhorando a proteção.

O 911 entrava na década de 1980 com classe. Passava a ter controle elétrico dos vidros, novo console e outro volante de três raios. Em 1981 o SC tinha a potência elevada para 204 cv e o torque para 27,2 m.kgf. Boa novidade era o tanque de 80 litros, que garantia maior autonomia. Estava longe de ser acanhado: atingia 235 km/h. Continua

Para ler
Porsche 911 Story: The Entire Development History - por Paul Frére, editora Haynes Publishing. Talvez o mais conceituado jornalista automobilístico, Frére (falecido este ano) descreve com detalhes a história do mito alemão em 480 páginas em inglês. A obra de 2006 conta com desenhos técnicos, gráficos e especificações.

Original Porsche 911: The Guide to All Production Models, 1963-98 - por Peter Morgan, editora Motorbooks. O livro de 144 páginas em inglês, publicado em 1998, aborda toda a linhagem refrigerada a ar do 911, com detalhes das alterações de modelo, cores e opcionais disponíveis e fichas técnicas.

Porsche: Excellence was Expected: The Comprehensive History of the Company, its Cars and its Racing Heritage - por Karl E. Ludvigsen, editora Bentley Publishers. Autoridade no assunto, o autor atualizou em 2003 o livro original de 1977, uma das maiores referências sobre a marca já publicadas. São três volumes e 1.566 páginas em inglês com praticamente tudo o que alguém pode querer saber sobre a Porsche e, claro, o 911.

Porsche 911 Red Book - 1965-2005 - por Patrick Paternie, Motorbooks. Dados técnicos são o forte do livro de 176 páginas em inglês, publicado em 2004. Das cores aos números de chassi, dos opcionais aos códigos de fábrica para motor e câmbio, tudo está à mão.
Porsche 911 Identification Guide: All Models Since 1964 - por Philip Raby, editora Herridge & Sons Ltd. Diferenciar um 964 de um 993, ou um 996 de um 997, não é para qualquer um, mas fica mais simples com as dicas deste livro de 192 páginas, em inglês, disponível desde 2006. Todas as versões e séries do 911 desde o lançamento estão explicadas.

Porsche 911: Enduring Values - por Jutta Deiss, editora Motorbooks. A autora destaca os valores duradouros do modelo, isto é, os traços de seu projeto original ainda presentes. São 160 páginas em inglês e a data é de 2004.

Porsche 911: Perfection by Design - por Randy Leffingwell, Motorbooks. As 352 páginas em inglês, atualizadas até 2007, trazem fartas informações e belas fotos.

Porsche 911 Gold Portfolio, 1984-1989 e 1990-1997 -
por R. M. Clarke, editora Brooklands Books. Um publicado em 1996, o outro em 1998, e ambos com 172 páginas em inglês, estes livros reúnem testes, comparativos, análises de longa duração e dados técnicos para os períodos abordados.

Porsche 911: Celebration of the World's Most Revered Sports Car - por Michael Scarlett, editora Haynes Publishing. Ex-editor técnico da revista inglesa Autocar, Scarlett aborda em 160 páginas em inglês os fatos mais marcantes sobre o 911. A obra é de 2006.

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