Como se espera de um supercarro nipônico, esse Toyota recorria a tecnologia de ponta. O chassi do tipo espinha dorsal
(backbone) era vestido por uma carroceria de alumínio, instalada na fábrica da Yamaha -- o verdadeiro fabricante do carro, embora não levasse sua marca. As quatro rodas tinham suspensão independente, com braços sobrepostos, e freios a disco.
O câmbio possuía cinco marchas, em um tempo em que isso era pouco comum, e os pneus eram radiais 165 SR 15. |
Raio X do
2000 GT: motor Yamaha de duplo comando montado atrás do eixo O seis-cilindros, também fornecido pela Yamaha, era montado atrás do eixo dianteiro (portanto, um motor central-dianteiro) e os dois únicos bancos ficavam quase sobre o eixo posterior, gerando uma excelente distribuição de
peso: 48% à frente, 52% atrás. Além de muito estável, o carro acelerava bem (de 0 a 96 km/h em 9,5 s) e atingia 200 km/h de velocidade máxima. |
Para o mercado americano,
sedento de torque, a Toyota desenvolveu o 2300 GT, uma versão de 2,3
litros com câmbio automático. Mas apenas 9 foram produzidos |
![]() |
Em primeiro lugar, era um carro de produção onerosa e, por isso, caro para o padrão do mercado interno na época. Em segundo, não houve êxito em exportá-lo: os japoneses apenas começavam seu ingresso nos Estados Unidos e o faziam com carros pequenos, econômicos e baratos -- apenas 54 americanos se interessaram em pagar tão caro por um carro-esporte sem a tradição que os europeus esbanjavam. |
No ano de seu lançamento, um 2000 GT conversível foi usado num filme de James Bond Uma tentativa de atender à demanda local por
maior torque foi feita através do 2300 GT, com cilindrada de 2,3 litros e comando de válvulas único, além da opção de transmissão automática de três marchas. O limite de rotações era mais baixo, 6.200 rpm em vez de 7.000 rpm, indicando que a potência chegava antes. Mas apenas nove unidades foram construídas, todas com volante à esquerda, ou seja, com fins de exportação. |
Carros do Passado - Página principal - e-mail © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |