O 6C Spider 1931, em cima, e o
8C 2900 Carenato 1937: propostas de Ugo Zagato à Alfa Romeo em período
de demanda aos encarroçadores
A fluidez e a baixa resistência
ao ar ficavam à vista em projetos como o Lancia Aprilia Sport
Aerodinamica e o Fiat 1500 Spíder, ambos de 1938
O 8C Monterosa, desenho de 1947
para a Isotta Fraschini, e o Maserati 1500 Panoramica de 1949 (embaixo)
com as grandes janelas de acrílico |
Dos tradicionais estúdios de desenho e construtores de carrocerias da
Itália, alguns são mantidos há décadas por diversas gerações da mesma
família. Pininfarina começou com
Battista Farina, passou ao filho Sergio e deste aos herdeiros Andrea, já
falecido, e Paolo. A ItalDesign de
Giorgetto Giugiaro vem delegando trabalhos a seu filho Fabrizio, que
pode vir a substituir o talentoso pai no futuro. Com a Zagato, a mais
antiga dessas empresas, já são três gerações a coordenar a criação de
belos automóveis.
Ugo Zagato nasceu em 25 de junho de 1890 em Gavello, no norte da Itália,
perto de Veneza. Teve cinco irmãos e perdeu o pai aos 15 anos, época em
que se mudou para Colônia, na Alemanha, para trabalhar em uma empresa
metalúrgica. Em 1909 voltava à Itália para o serviço militar e por ali
ficou, estudando na escola de desenho industrial Santa Maria e
trabalhando na Carrozzeria Varesina, em Varese. No período da Primeira
Guerra Mundial (1914-1918) foi trabalhar na Fabbrica Aeroplani Ing. O.
Pomilio, fabricante de aviões que forneceu para a aeronáutica italiana.
Após o fim do conflito, decidiu em 1919 abrir o próprio negócio, a
Carrozzeria Ugo Zagato & Co., em Milão.
Na época, era comum que clientes abonados recorressem a "encarroçadores"
para desenhar e construir carrocerias para seus automóveis, fornecidos
pelo fabricante apenas com chassi e mecânica. Em alguns modelos de
produção reduzida, a personalização chegava ao ponto de não haver dois
exemplares idênticos. Zagato propôs-se a aplicar a essa atividade os
conhecimentos adquiridos na indústria aeronáutica, que associavam baixo
peso com alta resistência estrutural. Seus projetos seriam, acima de
tudo, funcionais e com vocação esportiva. Logo passou a fornecer
carrocerias para modelos Alfa Romeo, Bianchi, Diatto, Fiat, Itala,
Lancia e até Rolls-Royce. Sobre chassis da Alfa fez belas criações como
o 1500 6C e o RL SS Torpedo de 1926, o 6C
1750 GS de 1929, o 1750 Spider dois anos mais tarde e as versões Spider,
Torpedo e Spider Monza a partir do 8C 2300,
de 1931 a 1933.
Na década de 1930 os carros começavam a receber cuidados com a
aerodinâmica, a ciência que define sua maior ou menor resistência a
cortar o ar quando em movimento. Zagato foi um dos primeiros a aplicar
tais princípios a carrocerias especiais, pelo emprego de para-brisa
inclinado, capô em curva, faróis mais integrados ao desenho da frente e
rodas perfuradas para criar fluxo de ar e refrigerar os freios. Nesse
período desenhou interessantes Alfas, como o 2300 GT Metallica de 1934 e
o 8C 2900 B Spider Carenato de 1937; Fiats, casos do 1500 Spider MM e do
500 Siata, ambos de 1938;
Lancias, como o Aprilia Sport MM e o Sport
Aerodinamica do mesmo ano; e diversos trabalhos sobre Isotta Fraschini.
A eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1939, levou a italiano a se
mudar para a região do Lago Maior, na fronteira com a Suíça.
Encerrado o conflito, Zagato abria uma nova fábrica em 1946 e lançava a
tendência conhecida como panorâmica, em que as janelas dos carros
cresciam muito para dar uma sensação de espaço e luminosidade ao
interior. O uso de Plexiglas — um acrílico transparente — evitava o
aumento de peso que seria trazido por grandes vidros e permitia adotar
superfícies mais curvas, até mesmo envolvendo as extremidades do teto.
Exemplos dessa tendência estão na versão Panoramica dos Fiats 500 B, 750
Topolino, 1100 e 1400 (entre 1947 e 1948), do Maserati 1500 Z, do Lancia
Ardea, do Ferrari Sport 2000 e do Alfa 2500 SS, todos de 1949. A
linhagem esportiva continuava por meio do Giusti Marinella "Testadoro" e
do Fiat 500 Sport em 1947, do Ferrari 166 Sport em 1948 e do Fiat 750 GT
Mille Miglia em 1951, entre outros. Sobre o Isotta Fraschini era
elaborado o curvilíneo 8C Monterosa de 1947.
Outro padrão de estilo criado por Zagato foi o de "dupla bolha" no teto,
em que as saliências correspondentes aos lugares do motorista e do
passageiro contribuíam para aumentar a resistência da chapa de aço sem
elevar seu peso. A solução ainda é vista em carros esporte atuais, como
o Dodge Viper e a
série Sport Classic
do Porsche 911. Elio Zagato, o filho mais velho de Ugo, nascido em 1921,
concluía em 1947 o doutorado na Universidade Bocconi em Milão e recebia
de presente do pai um roadster desenhado por ele, a partir do chassi de
um pequeno Fiat 500 B, o Topolino.
Continua
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