Esportividade madura
Nos anos 70 a Renault
completava sua linha com um cupê |
Em 1971 a francesa
Renault, situada em Billancourt, era o terceiro produtor automobilístico
da Europa. E queria mais mercado. Sua linha era composta pelo
R4, destinado à classe popular e a
quem desejasse um comercial leve; o pequeno R5, recém-lançado, que tinha
ótima aceitação de público e crítica; o R12, que
vendia muito bem e competia entre os médio-pequenos; e o
R16, seu topo de linha, que já apresentava
sinais da idade. Mas ainda faltava um modelo com características
esportivas e familiares. |
![]() |
Com base na receita do Ford Capri, a Renault elaborou um cupê médio de linhas modernas e esportivas. No R15, ao lado, o motor básico era o mesmo 1,3-litro do R12 |
Assim, no Salão de
Paris, em outubro de 1971, era lançada a linha Renault 15 e 17, que
foi a grande atração do estande da empresa. Ambos usavam a mesma base,
com carrocerias semelhantes. O R15, mais simples, tinha dois volumes,
três portas, ótima área envidraçada, media 4,26 metros e pesava 970
kg. Detalhe interessante e original era o pára-choque dianteiro
cromado que contornava toda a parte frontal, sendo que na seção
inferior havia apenas frisos quadrados. Dentro desta peça estavam dois
faróis retangulares, modismo de época, e uma grade simples cromada. |
A frente mais imponente, com quatro faróis circulares, e os vidros laterais pequenos complementados por uma persiana identificavam o R17 |
![]() |
O R17 diferenciava-se na dianteira pelos quatro faróis circulares e pela grade em preto fosco. No capô, à esquerda, havia um pequeno ressalto que trazia certo ar esportivo. Em vez do grande vidro lateral traseiro tinha uma grade triangular em forma de persiana, na parte extrema, e à frente desta um pequeno vidro. Ainda, rodas esportivas e parte da tampa do porta-malas em preto fosco. Este modelo podia dispor de um generoso teto solar em lona com comando elétrico. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 6/1/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |