Do "Passat da
Audi" à perua Nascido
em 1972 com grande semelhança ao médio da |
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As quatro argolas que hoje conhecemos bem não nasceram apenas para a Audi. A empresa alemã Audi,
pertencente ao Grupo Volkswagen AG (AG é S.A. em alemão) desde 1969, era uma das quatro da Saxônia -- Audi e Horch em Zwickau, Wanderer em Chemnitz e DKW em Zschopau -- que se fundiram em 1932 sob o nome de Auto Union, fusão esta simbolizada pelas argolas.
Uma delas, a Horch, fora fundada em 14 de novembro de 1899 por August Horch, que após dois anos construía seu primeiro carro. |
O precursor:
em 1965 a marca Audi voltava ao mercado com um sedã quase gêmeo do
DKW F102, só que com motor a quatro tempos de 1,7 litro |
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Em 1909 Horch entrava em conflito com executivos da empresa e decidia deixar a A. Horch &
Cie. Motorwagen-Werke AG para se dedicar a outro negócio. Logo abria a Horch Automobil-Werke GmbH
(GmbH corresponde a Ltda. em português), do lado oposto da mesma rua, mas perdia o direito legal ao uso do próprio sobrenome na empresa. A solução foi adotar a tradução latina para
Horch, que significa "escute": Audi. Em 25 de abril de 1910 era inaugurada a Audiwerke
GmbH. Em 1969, a soma da NSU, de Neckarsulm, viria a compor a atual Audi
AG, que manteve o carismático logotipo da Auto Union. |
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O primeiro Audi
80: duas portas, três volumes bem definidos, motores de 1,3 a 1,6
litro, comportamento dinâmico muito bom para seu tempo |
Quatro anos depois, em julho de 1972, era a vez de um Audi de tamanho médio, com linhas e mecânicas modernas, que estabeleceria conceitos de estilo e motorização tanto dentro da marca quanto no Grupo VW: o 80. Com código de projeto Type 82, criado pelo desenhista-chefe Ludwig Kraus, era um três-volumes de duas portas, formas equilibradas e retilíneas
e dois ou quatro faróis redondos sobre a grade preta. |
O K70, projeto
de sedã com motor dianteiro refrigerado a água que a VW assumiu com
a compra da NSU: inspiração evidente para a Audi |
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O
Passat da Audi A marca de Ingolstadt, cidade alemã a norte de Munique, havia se baseado no
K70, projeto de sedã com motor dianteiro arrefecido a água e tração dianteira que a Volkswagen assumira com a compra da NSU. Com 4,4 metros de comprimento, oferecia amplo espaço interno e um bom porta-malas de 435 litros. A concepção mecânica era simples mas moderna.
Continua |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação deste artigo: 21/9/02 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |