Duas rodas, seis cilindros
Grandes, sofisticadas e velozes,
estas Benelli, Kawasaki e |
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Pronuncie as palavras "seis cilindros" entre alguns motoristas e você notará seu imediato interesse. Quando se trata de motociclistas, então, a curiosidade é certa: como seriam essas supermotos que deixariam, à época, uma portentosa
Honda CB 750 parecendo uma moto para iniciantes? |
O pioneirismo
da italiana Benelli: a Sei 750 era pouco mais potente que uma CB 750,
mas os seis cilindros se justificavam pelo generoso torque de 7 m.kgf |
A casa de Pesaro definiu a cilindrada de 750 cm3, resultando em pequenos cilindros de 125 cm3 cada. A potência era pouco superior à da CB 750 da época -- 76 cv a 9.000 rpm --, mas o generoso torque de 7 m.kgf a 6.850 rpm justificava os cilindros a mais. Com três carburadores Dell'Orto, câmbio de cinco marchas, partida elétrica,
três saídas de escapamento em cada lado e 220 kg de peso, a Sei alcançava quase 200 km/h. |
Com estilo dos
estúdios Ghia e Vignale e freios Brembo, a Sei 750 agradava aos olhos
e cativava o piloto |
A CBX 1000
Depois de fixar um marco na história da motocicleta com a CB 750, em 1969, a Honda estava perdendo terreno para novas iniciativas. Havia a
Z1 900 da Kawasaki, de 1972, e a Benelli Sei. O final da década previa outra safra de motos de alto desempenho, a que a empresa de Soichiro Honda decidiu responder com uma superCB: a CBX 1000 de seis cilindros em linha.
Continua |
Motos - Página principal - e-mail Data de publicação: 18/1/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |