Polêmica teimosia
A Volkswagen alemã fez o
Typ 4 em busca de um segmento |
|
|
O
mote "parece, mas não é", imortalizado pela propaganda de xampu,
aplica-se bem à linha conhecida como Typ 4 (Tipo 4 em alemão) que a
Volkswagen produziu na Europa de 1968 a 1974. Qualquer brasileiro que os
veja pensará que são modelos equivalentes a nossos
1600 TL e Variant, com os
quais apresentam boa semelhança de desenho. A verdade, porém, é que
esses alemães estavam bem à frente em termos técnicos dos nacionais
citados. Seus reais equivalentes na matriz alemã foram os da linha
Typ 3, iniciada em 1961. |
Com dois faróis ovalados ou quatro circulares, o 411 (ao lado) diferencia-se do 412 (acima) pela frente; as opções de duas e quatro portas existiram desde o início |
A
insistência no motor traseiro arrefecido a ar, porém, decepcionou a
muitos que esperavam a adesão da VW à tendência mundial de "tudo à
frente" e à refrigeração líquida. A revista alemã Auto Motor und
Sport, em fevereiro de 1969, comparou o Typ 4 a cinco concorrentes
— Fiat 125,
Renault 16,
Audi 80,
Ford 17M e
Opel Rekord — e colocou o VW
em último lugar, lamentando que a empresa "torna-se cega para onde
está indo o mundo automobilístico". A americana Car and Driver
atacava, em abril do mesmo ano: "Wolfsburg parece ter decidido que
tudo o que ela tem de fazer é produzir um Beetle maior", referindo-se
à denominação local do Fusca. |
De qualquer ângulo o 411 faz lembrar o TL da VW brasileira, mas sua mecânica era bem diferente: estrutura monobloco, suspensões como as de nossa Variant II e motor de 1,7 litro, que teve até injeção eletrônica |
Um
recurso único e muito apreciado era o aquecimento interno. Ao sistema
habitual, que conduzia à cabine parte do calor do motor, a VW
adicionara um ventilador elétrico para garantir o fluxo de ar quente
mesmo em baixas rotações — e até sem a chave de ignição ligada. Era
possível deixar o aquecedor funcionando por até 10 minutos, enquanto o
motorista preparava-se para sair de casa, e então rodar com o interior
já em temperatura agradável. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 7/2/06 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |