Superioridade na família

Supra: a história de um Toyota que cresceu, ganhou a
maioridade e mostrou ao mundo as qualidades esportivas

Texto: Thiago Mariz - Fotos: divulgação

O Celica (na foto o modelo 1977) havia conquistado boa imagem, mas a Toyota via espaço para um cupê esportivo mais potente e sofisticado

O Celica Supra de 1980: três portas, linhas retas e imponentes, motores de 2,0 e 2,6 litros com seis cilindros em linha, fartos itens de conforto

Não há orgulho maior para um pai que perceber que seu filho, criado com tanto carinho, cresceu, amadureceu, tornou-se independente e se saiu melhor que o esperado, mostrando ao mundo sua capacidade e responsabilidade. Esse deve ser o mesmo sentimento da japonesa Toyota ao ver que um de seus filhos, o Supra, que começou como uma versão de outro carro mais experiente, ganhou responsabilidade, vida própria e tornou-se um grande e respeitado esportivo.
 
Fundada em 1937, a Toyota Motor Co. Ltd. produziu seu primeiro carro — o modelo AA — baseada nas linhas do Chrysler Airflow. Foi só em 1955 que a marca produziu algo com estilo próprio, o Crown.
 
A Toyota até hoje carrega a fama de produzir veículos coerentes, seguros e duráveis. Naquela época não era diferente. Mas o Japão do pós-guerra se reorganizava e crescia a passos largos e os japoneses já nutriam um desejo de dirigir algo mais emocionante. Em 1967 os anseios do público eram ouvidos pela marca. Surgia o 2000 GT, modelo esportivo construído em parceria com a Yamaha que até mesmo deu o ar de sua graça em um filme de James Bond. Esse carro se tornaria, mais adiante, a inspiração do Supra.
 
A história do Supra também começou na esteira de outro modelo, desta vez o Celica, lançado em 1970. Batizado de Celica Supra, o esportivo da Toyota chegava às ruas em 1979 com boas soluções técnicas, como o primeiro motor da marca equipado com injeção eletrônica. O Celica já vinha com uma imagem esportiva consolidada, no mercado americano inclusive, quando o nome Supra foi acrescentado à estirpe. O carro exibia linhas tradicionais da época para o segmento: frente longa e baixa e traseira em estilo fastback. À frente os faróis duplos retangulares eram separados por uma grade que lembrava a do 2000 GT.
 
Embora baseado no Celica, o novo Toyota possuía peças da carroceria diferentes, em especial da coluna central para trás. Além disso, seu comprimento era 13 cm maior que o do original, passando para 4,61 metros. O entreeixos era de 2,62 m. O interior não deixava dúvidas sobre o intuito de crescer no mercado americano: com acabamento adequado à proposta do modelo, recebia equipamentos de conforto como vidros e travas com acionamento elétrico, controlador de velocidade e teto solar como opcional. Além disso, os passageiros contavam com luz de leitura e apoio de braço retrátil com porta-objetos. No painel surgiam um imponente (para a época) rádio estéreo e um relógio analógico.

Nos Estados Unidos o Celica Supra oferecia um propulsor de seis cilindros em linha e 2,6 litros, com comando de válvulas no cabeçote, que desenvolvia potência de 111 cv e torque de 18,7 m.kgf. No Japão os carros mantinham o rendimento, mas extraído de um 2,0-litros, também seis-em-linha. Esses valores davam desenvoltura aos 1.270 kg do carro. Além do câmbio manual de cinco marchas havia o automático de quatro, bastante apreciado pelos motoristas da terra do Tio Sam; a tração era traseira. À frente o Supra trazia suspensão do tipo McPherson e o eixo traseiro era rígido, nos dois casos com molas helicoidais. Havia como opcional diferencial autobloqueante e os freios recebiam discos nas quatro rodas.

Com esses predicados a Toyota não escondia seus planos de tirar compradores do Datsun Z, um dos principais oponentes; outro era o Mazda RX-7. Um ano após o lançamento, mais uma primazia: o primeiro turbocompressor da Toyota equipava a unidade japonesa de 2,0 litros, que passava a desenvolver 146 cv e 21,5 m.kgf. Da marca Garrett, o equipamento ainda não usava resfriador de ar. Continua

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Data de publicação: 19/4/08

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