Um francês internacional

Desenhado nos Estados Unidos, o Simca Chambord
encontrou seu maior desenvolvimento no Brasil

Texto: Francis Castaings - Fotos: divulgação

É sempre interessante um carro ser projetado num país, passar a ser fabricado e ter vida curta em outro e, num terceiro, se tornar famoso e ter uma vida mais longa. Esta é a história da linha iniciada pelo Simca Chambord, o primeiro carro de luxo brasileiro, que começou a ser fabricado aqui em 1959.

As origens da empresa Simca (Société Industrielle de Mécanique et de Carrosserie Automobile) começaram no início do século passado. Ernest Loste, um famoso corredor de bicicletas, decidiu abrir em Paris, em 1907, uma concessionária para ser o distribuidor exclusivo da Fiat italiana. O negócio evoluiu muito e as vendas prosperaram, sobretudo depois da Primeira Guerra Mundial. Em 1926, a empresa matriz na Itália resolveu intervir e criou a Safaf (Société Anonyme Française des Automobiles Fiat) como filial francesa do grupo. Loste foi nomeado presidente, com participação minoritária na sociedade. E um jovem nascido em Turim, que já trabalhava na Fiat desde 1922, tornou-se diretor geral da nova empresa aos 28 anos.

O pequeno sedã Aronde, lançado em 1952, marcou a independência da Simca: pela primeira vez um modelo da marca não era derivado de um Fiat

O astuto Enrico Teodoro Pigozzi, uma recomendação do todo-poderoso Giovanni Agnelli, seria conhecido mais tarde como Henry Théodore Pigozzi. A Safaf passou a montar automóveis em 1928 em Suresnes, perto de Paris. Com a compra da fábrica da antiga Donnet-Zédel, fabricante de automóveis com motores a dois tempos instalada na cidade de Nanterre, também próxima a Paris, Pigozzi adotou a denominação Simca e começou a produzir automóveis sob licença da Fiat. Os modelos italianos 508 Balilla, 518 Ardita e, mais tarde, 500 Topolino e 508C saíam da empresa francesa renomeados Simca-Fiat 6CV, 11CV, 5CV e 8CV, nesta ordem. Após a Segunda Guerra Mundial era lançado o Simca 6, derivação do Topolino com motor superior ao do próprio Fiat.

O primeiro projeto próprio da Simca estreava em 1951: o sedã compacto Aronde, com motor de 1,2 litro e estrutura monobloco, que alcançou grande sucesso. Aquela foi uma boa década para a empresa francesa, que adquiriu ainda em 1951 a Unic — ex-fabricante de carros, então focada apenas em caminhões. Três anos depois comprava a Ford SAF (Ford Société Anonyme Française), filial francesa da marca americana, incluindo a fábrica de Poissy — que em 1961 se tornaria o local oficial de produção da Simca. Diz-se que isso tirou um peso das costas de Henry Ford II, que desejava ficar livre dessa unidade fabril. Em 1956 foi a vez da compra da Saurer e, em 1958, da Talbot, que na época produzia belos esportivos.

O desenho da Ford americana deu origem ao primeiro Vedette com a marca Simca, em 1955, aqui mostrado no acabamento intermediário Versailles

Junto das instalações da Ford francesa vinha sua linha de automóveis, em que se destacava o Vedette. Um novo desenho para o modelo lançado em 1948 (leia história) estava pronto, de modo que ele pôde ser apresentado já como Simca Vedette no Salão de Paris, em outubro de 1954. Consta que centenas de unidades já estavam com o emblema da Ford quando veio a decisão da mudança, seguida em 1º de dezembro pela alteração de nome na fachada da fábrica. Na Alemanha e na Holanda, porém, a Simca preferiu manter o nome Ford Vedette.

Desenhado em Dearborn, Estados Unidos para o mercado francês, o amplo sedã de quatro portas visava também ao restante da Europa. Tinha 4,52 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,48 m de altura e 2,69 m de distância entre eixos. Seu peso era de 1.175 kg. Seguia o padrão americano de estilo, assim como acontecia com os modelos ingleses da Vauxhall e da Ford. Na frente havia dois faróis circulares inseridos nos pára-lamas. Na grade havia mais dois faróis de longo alcance. Visto de lado o carro era elegante, com estilo de acordo com a época. Atrás, discretas aletas ("rabos de peixe") e lanternas divididas em dois triângulos opostos. Sua estrutura era monobloco, como no Aronde.
Continua

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Data de publicação: 24/11/07

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