Como o americano gosta

Polara, o nome do Dodge médio brasileiro, foi usado nos
EUA em um grande sedã com motor de até 7,2 litros

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Fale em Dodge Polara no Brasil e logo vem à mente o menor modelo que a Chrysler produziu aqui, entre 1976 e 1981, como uma evolução do 1800 — o "Dodginho" — lançado em 1973 (leia história). Nos Estados Unidos, porém, o significado do nome é diferente: o Polara foi um dos modelos de grande porte da linha Dodge, fabricado entre 1960 e 1973.

A Dodge Brothers Motor Vehicle Company surgiu em 1914 como evolução do negócio dos irmãos John Francis Dodge e Horace Elgin Dodge, que desde o início do século trabalhavam como fornecedores da indústria automobilística. Em 1928 era adquirida pela Chrysler Corporation, tornando-se uma de suas marcas de preço mais acessível, ao lado da DeSoto.

O sedã, ao lado, e o conversível (acima) da linha inicial, em 1960: estrutura monobloco, linhas imponentes, aletas traseiras mais curtas que o habitual

A estréia do Polara ocorreu ao mesmo tempo em que a linha de automóveis da Chrysler (com exceção do Imperial) adotava a estrutura monobloco, no ano-modelo 1960. O Polara era então o mais luxuoso dos carros grandes da corporação, acima do Dodge Matador em acabamento. Nas outras divisões, seus equivalentes eram o Plymouth Fury e o Chrysler Newport. Media 5,13 metros de comprimento e 2,95 m de distância entre eixos. O estilo, em grande parte similar ao dos Dodges de 1959, ainda exibia os elementos marcantes introduzidos em 1957 no desenho que se chamava de Forward Look (estilo avançado), criado pelo projetista Virgil Exner.

Entre os recursos estéticos estavam aletas nos pára-lamas traseiros mais curtas, só que terminando em pequenos complementos das grandes lanternas, de modo a destacar a área de sinalização dessa parte da carroceria. Na frente, a grade era composta de oito elementos em meio ao volumoso pára-choque cromado — padrão de acabamento que estava por toda parte, até para sinalizar aos menos informados que aquele era o mais luxuoso dos Dodges.

Um ano depois o desenho já era modificado, mas não para melhor: as aletas mais altas na parte dianteira não agradavam

Dois motores, cada um em duas versões, estavam disponíveis. O V8 de 361 pol³ (5,9 litros) podia vir com carburador de corpo duplo, para desenvolver a potência de 265 cv e o torque máximo de 52,5 m.kgf, ou com o de corpo quádruplo, o que levava a 305 cv e 54,6 m.kgf (todos os valores citados neste artigo são brutos). Os mais exigentes escolhiam entre os V8 de 383 pol³ (6,3 litros) com um carburador quádruplo, para 325 e 58,8 m.kgf, ou dois desses carburadores, para 330 cv e 63,6 m.kgf. Com peso de 1.525 kg em média, o carro usava suspensões tradicionais (dianteira independente, traseira com eixo rígido), freios a tambor e pneus 7,00-14.

Em 1961 o Polara sofria as primeiras modificações de estilo: pára-choque dianteiro mais simples com uma só barra, ampla grade côncava e aletas invertidas nos pára-lamas traseiros — eram mais altas junto ao vidro que na extremidade posterior. O resultado, um tanto discutível, certamente ajuda a explicar a baixa de 53% nas vendas: as 14 mil unidades no ano eram o pior resultado para os carros grandes da Dodge desde o surgimento da marca.

A má interpretação dos boatos sobre a GM levou a Chrysler a um erro em 1962: reduzir o tamanho do Polara, na expectativa de que o mesmo ocorresse com os carros grandes da concorrente

Foi então que William Newberg, presidente da Chrysler, ouviu boatos que atribuíam a Ed Cole, o homem à frente da divisão Chevrolet da General Motors, a intenção de reduzir o tamanho de seus modelos grandes para o ano seguinte. Os projetistas da Chrysler apressaram-se em adaptar seu projeto a um formato mais compacto, às custas do equilíbrio de linhas. O que a Chrysler não esperava é que a GM, além de lançar o compacto Chevy II, fosse manter os grandes Impala, Bel Air e Biscayne com dimensões avantajadas! Continua

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Data de publicação: 10/10/06

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