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A posição de dirigir, facilmente ajustada pelas regulagens elétricas do banco (com três memórias) e manuais do volante, parece mais a de um carro-esporte. Não há ajuste de apoio lombar, mas a densidade exata e a forma da espuma do banco o torna desnecessário. Um senão, que vem de gerações anteriores, são os pedais deslocados à esquerda, imposição do volumoso túnel para acomodar a transmissão. Chega a cansar um pouco em longos percursos -- ainda bem que existe controle automático de velocidade, com botões no volante, assim como os do sistema de áudio.

A BMW sabe fazer bancos firmes e perfeitos. Os dianteiros possuem ajuste
elétrico e o traseiro oferece bom espaço para dois adultos e uma criança

Os comandos estão todos no lugar certo e bem acessíveis, mesmo os dos vidros, ao lado da alavanca de câmbio -- embora nossa preferência seja nas portas, como no Série 5. Esses controles possuem função um-toque, proteção antiesmagamento e temporizador, e tanto os vidros quanto o teto solar podem ser abertos e fechados de uma só vez pela fechadura externa da porta, de grande conveniência contra esquecimentos. O ar-condicionado funciona bem, mas deveria continuar com os ajustes separados de temperatura para esquerda e direita, como na geração anterior, que vêm equipando diversos modelos (como os Alfas 147 e 156).

Há bom espaço para objetos e computador de bordo com indicação de consumo médio em km/l (ao contrário do 530i avaliado no ano passado, que mostrava litros por 100 km), mas deveria haver um relógio à parte, para não ser preciso buscá-lo entre as funções do computador. As portas se travam ao rodar (ainda raro em importados da Europa, feitos para países mais seguros), são abertas em dois estágios (primeiro a do motorista) e o painel traz indicação gráfica de qual delas está mal fechada.

Clique para ampliar a imagem Nada de toques clássicos: o posto de condução é moderno e esportivo, com o volante similar ao do M3 e a habitual iluminação alaranjada do painel. No console, a alavanca do câmbio Steptronic, com sua operação invertida em relação a alguns similares

Os bons detalhes vão longe: retrovisores biconvexos em ambos os lados (solução que todo fabricante deveria imitar), iluminação no assoalho dianteiro, teto solar de fácil operação, antena embutida no vidro traseiro, apoio bem definido para o pé esquerdo. O puxador da trava de segurança do capô salta da grade assim que os dois fechos são acionados, facilitando a abertura; a sustentação é por molas a gás. A decepção fica por conta do compartimento do motor pintado sem verniz, opaco, inesperado num BMW. Continua

Equipamentos de série e opcionais
Ajuste de altura bancos E / D S/ND
Ajuste de apoio lombar E / D ND
Ajuste do volante em altura / profundidade S/S
Ajuste elétr. retrovisores E / D S
Alarme / controle a distância S/S
Aquecimento S
Ar-condicionado / automático S/S
Bancos / volante em couro S/S
Bolsa inflável E / D / laterais S/S/S
Câmbio automático S
Comando interno do porta-malas ND
Computador de bordo S
Conta-giros S
Controle elétr. dos vidros D / T S/S
Controle aut. de velocidade S
Controle de tração S
Direção assistida S
Faróis de neblina S
Freios antitravamento (ABS) S
Imobilizador de motor S
Limpador/lavador traseiro NA
Luzes de leitura D / T S
Luz traseira de neblina S
Rádio/toca-fitas ND
Rádio/toca-CD S
Relógio S
Repetidores laterais de direção S
Rodas de alumínio S
Terceira luz de freio S
Teto solar / comando elétrico S/S
Travamento central S
Vidros verdes S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro
Preço
Único R$ 135.000
Opcionais
Não há
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